Pular para o conteúdo principal


Booking Desvenda Curiosidades Dos Principais Carnavais Do Brasil

O Carnaval brasileiro atrai milhares de turistas domésticos e internacionais todos os anos, e cada vez mais cidades ao redor do país figuram entre os destinos mais reservados para o período. Inclusive, quando se fala em realizar alguma viagem internacional para aproveitar uma festa popular, o Brasil é a principal opção* para mexicanos (56%), colombianos (50%) e argentinos (47%), e a festa nacional preferida desses viajantes não é surpresa: o Carnaval. Pensando nisso, a Booking, plataforma digital que faz com que vivenciar o mundo fique mais fácil para todos, separou curiosidades da folia de alguns dos principais destinos de Carnaval do Brasil.


Rio de Janeiro (RJ)

Você sabia que, em 2004, o Carnaval do Rio de Janeiro atraiu um recorde de 400.000 visitantes estrangeiros ? Com isso, a folia da Cidade Maravilhosa entrou para o Guinness Book como o maior Carnaval no mundo ! O Carnaval carioca começou a fincar suas raízes no ano de 1840, quando a alta sociedade, inspirada nas festas europeias, começou a realizar bailes de carnaval na cidade. Passando pela brincadeira do entrudo, os primeiros cordões e ranchos carnavalescos e, em seguida, os blocos de rua e as escolas de samba, a folia da cidade não parou de crescer. A primeira escola de samba foi fundada em 1928, no bairro do Estácio, e, em 1935, as escolas de samba do Rio de Janeiro passaram a ser oficialmente reconhecidas, entrando na programação oficial da cidade e desfilando na Avenida Rio Branco. O Sambódromo, como o conhecemos hoje, foi inaugurado em 1984. Por último, outro elemento característico do Carnaval carioca, as marchinhas foram o principal ritmo do Carnaval da década de 1920 à década de 1960 e, em 2015, passaram a ser consideradas Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Rio de Janeiro.

Onde se hospedar: a 650 metros da Praia de Copacabana e a apenas 250 metros da estação de metrô Siqueira Campos, o Mirador Rio Copacabana Hotel dispõe de uma piscina com vista panorâmica do Rio de Janeiro, bem como estacionamento privativo e café da manhã incluído.


São Paulo (SP)

São Paulo só cresce, e seu Carnaval de rua não é diferente. Só em 2017, os blocos de rua tiveram 200% mais participantes do que em 2016 e, com mais de 9 milhões de foliões em 2018, a cidade ultrapassou o Rio de Janeiro e já é o segundo maior Carnaval de rua do Brasil. O registro mais antigo da folia local é de 1604, época em que a comemoração ainda era conhecida como entrudo, tradição trazida a terras tupiniquins pelos portugueses. Nesse começo, o Carnaval paulistano teve forte influência dos trabalhadores rurais que migravam para a área urbana após a crise do café, e o ritmo dos cordões definiu por muito tempo a musicalidade dessa população operária. Já no fim da década de 60, o Carnaval da cidade recebe apoio Prefeitura Municipal de São Paulo, quando o então prefeito José Vicente Faria Lima assina uma lei destinada a regular a promoção da folia. Uma das figuras mais populares na história de São Paulo, que dá nome à famosa rua da capital, Faria Lima era carioca, de Vila Isabel, e apreciador do samba.

Onde se hospedar: para o Carnaval de 2020, a Booking convidou a cantora Fafá de Belém para explorar os carnavais mais populares do país e, juntos, oferecerem uma experiência única na Casa da Fafá - Booking.com, que inclui quartos temáticos dos carnavais mais famosos do Brasil, pocket-show exclusivo da cantora e acesso à área de convidados do desfile do Galo da Madrugada, em São Paulo.


Salvador (BA)

Tradicionalmente uma festa de rua, o ano de 1884 é considerado um marco decisivo para o Carnaval da capital baiana, pois foi quando começou a organização dos festejos e desfiles de clubes, acompanhada de grande participação popular. Em paralelo, grupos de afoxé começaram a desfilar em 1895 com roupas e objetos de adorno importados da África, representando casas de culto pelas ruas da Baixa dos Sapateiros, do Taboão e Pelourinho, cantando e recitando sequências de músicas e letras. Somente em 1950 o primeiro trio elétrico foi criado - mas sua estrutura estava longe de ser o grande caminhão que conhecemos, equipado com geradores e modernos equipamentos de som e luz. Na época, a dupla Dodô e Osmar criou a “Fobica”, um calhambeque aberto que eles adaptaram para apresentações musicais e saíram pelas ruas de Salvador com um motorista, tocando suas músicas. O uso de um caminhão ou ônibus para transportar os músicos pelas ruas chegou para ficar em 1952 e foi popularizado por Caetano Veloso, em 1969, na canção “Atrás do trio elétrico”.

Onde se hospedar: dispondo de bar, lounge compartilhado, jardim e Wi-Fi gratuito, a Viver Bahia Pousada fica a 500 metros da Praia do Farol da Barra e a 700 metros do Porto da Barra. Os quartos são equipados com banheiro privativo e um buffet de café da manhã que está incluído na diária.


Recife (PE)

Nacionalmente lembrada por conta do Galo da Madrugada - desde 1995 considerado pelo Guinness Book como o maior bloco de Carnaval do mundo - a folia em Recife teve início ainda no século XVII, quando as Companhias, grupos formados majoritariamente por pessoas negras, paravam de trabalhar para celebrar o dia dos Santos Reis. Depois disso, vieram os clubes carnavalescos, até que, nos anos 30, surgiram as batucadas - estas, antecederam as escolas de samba pernambucanas. Mas foi apenas em 1950 que se formou a Federação Carnavalesca de Pernambuco, com o intuito de promover os primeiros concursos oficiais de escolas de samba. A partir daí, os clubes perdem relevância e os blocos de rua ganham espaço, como o Galo da Madrugada, criado em 1978 com o objetivo de resgatar o caráter popular do Carnaval de rua pernambucano e valorizar a cultura local, como o frevo, o maracatu, a ciranda, o caboclinho e o manguebeat. Para o Carnaval 2020, em seu 43º desfile, o Galo da Madrugada terá sua camisa oficial assinada Mestre Artesão J. Borges, natural de Bezerros, e principal nome da xilogravura em Pernambuco, com reconhecimento internacional.

Onde se hospedar: a Pousada Lorde Inglês oferece acomodações com lounge compartilhado e Wi-Fi gratuito. O bairro Boa Vista é uma ótima escolha para viajantes interessados em centros históricos, museus e história, e casais particularmente gostam da localização.

*A pesquisa da Booking foi realizada em março de 2019 com 4 mil respondentes de Brasil, México, Colômbia e Argentina, sendo mil por país, com homens e mulheres de 18 a +60 anos que já realizaram pelo menos duas viagens internacionais.

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades