Pular para o conteúdo principal


Royal Air Maroc Terá Novo Voo De SP Para Casablanca

Companhia aérea passará a oferecer seis vôos semanais saindo do Brasil. Empresas do Marrocos, Tunísia e Egito marcam presença na feira Abav Expo, em São Paulo

A Royal Air Maroc, companhia aérea marroquina, passará a oferecer uma nova frequência de voo de São Paulo para Casablanca a partir de dezembro ou janeiro. Com o novo voo, São Paulo passará a ter quatro vôos semanais para o Marrocos, além dos dois que saem do Rio de Janeiro, totalizando seis vôos semanais do Brasil para o país árabe.


A companhia também assinou um acordo com a One World, uma das maiores alianças entre empresas aéreas, que inclui a Latam, a Qatar Airways, a American Airlines, entre outras. A aliança deve entrar em vigor até o final do primeiro semestre de 2020.

“Já assinamos, mas é preciso fazer uma integração do sistema, milhas, dados, tudo isso leva tempo, mas provavelmente em junho já estará tudo conectado”, afirmou o gerente de vendas da companhia, Cesar Alruiz, à ANBA durante a Abav Expo, feira do setor de turismo e viagens que foi até esta sexta-feira (27) no Expo Center Norte, em São Paulo.

Alruiz disse que a aliança trará mais conectividade para escalas no Brasil e em toda a América Latina. “Com certeza a empresa vai crescer muito, e o cliente vai ter a facilidade de despacho de duas bagagens de 23 kg e uma de 10 kg na mão, desde o voo de conexão, por exemplo, se ele sair de Porto Alegre (RS) para pegar o voo em São Paulo, as bagagens estarão inclusas no valor final da passagem única, o que irá reduzir o custo para o passageiro”, apontou. O voo de São Paulo a Casablanca tem duração de cerca de oito horas.


Marrocos

Além da Royal Air Maroc, o estande do Marrocos, destaque na Abav Expo, contou com onze operadoras de turismo marroquinas e com a Associação Regional das Agências de Viagens de Casablanca, que inclui 15 operadoras de turismo. “Queremos aumentar o tamanho do estande para o ano que vem e trazer ainda mais empresas”, disse Abdellatif Achachi, diretor geral da Delegação Oficial de Turismo de Marrocos para o Brasil e Portugal. “Em 2018, ultrapassamos as 53 mil chegadas de brasileiros no Marrocos, um crescimento de 19% em relação a 2017″, afirmou.

Em 2011, segundo Achachi, eram apenas 12 mil chegadas. “Quase quintuplicamos o número de turistas brasileiros nesses sete anos”, contabilizou. Este ano, porém, o diretor apontou uma dificuldade no crescimento. “Com a crise no Brasil diminuiu o turismo para todos os destinos, inclusive para Marrocos, porque o dólar e o euro aumentaram muito; vamos ficar contentes se crescermos 1% este ano”, apontou.

O diretor disse ter uma meta de 15% de crescimento do turismo brasileiro no Marrocos ao ano. “Para os próximos anos, a meta se mantém”, afirmou.

Além da participação na feira, foi realizada uma rodada de negócios no dia 24, entre 22 operadoras de turismo brasileiras e 27 marroquinas, para fortalecer a posição do Marrocos como destino entre as operadoras do Brasil. “Foi um sucesso total, nunca tínhamos feito um evento como este antes, e agora com essa rodada e a feira, estamos fechando parcerias para o ano que vem”, disse.

Para ele, a feira é uma ótima oportunidade para as operadoras marroquinas fazerem negócios. “O estande é acima de tudo uma plataforma de negócios para os operadores, para ajudar a atrair mais brasileiros e fazer mais negócios; este é nosso objetivo principal”, concluiu.


Tunísia

Pela primeira vez na Abav Expo, a Tunísia participou com um estande institucional do escritório de turismo no Brasil, e a participação de três agências de turismo tunisianas e um hotel. O encarregado de assuntos econômicos da Embaixada da Tunísia, em Brasília, Mohamed Amin Sayeb, afirmou à ANBA que o turismo tem lugar de destaque na política de desenvolvimento do país. “O ano passado foi o melhor dos últimos dez anos para o turismo na Tunísia, com mais de oito milhões de turistas, um crescimento de 17% em relação a 2017. A população total do país é de 11 milhões de pessoas, para se ter uma ideia, e o turismo representa atualmente 7% do PIB”, contou.

Sayeb e Anissa Ramoundi, diretora regional de Turismo de Túnis, listaram algumas das principais atrações do país, como as praias, o deserto do Saara, o lago de sal Chott el Jerid, o local onde foram gravadas cenas do filme Star Wars, em Ong el Jemel, os famosos castelos perdidos no deserto, em Ksour, a medina, cidade antiga de Túnis, a mesquita de Kairouan, a maior e mais antiga mesquita de toda a África; as cidades de Cartago e Duga, patrimônios mundiais da Unesco; a ilha de Djerba e a sinagoga de la Ghriba, que recebe peregrinação judaica todos os anos no mês de maio; a talassoterapia, terapia à base de água do mar, entre outros atrativos. “Somos o menor país da região do Magreb, mas não se deixe levar pelo tamanho, nosso país é pequenino, mas grandioso”, afirmou Sayeb.

Uma das agências no estande é a Gold Experiences, com sede em São Paulo e escritório em Túnis. O fundador e CEO da empresa, Slim Fsili, disse à ANBA que a agência é especializada em turismo de luxo, com pacotes terrestres que variam de US$ 2 mil a US$ 4 mil, com hotel, traslados, alimentação e passeios inclusos. “Trabalhamos hotéis como o Anantara Tozeur, que inaugurou este ano, o La Badira Hammamet e o Four Seasons Tunis, e queremos colocar a Tunísia no roteiro do turismo de luxo, pois temos de tudo, rota do vinho, deserto, história, cultura e praias”, declarou.

O diretor geral da agência tunisiana Up to Go Travel, Obbaia Ahmed, veio pela primeira vez ao Brasil para participar da feira. “Queremos desenvolver este mercado, vim para conhecer como funciona o turismo brasileiro e entender qual será o nosso público-alvo aqui e fazer colaborações para levar mais brasileiros para a Tunísia”, declarou. “Nosso país é pequeno, mas tem uma ótima localização, é fácil de chegar, não tem voo direto, mas por Roma o voo é de 50 minutos, por Casablanca, 2 horas, e tem muitas companhias aéreas que nos atendem”, disse Ahmed, citando a Tunis Air, Royal Air Maroc, Air France, Alitalia, Air Europa, Turkish, Lufthansa, Emirates, Qatar, entre outras.


Silver Tours

Em um pequeno estande estava presente na feira a Silver Tours, uma agência de turismo egípcia especializada em destinos como Egito, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Marrocos, Turquia e Palestina. “Trabalhamos vários mercados e estamos no Brasil para expandir para este que é um grande mercado, e esperamos crescer, estamos otimistas, apesar do dólar estar mais alto”, disse o diretor de vendas da companhia, Mohamed Mousa.


Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades