Pular para o conteúdo principal


WTM Latam Reunirá 42 Operadoras E 600 Expositores De 50 Países

A WTM Latin America, que acontece entre os dias 2 e 4 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo, terá, em sua 7ª edição, mais expositores e caravanas mais cheias de agentes de viagens em relação a 2018

“Serão 600 expositores com produtos de 50 países, e aumentamos de 26 para 42 o número de operadoras. Tivemos complicações no ano passado com a alta do dólar e período de eleições. Dos 26 Estados e Distrito Federal, tivemos apenas oito unidades federativas que permaneceram com a mesma gestão. Foi como começar do zero em janeiro, mas o Turismo ainda figura como uma grande alavanca para a nossa economia”, afirma a diretora do evento, Luciane Leite.



Estreantes

Estrearão em 2019 os destinos da China, Moscou (Rússia) e o espaço chamado O Melhor do Caribe, além do retorno de Alagoas, Bahia, Búzios (RJ) e Santa Catarina com estandes independentes, e a estreia de Paraubepas (PA) e Serra Gaúcha. Os estandes de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, El Savador, Cuba e Ministério do Turismo foram ampliados. No Pavilhão Internacional, que reúne países não representados oficialmente na edição, estão confirmadas doze empresas do Marrocos, França, Suíça, Reino Unido, Itália, Egito, Malta, Espanha e Holanda.

“A ideia é fazer da WTM um hub na América Latina e promover mudanças na indústria, que se reinventa todo tempo. Focamos em dois pilares: diversidade e governança. A diversidade para trazer uma realidade maior, e a governança para dar mais robustez na estratégia. Colocamos no board segmentos que ainda não estavam sentados na mesa e trazemos mais conteúdo”, reforça a presidente do Advisory Board da WTM Latin America, Adriana Cavalcanti.


Caravanas

No programa Agente na Estrada, em parceria com a Interamerican Network, o número de participantes já ultrapassou 700 (400 inscritos via aéreo, em 27 roteiros, e 300 no rodoviário, com 9 roteiros). A expectativa é alcançar 800. Neste ano há cidades inéditas como Garça (SP), Rio Branco, Macapá, Porto Velho e Boa Vista. Serão abertas as inscrições para Joinville e Navegantes, ambas em Santa Catarina. Os participantes terão de cumprir uma agenda na feira com o objetivo de gerar resultados.

“Estamos trazendo agentes que nunca tinham tido esse privilégio com caravanas em novas regiões. São pessoas que têm potencial e só não haviam tido essa experiência antes. Em várias reuniões com a conselheira Ana Maria Berto, da Orinter, soubemos o que era importante também no lado das operadoras, um dos focos neste ano”, explica a presidente da Interamerican Network, Danielle Roman.


Novidades

A feira contará com um novo sistema de agendamento, mais simplificado, além do programa de Hosted Buyers, que somarão 75 (sendo 60 fully hosted buyers e 15 semi-hosted buyers). Foi desenvolvida também a plataforma WTM Live, em parceria com a B2 Live, para ações promocionais com os hosted buyers e agentes.

Além disso, haverá o lançamento do Prêmio Turismo Responsável, que já acontece nas edições de Londres e Cidade do Cabo. Os troféus serão entregues no próximo ano em categorias de Melhor Iniciativa para Redução de Pobreza e Inclusão, Conservação da Biodiversidade, Conservação do Patrimônio Cultural e Melhor Destino para Turismo Responsável. Já o Women In Travel será um espaço dedicado ao empoderamento feminino e elevação da carreira das mulheres no Turismo.

O Programa Turismo Corporativo terá apoio da Gol, que levará 45 gestores de viagens de todo o País e o Roteiro Innovation Mice ficará responsável por levar conteúdo qualificado em parceria com Alagev, Ampro e MPI. Em paralelo, o Travel Forward terá conferências e seminários sobre o futuro da tecnologia no setor de viagens e hospitalidade com especialistas.


Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades