Pular para o conteúdo principal


MSC Cruzeiros Amplia Seu Plano De Expansão Para 2030

A MSC Cruzeiros e o Chantiers de l'Atlantique assinaram contrato para a construção do terceiro e quarto navios movidos a GNL da geração MSC World Class. A parceria foi reforçada com mais dois projetos para novas construções que se concentrarão no desenvolvimento e utilização de tecnologias ambientais de última geração

Hoje, a MSC Cruzeiros e o Chantiers de l'Atlantique ampliaram ainda mais sua parceria de longo prazo ao realizar anúncios estratégicos em uma cerimônia realizada no Palácio de Matignon, a residência oficial do primeiro-ministro francês. A cerimônia contou com a presença de Édouard Philippe, primeiro-ministro da França; Gianluigi Aponte, Fundador e Presidente Executivo do Grupo MSC; Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruzeiros; e Laurent Castaing, Gerente Geral do Chantiers de l'Atlantique.


Primeiro, as duas empresas anunciaram a assinatura de novos contratos para a construção do terceiro e quarto navios da geração MSC World Class, movidos a GNL, a serem entregues em 2025 e 2027. O primeiro dos dois navios iniciais da classe está atualmente sob construção no estaleiro Chantiers de l'Atlantique, em Saint-Nazaire, e entrará em serviço em 2022. Com 205.000 GT, ele se tornará a maior embarcação operada por uma linha de cruzeiros europeia, bem como o primeiro navio de cruzeiro movido a GNL construído na França. Comparado ao combustível marítimo padrão, o GNL reduz as emissões de enxofre e particulados em 99%, as emissões de NOx em 85% e as emissões de CO2 em 20%.

Esses contratos representam um investimento de capital da MSC Cruzeiros superior a 2 bilhões de euros, que deverão gerar 14 milhões de horas de trabalho adicionais, totalizando mais de 2.400 empregos de período integral nos próximos três anos e meio, diretamente suportado por essas encomendas. A assinatura de hoje também permite que o estaleiro comece a trabalhar com as centenas de fornecedores e subcontratados envolvidos nos projetos, colocando em movimento um novo ciclo que beneficiará muito a economia francesa.

Além disso, a MSC Cruzeiros e o Chantiers de l'Atlantique também estenderam sua parceria na próxima década com dois projetos adicionais. Primeiro, as empresas assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) para o desenvolvimento de uma nova classe de navios de cruzeiro movidos a GNL para operar sob a marca MSC Cruzeiros. Para este projeto, a MSC Cruzeiros, o estaleiro e outros parceiros se concentrarão no desenvolvimento de tecnologias ambientais emergentes, em linha com a visão da IMO para 2030 e 2050. Os quatro navios desta nova classe representam um investimento de capital superior a 4 bilhões de euros e 30 milhões em horas de trabalho para o estaleiro, fornecedores e subcontratados envolvidos no projeto.

Em um segundo MOU, a MSC Cruzeiros em parceria com o Chantiers de l'Atlantique prevê o desenvolvimento de outro conceito inovador para uma classe de navios, com o qual eles explorarão oportunidades que a energia eólica e outras tecnologias avançadas poderiam trazer para o transporte de passageiros. Os três acordos assinados hoje representam um investimento superior a 6,5 bilhões de euros na economia francesa.

Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruzeiros, disse: “Os três acordos assinados hoje estendem nosso plano de investimentos até 2030. Eles resultam de uma parceria excepcional com Chantiers de l'Atlantique, que já entregou 15 navios de cruzeiro altamente inovadores nas últimas duas décadas e verá muitos outros navios ganharem vida nas docas de Saint-Nazaire nos próximos dez anos. Eles também confirmam o compromisso deste setor com a sustentabilidade, ajudando a indústria nacional francesa a se posicionar como líder mundial no desenvolvimento de tecnologias de última geração, e outras soluções.”

Laurent Castaing, Gerente Geral do Chantiers de l'Atlantique, disse: “Estamos muito orgulhosos e felizes por termos construído uma relação tão marcante com a MSC Cruzeiros, baseada na confiança mútua e impulsionada pelo espírito de inovação. Estamos comprometidos em moldar o cruzeiro do futuro e em desenvolver conceitos de navios que vão muito além dos padrões ambientais atuais. Nossas empresas já trabalham juntas há vinte anos, e esses novos projetos nos permitem olhar com entusiasmo para o futuro.”

A MSC Cruzeiros está fortemente comprometida em alcançar um futuro de impacto zero, investindo no desenvolvimento acelerado de novas soluções de energia e tecnologias ambientais que permitirão isso. Em 1º de janeiro de 2020, a MSC Cruzeiros se tornou a primeira grande companhia de cruzeiros a alcançar operações neutras em carbono de sua frota. Como a tecnologia ambiental mais avançada de hoje, por si só, é insuficiente, enquanto trabalha para minimizar e reduzir continuamente sua pegada ambiental, a MSC Cruzeiros está compensando todas as emissões de CO2 de sua frota.


Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades