Pular para o conteúdo principal


1º Fórum De Conectividade Aérea Latam Foi Realizado Em Morón, Argentina

Foi realizado nesta quarta-feira (08), passada, o 1º Fórum de Conectividade Aérea da América Latina, na cidade de Morón, província de Buenos Aires, Argentina, organizado pela Administração Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (AESA) e o Município de Morón

Esta reunião de alto nível teve como principais objetivos a promoção dos laços de cooperação internacional na aviação, o desenvolvimento econômico e produtivo através da aviação, promovendo o diálogo global sobre assuntos relativos a aviação no âmbito da Revolução Aviões em que a cidade de Morón está se fortalecendo como um distrito aeronáutico - onde o evento contou com a presença de representantes do governo, organizações internacionais de aviação, diretorias de aviação civil da América Latina, órgãos reguladores da aviação, câmaras e empresas do setor aeronáutico, do setor de aviação comercial, entre outros.


O dia foi desenvolvido em quatro painéis de discussão onde foram discutidos temas como a demanda do mercado e a necessidade de mobilidade, infraestrutura e apoio, estrutura institucional e regulatória, e a indústria e seu crescimento.

"Isso está acontecendo hoje na Argentina e mostra o enorme progresso que fizemos nas mãos da Revolução Aérea. Tivemos 12 anos de estagnação, onde os países vizinhos dobraram o número de passageiros de avião, enquanto a Argentina estagnou. Este ano, 7 milhões de passageiros voarão mais de quatro anos atrás; novas rotas, novos aviões, novas empresas foram adicionadas e, acima de tudo, empregos foram criados para pilotos, tripulação, mecânicos argentinos que sonhavam em fazer parte do mundo aéreo. Não fizemos nada de novo, fizemos o que no mundo de décadas atrás é gerar novas rotas de conexões e investir em aeroportos. Ainda temos muito a crescer; todo o nosso apoio para melhorar a aviação; graças à Comunidade Europeia e à Agência Europeia pelo seu apoio."

O Administrador Nacional da Aviação Civil, Tomás Insausti, participou do painel "Institutional and Regulatory Framework". Insausti falou sobre a "Revolução da aeronave", a política de aviação comercial promovida pelo Ministério dos Transportes, a ANAC vem de seu papel como garante da segurança, promovendo a entrada de novas empresas ao mercado e a federalização do transporte ar em nosso país. Ele destacou o trabalho da Autoridade Aeronáutica como controlador, controlador da atividade comercial e de aviação, e da aviação geral.

O Administrador apresentou os resultados no número de passageiros que entram e saem da Argentina, destacando a importância do crescimento do mercado de cabotagem, com a entrada das novas companhias aéreas, que juntamente com as existentes, aumentaram a oferta de rotas entre cidades diferentes, o que incentiva a atividade econômica e conectividade interna. Insausti também detalhou as medidas adotadas em nível nacional, dentro do marco regulatório do setor. "Todo crescimento deve ser acompanhado pela maximização das medidas adotadas para Segurança Operacional. Devemos trabalhar para gerar uma cultura melhor no setor. Portanto, torna-se necessário e essencial monitorar, e sancionar quando apropriado. "

Por sua parte, Ramiro Tagliaferro, prefeito de Morón, destacou a importância da vantagem competitiva de ter 2 aeroportos médios e grandes a 50 quarteirões de distância, dentro da cidade.

"Hoje estamos mostrando toda a região à representantes europeus que do nosso distrito você pode gerar valor agregado. Neste Fórum, contamos ao mundo todo o trabalho em equipe que fizemos. Este é um antes e depois para a consolidação de Morón como cidade aeronáutica ."

La. Ms. Aude Maio-Coliche, Embaixador da União Europeia na Argentina disse: "O transporte aéreo é um elemento-chave na União Europeia e na América Latina para a geração de riqueza e bem-estar da sociedade, uma vez que melhora o nível de comunicação nacional e internacional, promover a estruturação e coesão territorial, contribuir para a atividade econômica e o desenvolvimento da indústria do turismo e criar empregos. Neste fórum, teremos a oportunidade de abordar em conjunto, a partir de vários pontos de vista, a chave para consolidar e promover a conectividade aérea na América Latina."

O dia terminou com uma visita técnica ao aeroporto internacional El Palomar, onde membros da EASA (European Union Aviation Sfety Agency), autoridades nacionais e organizações da indústria visitaram o terminal e as instalações do primeiro aeroporto de baixo custo da América Latina - onde a importância desta aero-estação, a terceira área metropolitana de Buenos Aires, já passou por 800 mil pessoas e que 40% dos passageiros que chegam de transporte público não é forçada.

Fonte: Aviacionline

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades