Pular para o conteúdo principal


Festuris 2019 Inicia Novo Ciclo Com Novidades E Projeta Crescimento No Mercado

Com todos os espaços comercializados, feira supera 65 destinos internacionais e contará com cerca de 2.700 marcas

Iniciando um novo ciclo de transformações, a 31ª Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS) acontece de 7 a 10 de novembro, no Serra Park. Neste ano a feira abrirá uma hora mais cedo, funcionando das 13h às 20h. Desta forma, os participantes terão mais tempo para realizar negócios. O lançamento de dois novos espaços e a qualificação dos profissionais do trade estão entre as prioridades desta edição, que levanta bandeiras como a sustentabilidade, e a inclusão.


A programação inicia com a Solenidade de Abertura realizada na quinta-feira (7), às 20h, no Palácio dos Festivais, onde também haverá a entrega do troféu “Amigos do FESTURIS”. Na sequência os participantes credenciados são convidados para a Festa Oficial oferecida pela Redetur e parceiros, que inicia às 22h, na Sociedade Recreio Gramadense. Na sexta-feira (8) a programação direciona seu foco totalmente ao conteúdo, e aos negócios.

Na abertura da feira, às 13h, os participantes poderão vivenciar o ritual da oferenda da grande lamparina, crença tibetana que inspira e desperta os bons pensamentos, emoções e clareza interior - fatores essenciais para os bons negócios. A lamparina será acesa na abertura com a colaboração dos participantes e mantida assim até o final da feira, integrando o Espaço Cultural e Religioso.

O FESTURIS contabiliza um crescimento médio de 5% na área de expositores nesta edição. São cerca de 2.700 marcas expostas e uma expectativa de 17 mil participantes durante a feira, incluindo mais de 10 mil profissionais do trade. Apenas na montagem e preparação do evento estão envolvidas cerca de 1.200 pessoas. A internacionalização também continua sendo uma das características do evento, que novamente supera os 65 destinos internacionais.

Ao longo de suas três décadas, o FESTURIS se consolidou como a melhor feira de negócios turísticos e viagens da América do Sul. Em 2018 foram mais de R$ 300 milhões em negócios gerados e R$ 17 milhões de impacto na economia local. Nesta edição também houve um aumento considerável na participação de outros setores do mercado turístico, especialmente da hotelaria.

“Além da forte representação internacional, temos um incremento nos Estados com estandes próprios e a participação da hotelaria triplicou em relação à última edição. Muitos destinos nacionais e municípios também estão começando a trabalhar individualmente suas marcas. Isso mostra um otimismo na economia, indicando que teremos um cenário fértil para a geração de negócios”, destaca o CEO do FESTURIS, Eduardo Zorzanello.


Lançamento De Tendências E Compromisso Com A Profissionalização

Para continuar crescendo, o FESTURIS acompanha as tendências do mercado, lança dois novos espaços e reformula outros segmentos nesta edição. Especializado em casamentos e luas de mel, o Wedding foi  totalmente comercializado com dois meses de antecedência, comprovando o sucesso da aposta. Já o Termalismo e Bem-Estar, voltado para os benefícios das águas termais, inicia como um projeto piloto e promete vir com ainda mais força na próxima edição.

Reformulado, o Mice & Experience contabilizou um crescimento de 10% e aumenta sua aposta no turismo corporativo e na inovação. O LGBT também muda seu conceito e pretende explorar o potencial do segmento no mercado turístico, ocupando agora a área internacional. Outra novidade é uma versão pocket do Festival da Gastronomia, oferecendo opções de alimentação com a temática da Itália - oportunidade para os participantes realizarem suas refeições dentro da feira.

Sempre conectado com as evoluções tecnológicas, o evento está lançando o novo App FESTURIS, ferramenta disponível a participantes e expositores para otimizar o tempo e aumentar a produtividade durante a feira. Outro benefício voltado à geração de negócios é o Buyers Club, sistema de agendamento de reuniões que continua sendo um diferencial da feira.

O FESTURIS também renova seu compromisso com a capacitação do profissional de turismo, diante de um mercado cada vez mais exigente. “No setor de feiras e eventos, somos nós quem ditamos as tendências. Para quem busca conhecer as tendências e estar conectado com o mercado internacional, participar do FESTURIS é fundamental”, salienta a CEO do evento, Marta Rossi.

Mais informações sobre o evento e programação completa no site: www.festurisgramado.com.

Fonte: Festuris - Ascom

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades