Pular para o conteúdo principal


Cetur Fecomércio-RJ Alinha Ações Para Alavancar Turismo No Rio De Janeiro

A Fecomércio-RJ realizou na sexta-feira (5) o primeiro fórum do Cetur (Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade de 2019). Foram reunidos os principais representantes da cadeia produtiva do turismo fluminense com o objetivo de definir pautas prioritárias para o setor. Deixar o estado mais receptivo para eventos e o fechamento de postos de trabalho no segmento foram os temas levantados - onde tendo sofrido mais com a crise econômica do que os demais estados, o Rio de Janeiro precisa de soluções. O maior obstáculo levantado durante o encontro foi a alta alíquota de ICMS para eventos realizados no estado. Segundo Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Fecomércio-RJ, a redução de impostos é a maneira mais eficaz de fomentar o turismo corporativo no Rio.


“Para que mais eventos sejam realizados no Rio precisamos oferecer pelo menos o mesmo que outros estados. Não faz sentido termos um dos impostos mais caros para isso, o turismo corporativo perde”, afirma.

Recentemente, cumprindo a promessa feita durante o Fórum Panrotas, o governador fluminense Wilson Witzel assinou decreto que concede diferimento do ICMS. O decreto, em vigor desde o último dia 3, é válido apenas para contribuintes de outros estados que participem de eventos no Rio.

“A decisão torna o Rio de Janeiro mais competitivo enquanto destino para os eventos. Se antes, uma empresa precisava pagar imposto sobre todos os produtos que trazia para uma feira, por exemplo, agora só pagará sobre o comercializado. Isso torna mais justo o investimento que é feito”, disse Fátima Facuri, presidente da Abeoc (Associação Brasileira de Empresas de Eventos).

Outra preocupação em relação à altos impostos é a quantidade de postos de trabalho fechados no setor de Bares e Restaurantes. Segundo Fernando Blower, presidente do SindRio (Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro), nos últimos três anos o estado fechou o equivalente a metade dos postos que foram abertos no Brasil. 

“Enquanto o Brasil ampliou 100 mil empregos em Bares e Restaurantes nos últimos 3 anos, o Rio de Janeiro fechou 50 mil postos de trabalho apenas nesta atividade. E a maioria são jovens entre 18 e 28 anos. Com o recente aumento do ICMS, a situação deve piorar bastante”, advertiu Blower.


Fecomércio-RJ: Outras Ações

Também foram discutidas outras questões importantes, como um melhor alinhamento entre os promotores de grandes eventos e a rede hoteleira. Visando viabilizar estadias mais longas dos visitantes. A intensificação de ações turísticas que valorizem os roteiros gastronômicos além do aprimoramento da segurança vieram à tona.

Parcerias com o Senac RJ também foram cogitadas. Segundo Queiroz Junior, a conversa com a empresa se deu na possibilidade de abrir cursos especializantes em áreas que a hotelaria note falta de mão-de-obra qualificada. “Que proveitoso foi para o Senac ouvir do presidente da ABIH-RJ, também presente, as qualificações exatas que eles precisam em um profissional visto que a entidade é uma das que mais absorve os formados no Senac”, disse. 

Os representantes devem se reunir mais vezes, agora para dar continuidade em pautas específicas. A próxima reunião, que tratará apenas da questão da alíquota do ICMS no estado, deve acontecer em junho.


Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades