Pular para o conteúdo principal


MSC Cruzeiros Recebe O Grandiosa Nomeia O Europa E Inova Em Projeto Sustentável

A MSC Cruzeiros recebeu nesta semana o MSC Grandiosa do Chantiers de l'Atlantique, um dos líderes mundiais na construção de navios de cruzeiro. A cerimônia de entrega do mais novo navio da MSC Cruzeiros e um dos mais avançados ambientalmente no mar até o momento, ocorreu na presença de Gianluigi Aponte, Fundador e Presidente Executivo do Grupo MSC.


Mais cedo, pela manhã, foi realizado um segundo importante evento com o tradicional corte do primeiro aço e a nomeação do primeiro navio da geração World Class, o MSC Europa, pelo Presidente Executivo da MSC Cruzeiros, Pierfrancesco Vago. O MSC Europa é o primeiro dos cinco navios de cruzeiro movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL) encomendados, e o primeiro navio movido a GNL a ser construído na França. Os dois eventos marcaram outro importante passo no compromisso de longo prazo da MSC Cruzeiros com a gestão ambiental, tanto no mar quanto em terra.

Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruzeiros, disse: "Desde o início, a MSC Cruzeiros tem um compromisso com a gestão ambiental e com maneiras de minimizar e continuamente reduzir nosso impacto ambiental, tanto no mar quanto em terra, com o uso de tecnologias inovadoras, de ponta e eficazes em toda a nossa frota. A cada novo navio, elevamos o nível do desempenho ambiental e nosso objetivo final é realizar operações com zero emissões. O MSC Grandiosa nos move a outro passo significativo nessa genuína ambição.

Vago continuou: "Hoje é ainda mais importante uma vez que iniciamos a construção do nosso primeiro dos cinco navios movidos a GNL, o que elevará ainda mais nossos padrões de cruzeiros ambientalmente responsáveis, graças ao uso de combustíveis alternativos, bem como outras tecnologias de ponta".

Vago concluiu: "Nossa jornada quando se trata de proteção ambiental, tanto em alto-mar quanto ao fazer escalas nas comunidades portuárias em que operamos, não para por aqui. Com cada novo navio, cada vez aumentaremos ainda mais os limites da inovação em termos de tecnologia ambiental. E focaremos especificamente nosso investimento em P&D em acelerar o desenvolvimento de soluções avançadas de última geração e outras tecnologias - desde mais combustíveis alternativos, disponibilidade de energia em terra, baterias, células de combustível e outros. Tudo isso enquanto atualizamos nossa frota existente - uma das mais modernas dos mares - com as mais recentes e melhores tecnologias disponíveis para aprimorar continuamente o nosso desempenho ambiental em toda a frota".

Laurent Castaing, Gerente Geral do Chantiers de l'Atlantique, acrescentou: "A entrega do MSC Grandiosa e o início oficial da construção do primeiro navio da geração World Class são dois marcos importantes na história da nossa parceria com a MSC Cruzeiros. Na Chantiers de l'Atlantique, estamos felizes e orgulhosos em oferecer aos nossos privilegiados clientes soluções de ponta que diminuem significativamente o impacto ambiental dos navios. Assim, a MSC Cruzeiros pode se beneficiar do resultado dos programas de P&D que lideramos nos últimos dez anos em projetos de economia de energia e tecnologias ecológicas".

Em conjunto com a cerimônia de corte do primeiro aço do MSC Europa, a MSC Cruzeiros e a Chantiers de l'Atlantique divulgaram hoje um projeto inovador de P&D chamado PACBOAT, que foca na integração de um novo demonstrador de tecnologia de células de combustível a bordo do navio da MSC Cruzeiros movido a GNL. Este demonstrador produzirá eletricidade e calor usando GNL. O anúncio foi marcado pela assinatura do acordo de consórcio entre os vários parceiros envolvidos.

A integração de uma tecnologia de célula a combustível de óxido sólido (SOFC) a bordo de um navio de cruzeiro é a primeira do mundo. Essa tecnologia opera em temperaturas muito altas (~ 750 ° C) e é mais eficiente para aplicações marítimas de alta potência do que as soluções de células a combustível de membrana de troca de prótons à base de hidrogênio à baixa temperatura (PEMFC) usadas, por exemplo, no setor automotivo. A tecnologia SOFC oferece uma eficiência elétrica muito boa em até 60% e, como o calor produzido pode ser consumido a bordo, sua eficiência total - calor e eletricidade - pode ser muito maior, resultando em uma redução direta do consumo de energia e, portanto, das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Essa solução SOFC alimentada por GNL reduz, portanto, a emissão de GEE em cerca de 30% em comparação com um motor convencional de GNL, sem emissão de óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre ou partículas finas. Além disso, oferece a vantagem de ser compatível com muitos combustíveis (GNL / metano, metanol, amônia, hidrogênio etc.) e, portanto, com suas futuras versões de baixo carbono.

Pierfrancesco Vago, acrescentou: "Temos o prazer de poder apoiar este projeto altamente inovador, pois demonstra ainda mais nosso compromisso em contribuir para o desenvolvimento da tecnologia ambiental avançada de última geração, para o benefício de toda a indústria. Este é um elemento-chave em nossa jornada rumo a operações de emissão zero, tanto em alto-mar quanto em terra".

O MSC Grandiosa é o navio da MSC Cruzeiros mais avançado em termos ambientais no mar até o momento e atesta o compromisso duradouro da Companhia em proteger os mares e respeitar as comunidades em que está presente. O navio está altamente equipado com tecnologias avançadas de ponta, concebidas para garantir emissões atmosféricas sempre mais limpas e melhor desempenho ambiental geral, tanto em alto-mar quanto em terra.

Além de um sistema híbrido em "circuito fechado" de limpeza de gases de escape (EGCS), que reduz as emissões de enxofre em 97%, o MSC Grandiosa também será o primeiro navio da MSC Cruzeiros a apresentar um sistema de redução catalítica seletiva (SCR) que ajuda a reduzir o óxido de nitrogênio em 80%. Todos os outros navios da MSC Cruzeiros atualmente em construção apresentarão a tecnologia SCR, incluindo o navio irmão do MSC Grandiosa, o MSC Virtuosa, que entrará em serviço em outubro de 2020, bem como o MSC Seashore, que está atualmente em construção em um outro estaleiro. Essa tecnologia de controle ativo de emissões conduz óxido de nitrogênio das operações do motor através de um catalisador - um dispositivo de alta densidade feito de metais nobres - e os converte em nitrogênio inofensivo e água.

Ao falar de combustíveis alternativos, a MSC Cruzeiros está investindo € 5 bilhões na construção de cinco navios movidos a GNL. Comparado ao diesel marítimo padrão, o GNL reduz as emissões de óxido de enxofre em mais de 99% e as emissões de óxido de nitrogênio em até 85%. Também elimina amplamente o material particulado dos gases de escape do navio e reduz as emissões de gases de efeito estufa em mais 20%. O navio World Class, o MSC Europa, de 205.700 toneladas, movido a GNL, entrará em serviço em maio de 2022 e é o primeiro de quatro navios futuristas World Class a serem construídos no estaleiro francês, com entregas programadas para 2024, 2025 e 2027. Além disso, um navio da geração Meraviglia-Plus também será movido a GNL quando o navio entrar em serviço em 2023.


Sobre A MSC Cruzeiros

A MSC Cruzeiros é a marca de cruzeiros que mais cresce no mundo. Com sede em Genebra, na Suíça, a MSC Cruzeiros faz parte da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, o maior conglomerado logístico e de transporte com base na Suíça. A frota da MSC Cruzeiros é composta por 17 navios modernos e inovadores é uma das mais ambientalmente avançadas do setor. A armadora está comprometida com a gestão ambiental e trabalha para minimizar e reduzir continuamente o impacto ambiental de sua frota no mar e em terra, empregando tecnologias marítimas e ambientais inovadoras.

Navegando para mais de 200 destinos por cinco continentes, a MSC Cruzeiros reúne mais de 180 nacionalidades de todo o mundo, oferecendo uma experiência de cruzeiro enriquecedora e imersiva, inspirada na herança europeia da empresa. Espere encontrar opções gastronômicas internacionais, entretenimento de classe mundial, programas premiados para famílias e a mais recente tecnologia para hóspedes a bordo.

Saiba mais sobre a estratégia de gestão ambiental da MSC Cruzeiros: https://www.msccruzeiros.com.br/sustentabilidade.

Fonte: MSC Press Area

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades