Pular para o conteúdo principal


Brazil Travel & Tech Summit Aborda Temas Que Conectam Turismo E Tecnologia

O hotel Pullaman Ibirapuera recebeu ontem (3), o evento Brazil Travel & Tech Summit, organizado pelo Expedia Group. O acontecimento reuniu profissionais do trade para debater tendências e novidades tecnológicas do mercado de turismo e hotelaria. Entre os palestrantes estavam Marcos Swarowsky, gerente sênior do Expedia Group; Vinicius Lummertz; secretário de Turismo de São Paulo; Guga Stocco, CEO da GR1D, plataforma que permite às empresas se conectarem com APIs (Application Programming Interface); Jeni Shih, executiva de Operações de Soluções Cognitivas da IBM e Cláudio Silveira, responsável pela equipe de desenvolvimento de negócios em Media Solutions para América Latina da Expedia.


Swarowsky abriu a rodada de palestras agradecendo os convidados e explicando o formato do evento.

“Hoje teremos um modelo um pouco diferente do que a Expedia vem fazendo a algum tempo”, inicia. “Vocês não vão ser bombardeados por informações da empresa, números e afins. Vamos falar de duas paixões: turismo e tecnologia. Queremos que vocês saiam incomodados e inspirados”, provoca.

Lummertz deu uma visão macro do turismo no Brasil com ênfase em São Paulo. “O Brasil é muito grande e tem muitas lógicas de mercado. A lógica do Ceará é diferente da de São Paulo”, compara. “Estamos crescendo internamente. O problema do Brasil é a velocidade, somos um país lento”, afirma. “Fomos o último país a controlar a super-inflação, por exemplo. Temos que acabar de vez com a questão fiscal”, enfatiza. O secretário ainda reforçou os benefícios da isenção de vistos para a desburocratização do setor.

Para complementar sua apresentação, ele ainda demonstrou algumas soluções que estão sendo implementadas pela pasta para impulsionar o crescimento do segmento no país. Reformulação de programas antigos, estratégias digitais de marketing, privatizações e criação de rotas gastronômicas e cênicas são algumas delas.


Brazil Travel & Tech Summit: Tecnologia

Adentro mais no âmbito da tecnologia, Guga Stocco provocou a plateia apontando as dificuldades que novas ferramentas podem oferecer. “Da mesma forma que existem grandes oportunidades, também existem grandes desafios”, declara. Stocco falou dos obstáculos em entreter e surpreender hóspedes cada vez mais exigentes. “É preciso saber como entreter e fazer o cliente se sentir bem. Design de experiência é uma das maiores tendências desse mercado”, pontua. O speaker também falou sobre a criação de cargos antes inexistentes dos empreendimentos, como responsáveis pela interação entre hóspedes.

Em sua apresentação, Jeni Shih abordou um assunto bem conhecido no setor: o Big Data e análise de dados. “Hoje todos somos grandes fornecedores de dados, o tempo todo. “As empresas precisam utilizar essas informações ao seu favor. Temos que pensar no lifestyle dos clientes para oferecer uma entrega que surpreenda”, salienta.

Para finalizar, Cláudio Silveira apresentou uma pesquisa feita pela Expedia sobre hábitos de consumo de quatro gerações: boomers, geração X, millenials e geração Z. Fatores como número de viagens por ano, motivações, destinos e gastos foram colocados à mesa como base para entender como cada faixa etária se comporta. “Focamos em Brasil, Argentina e México para fazer esse estudo onde todos os entrevistados tinham que ter realizado alguma compra de viagem online nos últimos 12 meses”, revela. Um dos pontos de maior relevância foi a dominância das OTA´s na hora da escolha da hospedagem e a preferência por viajar dentro do próprio país. “A boa notícia é que todas as gerações preferem ficar em hotéis”, ressalta.


Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades