Pular para o conteúdo principal


5º FMTG Reunirá Mais De 500 Participantes E Dobrará A Capacidade

A OMT destaca o papel da gastronomia como motor turístico e criação de empregos, empreendedorismo e desenvolvimento

O 5º Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, em San Sebastián, será realizado nos dias 2 e 3 de maio. O objetivo é promover o turismo gastronômico como elemento de desenvolvimento sustentável dos países e impulsionador do emprego e do desenvolvimento comunitário, sendo a inovação a chave para ganhar competitividade, segundo a  Organização Mundial do Turismo (OMT).


A UNWTO e o Centro Culinário Basco serão responsáveis ​​pela organização deste fórum, que se realiza desde 2015 com o apoio do Governo Basco, da Diputación de Gipuzkoa e da Câmara Municipal de San Sebastián. Em sua próxima edição, espera-se receber mais de 500 participantes e 30 palestrantes reconhecidos do mundo gastronômico.

O tema desta edição, que será a sede do Kursaal Congress Palace será a criação de emprego e a promoção do empreendedorismo em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (DPSs). E é que o turismo é uma importante fonte de emprego e seu efeito multiplicador transcende outros setores, como a gastronomia.


Objetivos Do Fórum

Os principais conteúdos e objetivos do fórum foram apresentados quarta-feira em Madrid numa conferência de imprensa na sede da OMT presidido pelo Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili e Secretário de Estado do Turismo, Isabel Oliver.

Oliver ressaltou a importância da gastronomia para o desenvolvimento do setor de turismo e valorizou esse tipo de iniciativas "que colocam a Espanha no centro das atenções". Destacando o País Basco como uma região líder gastronômica juntar tradição e modernidade, defendida promover o turismo gastronômico como uma forma de manter o emprego de qualidade "que também está no turismo de qualidade".

A cerimônia contou com a presença do vice-ministro do Comércio e Turismo do Governo Basco, Isabel Muela, o vice de cultura, turismo, juventude e desportos de Gipuzkoa, Denis Itxaso, o primeiro vice-prefeito de San Sebastian, Ernesto Gasco, bem como diretor do Centro Culinário Basco, Joxe Mari Aizega.


Gastronomia Como Motivação Para Viajar

O diretor do Culinary Center basco explicou que o Fórum V, que este ano mudou sua sede para o Palacio de Congresos Kursaal, onde a capacidade dupla, analisar as habilidades e os conhecimentos que são no futuro as exigências do turismo culinário; colocando o foco na gastronomia como sendo um das principais motivações para viajar seriam, basicamente, as exigências para a inserção no mercado de trabalho do mundo da gastronomia.

Além disso, buscará identificar estruturas favoráveis ​​que promovam o empreendedorismo e a inovação, bem como a criação de ecossistemas que estimulem a conexão entre empresas emergentes ao longo da cadeia de valor do turismo de alimentos.

O fórum também abordará o potencial do turismo gastronômico para alcançar uma melhor integração de grupos desfavorecidos e aumentar a qualidade do ambiente de trabalho.

"A gastronomia é um eixo estratégico para Euskadi. É uma das nossas marcas ", assegurou Isabel Muela, assegurando que o fórum é um exemplo de estratégias políticas conjuntas eficientes.


Competição De "startups"

O fórum também servirá como um quadro de ações de sensibilização para o vencedor 'start-up' da Competição Mundial 'Startups' Turismo Gastronômico, lançado com o apoio da PromPerú, que visa identificar novos negócios que irão liderar a transformação deste setor, fornecendo soluções inovadoras e sustentáveis.


Presidente da Real Academia de Gastronomia, Rafael Anson, que destacou a gastronomia como "saudável, sustentável, solidário e gratificante" um setor acrescentou que a OMC quer destacar com esta competição que, no século XXI "Não basta copiar , mas é fundamental inovar ".

Fonte: Agenttravel - Otras Noticias

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades