Pular para o conteúdo principal


Chegadas De Turistas Internacionais Atingem 1,4 Bilhão

As chegadas de turistas internacionais cresceram 6% em 2018, totalizando 1,4 bilhão de acordo com o mais recente Barômetro Mundial de Turismo da UNWTO. A previsão de longo prazo da OMT emitida em 2010 indicou que a marca de 1,4 bilhão seria alcançada em 2020, mas o notável crescimento das chegadas internacionais nos últimos anos a levou dois anos à frente.


Chegadas Turísticas Internacionais Crescem 6% Em 2018

A UNWTO estima que as chegadas de turistas internacionais em todo o mundo aumentaram 6%, para 1,4 bilhão em 2018, claramente acima do crescimento de 3,7% registrado na economia global.

Em termos relativos, o Oriente Médio (+ 10%), África (+ 7%), Ásia e Pacífico e Europa (ambos a + 6%) lideraram o crescimento em 2018. Os desembarques para as Américas ficaram abaixo da média mundial (+3 %).

“O crescimento do turismo nos últimos anos confirma que o setor é hoje um dos mais poderosos impulsionadores do crescimento econômico e do desenvolvimento. É nossa responsabilidade gerenciá-lo de maneira sustentável e traduzir essa expansão em benefícios reais para todos os países e, particularmente, para todas as comunidades locais, criando oportunidades de emprego e empreendedorismo e não deixando ninguém para trás ”, disse o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili. “É por isso que a UNWTO está focando 2019 na educação, habilidades e criação de empregos.”, acrescentou.

A previsão de longo prazo da OMT publicada em 2010 previa a marca de 1,4 bilhão de chegadas de turistas internacionais em 2020. No entanto, o crescimento econômico mais forte, viagens aéreas mais acessíveis, mudanças tecnológicas, novos modelos de negócios e maior facilitação de vistos em torno do mundo aceleraram o crescimento nos últimos anos.


Resultados Por Região

As chegadas internacionais de turistas na Europa atingiram 713 milhões em 2018, um aumento notável de 6% em relação a um ano excepcionalmente forte em 2017. O crescimento foi impulsionado pela Europa Meridional e Mediterrânea (+ 7%), Europa Central e Oriental (+ 6%) e Europa Ocidental (+ 6%). Os resultados no norte da Europa ficaram estáveis ​​devido à fraqueza das chegadas ao Reino Unido.

Ásia e Pacífico (+ 6%) registraram 343 milhões de chegadas de turistas internacionais em 2018. As chegadas no Sudeste Asiático cresceram 7%, seguidas pelo Nordeste da Ásia (+ 6%) e Sul da Ásia (+ 5%). Oceania apresentou um crescimento mais moderado em + 3%.

As Américas (+ 3%) receberam 217 milhões de chegadas internacionais em 2018, com resultados mistos entre destinos. O crescimento foi liderado pela América do Norte (+ 4%), seguido pela América do Sul (+ 3%), enquanto América Central e Caribe (ambos -2%) alcançaram resultados muito mistos, refletindo o impacto dos furacões de setembro de 2017 Irma e Maria.

Os dados da África apontam para um aumento de 7% em 2018 (Norte da África a + 10% e Sub-Saariana + 6%), alcançando estimados 67 milhões de chegadas.

O Oriente Médio (+ 10%) apresentou resultados sólidos no ano passado, consolidando sua recuperação em 2017, com chegadas de turistas internacionais chegando a 64 milhões.


Crescimento Esperado Para Retornar Às Tendências Históricas Em 2019

Com base nas tendências atuais, perspectivas econômicas e o Índice de Confiança da UNWTO, a UNWTO prevê que as chegadas internacionais cresçam de 3% a 4% no próximo ano, mais em linha com as tendências históricas de crescimento.

Como pano de fundo geral, a estabilidade dos preços dos combustíveis tende a se traduzir em viagens aéreas acessíveis, enquanto a conectividade aérea continua a melhorar em muitos destinos, facilitando a diversificação dos mercados de origem. As tendências também mostram fortes viagens de saída dos mercados emergentes, especialmente da Índia e da Rússia, mas também de mercados de origem asiáticos e árabes menores.

Ao mesmo tempo, a desaceleração econômica global, a incerteza relacionada ao Brexit, bem como as tensões geopolíticas e comerciais podem levar a uma atitude de “esperar para ver” entre investidores e viajantes.

No geral, espera-se que 2019 considere a consolidação entre os consumidores de tendências emergentes, como a busca de 'viajar para mudar e mostrar', 'a busca de opções saudáveis' como caminhadas, bem-estar e turismo esportivo, 'viagens multigeracionais' como resultado de mudanças demográficas e viagens mais responsáveis.

"A digitalização, os novos modelos de negócios, as viagens mais acessíveis e as mudanças sociais devem continuar moldando nosso setor, de modo que tanto o destino quanto as empresas precisam se adaptar se quiserem permanecer competitivas", acrescentou Pololikashvili.

Fonte: UNWTO - Communications Depto

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades