Pular para o conteúdo principal


Carnaval 2020: Sites De Buscas De Viagens Revelam Destinos Do RJ Mais Procurados

A ocupação hoteleira na Capital teve média de 93%. Interior registra 81% com destaque para Petrópolis, Búzios, Nova Friburgo e Itatiaia (Mauá e Penedo)

Quando o assunto é “procura por destinos no período do Carnaval”, o Rio de Janeiro é nota 10. Um levantamento feito por três dos maiores sites de buscas por viagens do Brasil, e do mundo (Hurb, Kayak e Trip Advisor) apontam o estado do Rio de Janeiro como protagonista em relação à preferência dos foliões por cidades fluminenses, durante a festa de Momo. A ocupação hoteleira na Capital também merece destaque com média de 93% no período, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ).


O site da agência Hotel Urbano (Hurb), um dos principais em buscas por viagens no Brasil, acaba de revelar, por meio de uma pesquisa da plataforma, os destinos mais procurados. A Capital aparece à frente com 28,74%, seguido por Armação dos Búzios (17,88%), Cabo Frio (13,79%), Angra dos Reis (10,82%), Paraty (7,77%), Arraial do Cabo (6,91%), Petrópolis (5,14%), Macaé (4,21%), Penedo (2,57%) e Mangaratiba (2,43%).

Ainda de acordo com o Hurb, cariocas, paulistas e mineiros foram os que mais buscaram os destinos fluminenses. No quesito de crescimento de buscas na variação entre 2019 e 2020, a plataforma destaca Cabo Frio (45,45%), Penedo (33,33%) e Arraial do Cabo (23,08%) como os destinos que mais obtiveram aumento na procura dos viajantes.

O Kayak também identificou os destinos que mais cresceram em buscas de janeiro de 2019 a janeiro de 2020. Cabo Frio mais uma vez aparece em posição de destaque, ocupando o segundo lugar na lista dos mais procurados do Brasil. O município fica atrás apenas de Fortaleza, entre os 15 destinos que mais evoluíram nas escolhas feitas por turistas no período.


Ocupação Hoteleira

A média de ocupação hoteleira na Capital, durante o período do Carnaval 2020, atingiu 93%. A maioria dos visitantes, 77%, era de procedência nacional. Os paulistas e os mineiros se destacaram em relação à origem. Já os turistas estrangeiros (23%) vieram da Argentina, Chile, Estados Unidos e Itália.

Em relação ao local escolhido para a hospedagem, a zona sul mostrou ser a área de preferência dos visitantes. Os hotéis localizados nos bairros do Flamengo e Botafogo ficaram com 98% dos quartos ocupados, Leme e Copacabana bateram os 97% e o Leblon, 96%. Destaque, ainda, para a região do centro da cidade que bateu 92%.

No interior do Estado, a pesquisa da ABIH-RJ aponta ocupação média de 81%. O estudo mostra Petrópolis (91,33%), Búzios (87,67%), Nova Friburgo (87,50%) e Itatiaia - Mauá e Penedo (86,46%) entre os destinos com maior taxa de ocupação para o feriado.

O secretário de Turismo, Otavio Leite, comemora os números e a procura dos viajantes pelos destinos do Estado.

- O crescimento do turismo receptivo no Estado certamente é fruto dos avanços na segurança pública associado às campanhas e ações de promoção do Rio de Janeiro nos mercados nacional e internacional - ressaltou o secretário.

Créditos: Setur-RJ

“Travellers Choice” Premia Petrópolis E Arraial do Cabo

Outra notícia recente publicada no período carnavalesco merece destaque. Petrópolis também está entre os destinos turísticos mais bem avaliados do mundo, segundo o “Travellers Choice” – prêmio anual que analisa as avaliações, pontuações e itens salvos por viajantes de todo o planeta – em um dos maiores sites de viagem do mundo: o Trip Advisor.

A Cidade Imperial é a única brasileira a aparecer na lista da categoria Destinos Emergentes/Promissores, e está entre os seis pontos turísticos brasileiros que aparecem no ranking do prêmio. As informações são usadas para revelar ao viajante o que há de melhor a ser explorado.

Arraial do Cabo também aparece no ranking das 25 melhores praias do Brasil e do mundo, de acordo com o "Travellers Choice”. As Prainhas do Pontal do Atalaia estão em 2º lugar como as mais bem avaliadas no Brasil. A Praia do Farol, com acesso apenas de barco, ganha destaque em 3º lugar.

Para agradar os aventureiros e também aqueles que gostam de um passeio de barco, a Praia do Forno está em 5º lugar. E para deixar os cabistas ainda mais orgulhosos, a lista mostra as Prainhas do Pontal em 12º lugar entre as melhores praias do mundo. A classificação reflete as melhores indicações em termos de serviços, qualidade e satisfação do cliente. As praias de Arraial do Cabo também aparecem no ranking entre as 10 melhores da América do Sul.

- Os prêmios além de significarem o reconhecimento da qualidade destes preciosos destinos que o nosso RJ oferece, há de servir como exemplo e fonte de inspiração para o permanente aperfeiçoamento e importância do turismo como uma prioridade, seja para esfera privada como a pública - concluiu Otavio.


Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades