Pular para o conteúdo principal


Accor Vai Eliminar Plásticos Da Experiência Do Hóspede Até 2022

A Accor acaba de anunciar seu compromisso de aderir à Global Tourism Plastics Initiative das Nações Unidas. Esta iniciativa tem como objetivo articular, apoiar e ampliar as ações de stakeholders do setor de turismo para a formação de uma aliança global voltada a combater a poluição por plásticos - e de eliminar todos os itens plásticos de uso único na experiência do hóspede em seus hotéis até o fim de 2022.


A iniciativa da Accor para reduzir os impactos ambientais e fortalecer as medidas de combate à poluição causada pelos plásticos nos oceanos e em ecossistemas naturais no mundo todo representa um passo significativo para o setor global de hotelaria e para o grupo, comprometido com a sustentabilidade há muitos anos.

“Estamos cientes do enorme impacto que temos sobre o planeta e de nossa responsabilidade para criar benefícios tangíveis aos funcionários, clientes, fornecedores, parceiros e comunidades onde operamos”, destacou Sébastien Bazin, Chairman e CEO da Accor. “O que nos guia é a conscientização e percepção social que impulsionam cada indivíduo na busca para se tornar um cidadão melhor”.

A Accor, que atende mais de 120 milhões de clientes e serve mais de 200 milhões de refeições por ano, assume com muita seriedade seu papel como cidadã corporativa responsável e trabalha com base no modelo estabelecido pelo seu programa de desenvolvimento sustentável há 25 anos. Além do compromisso já assumido de eliminar o uso de canudos, misturadores e cotonetes de plástico, o novo compromisso inclui:
  • A eliminação de todos os amenities de uso individual e copos de plástico até o fim de 2020.
  • A eliminação de todos os outros itens de plástico de uso único nos quartos, áreas de reuniões, restaurantes e áreas de lazer (spas, academias etc.) até o fim de 2022.
Plásticos de uso único compreendem produtos descartáveis que são utilizados apenas uma vez. Entre esses itens estão canudos, cotonetes, misturadores de bebidas, copos, sacos de lavanderia, embalagem de travesseiros, garrafas de água, embalagens plásticas (de alimentos e artigos de boas-vindas, entre outros), pratos e talhares para viagem, brindes e produtos de boas-vindas (artigos de toalete, chinelos, lápis etc.) e chaves de acesso ao quarto. Alternativas adequadas para substituir os produtos plásticos serão propostas para cada item específico com base em Análises do Ciclo de Vida a fim de garantir um melhor desempenho ambiental para a solução proposta aos nossos hotéis.

Com mais de 200 milhões de itens plásticos de uso único utilizados anualmente em todas as áreas, os hotéis já estão reduzindo significativamente o seu impacto. Vários estabelecimentos já estão empregando soluções eficazes por meio da adoção de alternativas mais sustentáveis. Alguns exemplos:
  • 94% dos hotéis da Accor não utilizam mais canudos, cotonetes e misturadores de plástico. Os 6% restantes (a maioria na China) farão o mesmo até o fim de março de 2020;
  • 89% dos hotéis ibis estão utilizando amenities em dispenser. Isso significa que 2087 hotéis da rede ibis deixaram de utilizar itens plásticos de uso único com a instalação desses equipamentos. Os hotéis ibis da Accor na América Latina adotarão essa mesma medida este ano;
  • A rede Fairmont adotou novos padrões de construção e reforma em mais uma das várias iniciativas implantadas pelas nossas marcas. Os hotéis da rede instalaram torneiras com filtro nas dependências dos hóspedes para eliminar o uso de garrafas plásticas de água;
  • Fomos além: para atender às necessidades dos clientes, criamos a nova marca “Greet”, que tem como parte do seu DNA ser “plastic free”, ou seja, livre de plástico. No café da manhã dos hotéis, não são utilizados plásticos descartáveis, e geleias e manteiga são servidas em recipientes reutilizáveis. Além disso, não há produtos plásticos descartáveis nos quartos, e em nenhuma outra área dos hotéis. A Accor planeja inaugurar dez novas unidades Greet na Europa ainda este ano.
Adicionalmente, vários hotéis da Accor que fazem parte do portfólio de marcas líderes do grupo, entre os quais Novotel Paris les Halles, Novotel Yangon Max, Myanmar, Sofitel Bogotá, diversos hotéis em Bali e Lombok, na Indonésia, e Ibis Styles São Paulo Anhembi, já adotaram medidas individuais para eliminar os plásticos e estão cada vez mais próximos da meta de serem 100% livres de plástico quanto à utilização de itens de uso único.

Além de encontrar alternativas para o plástico e reduzir o impacto ambiental, um dos principais objetivos da Accor é mudar a mentalidade comum global por meio da adoção da lógica dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. A sede do grupo apresentará as melhores práticas e os hotéis aperfeiçoarão as iniciativas e soluções locais para os clientes.


Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades