Pular para o conteúdo principal


Na Abertura Do 61º Conotel, Hotelaria Comemora Crescimento No Faturamento

Resultados econômicos do Turismo no mês de março foram divulgados pela Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC)

Um estudo inédito elaborado pela Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou que, no mês de março, o faturamento real do turismo nacional cresceu 1,5% em comparação com fevereiro, graças aos aumentos verificados nos segmentos de hospedagem (7%), cultura e lazer (11,7%) e alimentação (11,8%). Os dados foram apresentados na abertura do 61º Congresso Nacional de Hoteis (Conotel), realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH) em Goiânia nesta quarta-feira, 8 de maio, Dia Nacional do Turismo.


Em seu discurso na abertura do evento, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, disse que a performance do setor “mostra que estamos num caminho sem volta para o crescimento do turismo no Brasil. Tudo muda quando governo e iniciativa privada trabalham juntos, do mesmo lado, no mesmo time”, garantiu.

O titular do Turismo recebeu, durante a solenidade, uma homenagem das mãos do presidente da ABIH, Manoel Linhares. Marcelo Álvaro Antônio agradeceu a condecoração pelos serviços prestados ao turismo brasileiro e afirmou que “a hotelaria é fundamental na empregabilidade do país. Com 2,5 milhões de leitos de hospedagem, gera postos de trabalho, renda, e contribui decisivamente para a imagem positiva que temos como nação hospitaleira”, disse. O serviço de acomodação tem a aprovação de 96,4% dos estrangeiros que visitam destinos do Brasil, segundo estudo do Ministério do Turismo.

Para Manoel Linhares, o país passa por um momento de grande expectativa positiva com as medidas econômicas adotadas pelo novo governo. “Essa simples perspectiva já anima os investidores e o empresariado nacional. O governo vem fazendo do setor uma grande aposta pela transformação positiva da realidade brasileira”, afirmou.

Ao apresentar dados de faturamento e empregabilidade do turismo no mês de março, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, parabenizou o ministro: “em pouco tempo, o senhor já deu um ‘up’ no crescimento do turismo do Brasil: +1,5% em março, em comparação com fevereiro”. Medidas como a isenção de vistos para cidadãos australianos, americanos, canadenses e japoneses, além da nova política de gestão turística do patrimônio mundial e dos encaminhamentos para a aprovação da modernização da Lei Geral do Turismo foram citadas como importantes avanços do setor nos primeiros meses de governo.

“Vamos defender a manutenção da isenção dos vistos no Congresso. São turistas de alto poder aquisitivo que não temos porque restringir. Precisamos é desenvolver o turismo”, disse o presidente Tadros. “É no setor de turismo que temos que nos apoiar para reduzir o déficit de empregos do país - onde precisamos pensar em como podemos impulsionar o nosso processo de desenvolvimento por meio dessa atividade”.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, disse que o Dia Nacional do Turismo estava sendo um momento de celebração para o estado, que pela primeira vez sedia uma edição do Conotel. Ele destacou a capacidade do setor para alavancar a economia. “O emprego é a melhor política social que podemos criar. E o Turismo é uma grande vertente para empregar essa mão de obra disponível, principalmente no interior do estado”, avaliou.

61º CONOTEL E EQUIPOTEL – O Conotel deve atrair um público estimado em 5 mil pessoas durante os três dias de programação, que se encerra nesta sexta-feira (10).  Realizado simultaneamente à Equipotel Regional – feira que reúne as principais empresas e compradores do setor da hospitalidade, o evento promove o encontro de agentes da indústria do turismo e fomenta discussões técnicas, legislativas e jurídicas nos segmentos da hotelaria e turismo.

Este ano, o encontro tem como tema “Tendências e Inovações no Segmento Hoteleiro”. O perfil itinerante do evento democratiza a discussão de políticas e formas próprias e inovadoras que desenvolvam o turismo em cada região do Brasil.

A programação é formada por seminários, palestras, painéis e mesas redondas sobre inovação, gastronomia, sustentabilidade, acessibilidade, questões trabalhistas, ferramentas de competitividade, acesso ao crédito e tecnologia em turismo, entre outros grandes temas.

Fonte: MTur - Ascom

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades