Pular para o conteúdo principal


Fórum De Turismo Do Iguassu Divulga Os Melhores Trabalhos Científicos

Nesta sexta-feira (14), durante a última noite do 14º Festival das Cataratas foi realizada a solenidade de encerramento do 13º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. O evento é considerado o maior técnico científico do turismo nacional e nesta edição reuniu mais de 1,7 mil inscritos de 41 instituições de ensino de todo Brasil.


Ao todo, foram mais de 280 trabalhos submetidos para esta edição, com destaque para a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) que foi a instituição responsável pelo maior número de trabalhos aprovados.

O melhor artigo científico desta edição foi “Turismo Acessível e Meios de Hospedagem: o uso de processos inovadores no atendimento das necessidades do turista com deficiência”, de autoria de Marklea da Cunha Ferst, Júlia Ismar Silva de Souza e Helen Rita Menezes Coutinho, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

Na mesma categoria, o segundo melhor trabalho foi “Instância de Governança Regional: um estudo sobre a aplicação do Programa de Regionalização do Turismo no Fórum Regional de Turismo – Região Central do Rio Grande do Sul”, de Thiago Reis Xavier, Kezia Avila Soares e Sandra Mari Flores Raddatz, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Já entre os Resumos Expandidos, a primeira colocação ficou com “Uma abordagem de cultura pop e Curitiba-PR: Geek City”, de autoria de Heloisa Lima, Gabriela de Paula Faria, Jefferson França e Thays Cristina Domareski Ruiz, da Universidade Federal do Paraná (PR).

O segundo resumo expandido melhor avaliado foi “As pessoas com deficiência visual na atividade turística: análise da produção científica do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, do encontro Semintur Jr. E do Seminário Semintur”, de Igor Moraes Rodrigues e Alice Islabão Lopes, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Além dos GT’s, o evento teve uma importante palestra ministrada por Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto e Diego Bufquin, dentro da temática “Competências Profissionais e Mercado de Trabalho no Turismo”, além de oficinas, minicursos e o compartilhamento de relatos de experiência.

A próxima edição do Fórum será realizada nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2020 com o tema ainda a ser definido.

O Fórum foi promovido pela De Angeli Feiras em parceria com o Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com apoio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com diversas universidades, e institutos brasileiros.

Fonte: Festival das Cataratas - Assessoria de Imprensa

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades