Pular para o conteúdo principal


Movido A GNL Costa Smeralda É Recebido Pela Costa Cruzeiros

Marca italiana da maior empresa de viagens de lazer do mundo recebe seu primeiro navio com a tecnologia de combustível mais avançada da indústria marítima

A Costa Cruzeiros, a marca italiana da Carnival Corporation, a maior empresa de viagens de lazer do mundo, recebeu nesta quinta-feira (05) oficialmente o Costa Smeralda, o primeiro navio da marca movido a gás natural liquefeito (GNL), a tecnologia de combustível mais avançada da indústria marítima. A cerimônia de entrega foi realizada no estaleiro Meyer, em Turku, Finlândia, onde foi construído o novo carro-chefe da marca. Costa Smeralda se torna o quarto novo navio da Carnival Corporation em 2019, e seu segundo navio movido a GNL.


O Costa Smeralda é o primeiro de dois novos navios irmãos da Costa Cruzeiros que podem ser movidos no porto e no mar por GNL. O segundo navio, Costa Toscana, está atualmente em construção em Meyer, Turku; e está programado para ser entregue em 2021.

No total, após a entrega da Costa Smeralda e o lançamento da AIDAnova no final de 2018 como o primeiro navio de cruzeiro do mundo a ser movido a GNL, a Carnival Corporation tem nove navios de cruzeiro adicionais movidos a GNL de última geração encomendados usando o design ambiental inovador da empresa, com datas de entrega previstas para esses novos navios entre 2020 e 2025.

A introdução do GNL para alimentar navios de cruzeiro é um grande desenvolvimento que apóia os objetivos ambientais da empresa e melhora significativamente as emissões atmosféricas em geral, com a eliminação virtual das emissões de dióxido de enxofre (zero emissões) e uma redução de 95% a 100% no material particulado. O uso de GNL também reduz significativamente as emissões de óxido de nitrogênio e dióxido de carbono.

"O Costa Smeralda será um novo impulso ao uso de GNL em navios de cruzeiro, uma tecnologia pioneira em nossa empresa no setor de cruzeiros", disse Neil Palomba, presidente da Costa Cruzeiros, que representa o estilo e a hospitalidade italiana há mais de 70 anos.


"É uma evolução emocionante no transporte marítimo, pois garante uma redução significativa em nosso impacto ambiental."

Palomba acrescentou: "Costa Smeralda também é uma inovação significativa de produtos, com a hospitalidade italiana permanecendo um elemento fundamental e distintivo da nossa marca, capaz de encantar e entusiasmar não apenas os novos passageiros de cruzeiros, mas também os mais experientes."

Além do uso inovador do GNL, o Costa Smeralda incorpora uma série de inovações tecnológicas de ponta projetadas para apoiar ainda mais as operações ambientalmente amigáveis. Por exemplo, usando sistemas de dessalinização a bordo, a Costa Smeralda abastece sua necessidade diária de água diretamente do mar. O navio também implementa amplas iniciativas para minimizar o consumo de energia, incluindo luzes LED, a capacidade de recuperar o calor gerado pelos motores, um design inovador do casco para reduzir significativamente o atrito por atrito e elevadores que recuperam energia regenerando-a no sistema elétrico.

Os produtos plásticos de uso único, que foram eliminados dos navios da Costa Cruzeiros para a maioria das refeições e substituídos por materiais alternativos, serão gradualmente reduzidos bem antes das próximas diretrizes do Parlamento Europeu sobre os requisitos de redução de plásticos de uso único. Além disso, a coleta de lixo totalmente separada e a reciclagem de materiais, incluindo plástico, papel, vidro e alumínio, farão parte de uma abordagem integrada projetada para apoiar projetos de economia circular.

O programa 4GOODFOOD da marca, dedicado à redução do desperdício de alimentos e à recuperação de excedentes para fins sociais, também será implementado no Costa Smeralda. O novo navio contará com as inovações do LAB - Laboratorio del Gusto Restaurant - que adota uma abordagem divertida para envolver os cruzeiristas na sustentabilidade dos alimentos.

Nomeada para homenagear a espetacular Costa Esmeralda da Sardenha, o Costa Smeralda é o resultado de um projeto criativo exclusivo liderado pelo designer de hospitalidade Adam D. Tihany, criado para imergir os cruzeiristas na experiência dos melhores ambientes da Itália em um só lugar - onde Tihany contava com um pool internacional de quatro grandes empresas de arquitetura, contratadas para projetar as várias áreas do navio. Todo o mobiliário, iluminação, tecidos e acessórios são fabricados na Itália, incluindo muitos projetados especificamente para o Costa Smeralda por 15 parceiros, representando a excelência italiana.

O design italiano também é destaque no CoDe - Costa Design Museum, o primeiro museu criado em um navio de cruzeiro. Costa Smeralda também possui o spa Solemio; várias áreas de entretenimento, incluindo o Coliseu, com telas projetadas para shows de conteúdo de alta tecnologia; bares temáticos em colaboração com as principais marcas italianas; e 16 restaurantes e áreas de "experiência gastronômica", incluindo um novo restaurante para famílias com crianças.

A Costa Smeralda está programado para deixar o estaleiro em Turku, na Finlândia, em 6 de dezembro para o Mediterrâneo, onde será reabastecido com GNL, em Barcelona, em 18 de dezembro, seguido de chamadas para Marselha em 19 de dezembro e Savona em 20 de dezembro, como parte de três apresentações com agentes de viagem. Em 21 de dezembro, o Costa Smeralda partirá de Savona para sua viagem inaugural, um cruzeiro de uma semana com paradas em Marselha, Barcelona, ​​Palma de Maiorca, Civitavecchia e La Spezia.

Costa Smeralda é parte integrante do plano estratégico de redução da pegada de carbono, definido pelas metas de sustentabilidade da Carnival Corporation para 2020. Em 2017, a empresa alcançou sua meta de redução de 25% de carbono três anos antes do previsto e está no caminho certo com suas outras nove metas de sustentabilidade para 2020 para reduzir sua pegada ambiental e, ao mesmo tempo, melhorar a saúde e a segurança de seus cruzeiristas e tripulantes, e garantir práticas comerciais sustentáveis ​​entre suas nove marcas, parceiros de negócios e fornecedores.

A empresa e suas nove marcas globais de linhas de cruzeiros estão comprometidas com o desenvolvimento de soluções inovadoras que apóiam a sustentabilidade e operações ambientalmente amigáveis. Além de liderar o uso de GNL pela indústria de cruzeiros para alimentar navios de cruzeiro, a empresa também é pioneira no uso de Sistemas Avançados de Qualidade do Ar a bordo de seus navios e promove o uso de energia em terra.

O Costa Smeralda baseia-se no sucesso dos três navios adicionais da Carnival Corporation que estreou em 2019, que incluem o Carnival Panorama da Carnival Cruise Line, o Sky Princess da Princess Cruises e o Costa Princess Venezia da Princess Cruises - o primeiro navio da marca projetado e construído especificamente para o mercado chinês.

Fonte: Carnival Corp - News Releases
Imagem: Google Imagens

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades