Pular para o conteúdo principal


Clia Global E Dubrovnik, Na Croácia, Firmam Parceria Para Preservação Da Cidade

Nesta semana, a CLIA Global (Cruise Lines Internacional Association) e Dubrovnik, cidade mais visitada da Croácia, assinaram um acordo de trabalho conjunto de gestão responsável, para preservar e proteger o patrimônio cultural da cidade, além de estabelecer o destino como um modelo de turismo sustentável na região do Adriático.


O Memorando de Entendimento (MOU) assinado pela CEO da CLIA, Kelly Craighead, e pelo Prefeito de Dubrovnik, Mato Franković, trata de investimento, colaboração e melhores práticas para gestão de longo prazo em benefício dos residentes e visitantes.

Ações imediatas previstas no acordo:
  • Envolver os principais interessados, incluindo a comunidade local e as organizações internacionais, através da criação de um grupo de trabalho;
  • Trabalhar em um roteiro para a cidade baseado em critérios de turismo sustentável da ONU;
  • Comunicar e implementar a política de atracação de navios de cruzeiro já desenvolvida em 2020;
  • E, desenvolver uma campanha de educação para os turistas chamada “respeito à cidade”.
"O acordo de hoje valida o trabalho que já fizemos com o prefeito Franković e formaliza o compromisso contínuo da indústria de cruzeiros com a cidade de Dubrovnik, e seu povo", disse Craighead. “A assinatura do MOU hoje é um passo importante no desenvolvimento de práticas inovadoras na gestão do turismo sustentável com o prefeito Franković, e a cidade de Dubrovnik. Estamos ansiosos para compartilhar planos de ação, e nosso progresso enquanto trabalhamos em conjunto com a cidade, e outros parceiros, de turismo, para apoiar o turismo responsável nesta grande cidade”.

Comentando a iniciativa, o prefeito Mato Franković declarou: “Desenvolvemos um relacionamento aberto e confiável com a CLIA, e seus membros nos últimos dois anos. Este compromisso é apenas o começo de uma abordagem conjunta sistemática, integrada e participativa que terá como alvo algumas das questões mais importantes do turismo a nível local, e global”.

Ele também enfatizou a importância do projeto “Respeito à Cidade” de Dubrovnik, cujas medidas contribuem grandemente para alcançar o objetivo, juntamente com as medidas acordadas com a CLIA, e concluiu: “Dubrovnik é, antes de tudo, nosso lar. Queremos receber os hóspedes e compartilhar nossa casa incrível de uma forma que protege e preserva. Esperamos que este acordo pioneiro de cooperação mostre o caminho para todas as partes interessadas, incluindo outros destinos, trabalharem juntos para tornar nosso turismo e nossas comunidades mais sustentáveis, e nossa população local e nossos convidados mais satisfeitos”.

O acordo foi elogiado por especialistas como Randy Durband, CEO da Global Sustainable Tourism Council (GSTC), “O turismo é mais bem gerenciado quando as autoridades públicas engajam todas as partes interessadas na comunidade de forma significativa no planejamento de destinos. O GSTC aplaude a cidade de Dubrovnik e a CLIA por criar mecanismos colaborativos para gerenciar melhor a experiência de residentes e visitantes em Dubrovnik, aplicando o padrão do GSTC para o gerenciamento responsável de destinos. Parcerias público-privadas como essa são essenciais para garantir os compromissos e recursos necessários para a administração do destino".


Sobre a CLIA

A Cruise Lines International Association (CLIA) é a maior associação comercial da indústria de cruzeiros com 15 escritórios em todo o mundo, com representação na América do Norte e do Sul, Europa, Ásia e Austrália.

A missão da CLIA é apoiar políticas e práticas que promovam um ambiente de cruzeiro seguro e saudável para os mais de 28 milhões de passageiros que viajam anualmente, além de gerar valor, conveniência e acessibilidade na experiência de viagens em cruzeiros.

Os membros da entidade são compostos pelas mais prestigiadas armadoras de cruzeiros marítimos e fluviais do mundo; uma comunidade de agentes de viagem altamente treinada e certificada; e fornecedores e parceiros do setor, incluindo portos, destinos e fabricantes de navios, serviços comerciais. Todos comprometidos com o sucesso dos mercados.

Fonte: Agência Guanabara

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades