Pular para o conteúdo principal


Iberia Lança Pedido De Reconhecimento Facial No Aeroporto De Madrid

A Iberia, juntamente com Aena, IECISA, Gunnebo e Thales, apresentou nesta semana um projeto piloto de reconhecimento facial no Terminal 4 do aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas, sua base de operações com o objetivo de melhorar a experiência do passageiro no aeroporto, e que permitirá que os próprios se identifiquem no controle geral de segurança e no "Fast Track", além do portão de embarque com seu perfil biométrico, sem a necessidade de mostrar sua documentação.


O sistema será testado por um período entre seis meses e um ano, e estará disponível para passageiros que voam com a Iberia para Astúrias e Bruxelas, destinos para os quais oferece até cinco vôos diários. É um projeto pioneiro, pois permite que seus usuários se registrem por meio de um aplicativo em seus dispositivos móveis, além dos quiosques instalados no balcão de check-in 848, e em frente ao filtro de segurança do T4 do aeroporto de Madrid. O sistema de reconhecimento facial foi instalado nos portões de embarque J40 e J58 desse terminal.

O processo de registro para o aplicativo Iberia é muito simples. O passageiro só precisa se registrar com seus dados e clicar em "Área Pessoal". Primeiro, é capturada uma imagem do documento de identidade do cliente, que deve ser transformada em uma “selfie de vídeo”, com a qual o sistema de software determina se o rosto corresponde ao da foto do documento de identidade. O perfil biométrico é enviado ao banco de dados da Aena. No momento do voo, o passageiro terá que associar seu cartão de embarque às Astúrias ou Bruxelas com seu perfil biométrico; portanto, ao fazer o check-in online desse voo, ele terá a possibilidade de usar o reconhecimento facial no controle de segurança e portão de embarque.

Os passageiros também poderão registrar seu perfil biométrico através da aplicação da Aena, e dos quiosques localizados no T4 do aeroporto Adolfo Suárez Madri-Barajas, onde terão que escanear o código QR do cartão de embarque, e associá-lo ao perfil biométrico. O processo de registro de dados biométricos deverá ser realizado apenas uma vez durante a duração do projeto piloto.

Os requisitos para poder fazer uso do sistema de reconhecimento facial no aeroporto de Madri são:

  • Ser maior de idade
  • Ter um ID 3.0, emitido na Espanha desde 2015, para os passageiros que desejam se registrar por meio do aplicativo móvel. O registro nos quiosques pode ser feito com um DNI válido ou passaporte europeu.
  • Tenha um dispositivo móvel com sistema Android com leitor NFC. Em breve, também estará disponível para dispositivos móveis com sistema iOS.

Um Projeto, Resultado Da Colaboração

O projeto piloto de reconhecimento facial foi o resultado da colaboração da Iberia, como desenvolvedor do aplicativo móvel e operador dos vôos nos quais será testado; Aena, como proprietária do Terminal 4 no aeroporto Adolfo Suárez Madri-Barajas, e do banco de dados onde estão alojados os perfis biométricos dos clientes registrados; IECISA, com o Digital OnBoarding, soluções One ID e os quiosques de registro necessários; a empresa sueca Gunnebo, que instalou portas automáticas equipadas com câmeras inteligentes de controle de segurança, Fast Track e portões de embarque; e Thales, com seu mecanismo biométrico LFIS que integra os dados processados ​​pelos sistemas Aena com os requisitos da identificação para acesso a aviões.

Gabriel Perdiguero, diretor de Transformação da Iberia, afirma: “O reconhecimento facial e o registro do perfil biométrico por meio de nosso aplicativo fazem parte do nosso projeto de operações conectadas, e permitirão que nossos passageiros tenham uma melhor experiência no T4, o principal motivo do compromisso da Iberia com a inovação.”

O projeto piloto de reconhecimento de voz no T4 do aeroporto Adolfo Suárez Madri-Barajas faz parte da transformação digital da Iberia, que inclui uma nova cultura, e 100% de experiência digital com operações conectadas com seus passageiros, e funcionários, além do compromisso de inovação e busca de novos negócios a ele vinculados.

Entre outros serviços recentemente desenvolvidos pela companhia aérea destacam-se o assistente virtual do WhatsApp (+34 676 676 004), as “skills” da Iberia, em Alexa, o produto Bag On Board, e o serviço de chatbot através do aplicativo iberia.com para dispositivos móveis e Messenger.


Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades