Pular para o conteúdo principal


Técnicos Do MTur Vão A Angra Dos Reis Para Traçar Plano De Desenvolvimento Turístico

Presidente Jair Bolsonaro tem defendido a geração de emprego na região por meio do turismo

Uma equipe técnica do Ministério do Turismo visitou, nesta terça-feira (6), a cidade de Angra dos Reis, localizada no sul do estado do Rio de Janeiro. A ida do grupo teve como objetivo detectar alguns dos gargalos que têm travado o desenvolvimento do turismo na região. Além disso, a iniciativa faz parte do projeto do presidente Jair Bolsonaro de tornar o local um dos maiores polos turísticos do Brasil e também referência para o mundo, atraindo recursos para o país e preservando a fauna, e a flora da região.


A expectativa do Ministério do Turismo é investir nos próximos anos em ações que vão aprimorar a oferta turística, além de gerar emprego e renda para a população local. Entre os projetos previstos está a reativação do trem turístico da Mata Atlântica, entre Rio Claro e Angra dos Reis. Parado há mais de 20 anos, o empreendimento pode ficar pronto em seis meses a partir do aval da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). A antiga FCA já assinou documento se comprometendo a investir mais de R$ 40 milhões no trecho.

Ações para o turismo de base comunitária em comunidades quilombolas e indígenas também são iniciativas contempladas no trabalho que será desenvolvido pelo MTur no município. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, antes de se licenciar do cargo para votar a reforma da previdência em segundo turno na Câmara dos Deputados, afirmou que a missão técnica vai contribuir para o projeto do presidente Jair Bolsonaro de alavancar o turismo em Angra dos Reis.

“Estamos empenhados em fortalecer a região por meio do turismo e seu potencial para gerar emprego e renda à população, sempre aliado à preservação do meio ambiente. Queremos um projeto que ative, de fato, o potencial que Angra dos Reis possui para se tornar um dos principais destinos para os turistas de viagens nacionais e internacionais”, reiterou o ministro, que determinou a realização da missão técnica do MTur.

Durante a visita, o secretário de Meio Ambiente de Angra dos Reis, Mário Sérgio da Glória Reis, destacou a importância de potencializar os atrativos para expandir a oferta turística da região. “O que temos hoje em Angra são parques de papel e o que queremos é transformar em unidades sustentáveis”, comentou o biólogo, pós-graduado em planejamento ambiental e direito ambiental.

De acordo com a última Pesquisa de Demanda Turística Internacional no Brasil, realizada pelo Ministério do Turismo, Angra dos Reis ficou entre as cinco cidades brasileiras que mais receberam turistas estrangeiros para o lazer. O local só ficou atrás do Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Foz do Iguaçu (PR). O estudo também trouxe que nove em cada 10 turistas, quando visitaram o município, tinham como motivo de viagem o lazer, permaneceram em média cinco dias, e gastaram cerca de US$ 66.

Dona de grandes belezas naturais, Angra dos Reis conta com 365 ilhas, e praias, que podem ser percorridas por meio de passeios de lancha, escuna ou taxi-boat. Da cidade, os turistas podem partir de barco para Ilha Grande, a maior ilha da baía, onde não há circulação de carros. Lá, os viajantes podem escolher uma das 113 praias de variados tamanhos e características, com águas abrigadas ou em mar aberto. Além disso, trilhas, mergulho, snorkel, mountain bike, surf, caiaque, stand up e acampamentos - são atividades que estão à livre escolha dos turistas.

A região ainda contempla uma grande diversidade de vida marinha, como peixes de inúmeras espécies, moluscos, crustáceos, tartarugas e moreias. Fora do mar, os turistas podem conferir o Centro Histórico da cidade, que compreende o casario colonial, conventos e igrejas, além de restaurantes do bairro da Vila do Frade.

TURISMO SUSTENTÁVEL – Um dos segmentos prioritários pelo Ministério do Turismo, a prática de um turismo responsável, além de envolver a sustentabilidade, considera e valoriza também a ética, a inclusão e o compromisso com os benefícios sociais que a atividade pode gerar. Um exemplo é o Mapa do Turismo Sustentável, ferramenta do MTur disponível em três idiomas, que serve como fonte de consulta para turistas nacionais e internacionais que buscam por esse tipo de experiência de viagem.

Além disso, está prevista no Plano Nacional do Turismo 2018-2022 a execução da Política Nacional de Gestão Turística dos Patrimônios Mundiais, uma das entregas dos 100 primeiros dias de governo - onde a iniciativa representa um marco na valorização e preservação dos patrimônios naturais e culturais do país. A Pasta também busca e incentiva o uso consciente e sustentável das áreas de preservação ambiental para atividades turísticas, inclusive promovendo a disseminação de boas práticas e o manejo adequado dos recursos naturais, alinhados com a inclusão social, e a geração de emprego e renda nessas áreas.


Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades