Pular para o conteúdo principal


WTTC: Vidas Sendo Devastadas E 1M De Empregos Por Dia Perdidos Devido Ao Covid-19

Um impressionante número de empregos está sendo perdido todos os dias no setor de viagens e turismo devido ao efeito abrangente da pandemia de coronavírus, de acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).


De acordo com a organização internacional sediada em Londres, que representa o setor privado global de Viagens e Turismo, as crescentes perdas de empregos estão afetando todos os níveis da indústria e estão ganhando ritmo, à medida que os países entram em confinamento para combater o vírus.

O WTTC diz que o grande fechamento de hotéis, a suspensão da maioria dos vôos domésticos e internacionais, a cessação de linhas de cruzeiro e o crescente banimento global de viagens estão tendo um catastrófico 'efeito dominó', atingindo um grande número de fornecedores em todo o mundo.

Pequenas e médias empresas em todos os níveis da Travel & Tourism, como operadores turísticos, agentes de viagens e comerciantes individuais, são especialmente vulneráveis.

A organização, que já está em negociações com mais de 75 governos em todo o mundo, pediu aos países que urgentemente façam mais para intervir para esclarecer como as empresas podem acessar empréstimos potencialmente salvadores e incentivos fiscais, para impedir que colinem iminentemente.

O WTTC está ciente de que, enquanto o setor de viagens e turismo enfrenta um colapso econômico, a pandemia de coronavírus é principalmente um desastre de saúde global, que os governos estão fazendo todo o possível para conter a disseminação e reduzir o número de mortes.

Gloria Guevara, Presidente e CEO do WTTC, disse: “Embora a prioridade dos governos seja manter as pessoas seguras, essa catástrofe global de saúde significa que um milhão de pessoas por dia apenas no setor de Viagens e Turismo estão perdendo seus empregos e enfrentando possíveis ruínas devido à impacto desastroso da pandemia de coronavírus."

“É de partir o coração que os meios de subsistência de milhões de pessoas que dedicaram suas vidas ao setor de Viagens e Turismo estão sendo dizimados; de garçons a taxistas, guias a chefs e fornecedores, pilotos a faxineiros."

“A cascata implacável de perdas de empregos está mergulhando milhões de famílias em terríveis dificuldades e dívidas, com medo de como comprar comida e pagar suas contas. O efeito dominó do Covid-19 está agora tendo um impacto maciço, destruindo todo um setor econômico."

“Empresas grandes e pequenas estão sendo forçadas a elaborar seus planos de três anos e se concentrar em uma luta de três meses pela sobrevivência diariamente, enquanto os empregos das pessoas são aniquilados hora a hora. Tememos que essa situação só se deteriore, a menos que mais ações sejam tomadas imediatamente pelos governos para resolvê-la."

“Embora alguns governos tenham sido rápidos em responder com promessas de ajuda, a maioria das empresas ainda não tem idéia de como acessar esses empréstimos potencialmente salvadores e benefícios fiscais."

"Hoje pedimos aos governos de todo o mundo que deixem claro como as empresas podem acessar fundos, o que pode impedir a hemorragia de empregos em todo o setor de viagens e turismo."

O pedido de ação urgente veio após uma análise do WTTC de seus membros, que representa todos os níveis do setor de Viagens e Turismo. Até 50 milhões de empregos em todo o mundo estão em risco imediato, com até 320 milhões de empregos enfrentando o impacto da dramática perda de negócios.

De acordo com a pesquisa mais recente do WTTC, a Travel & Tourism contribui com 10,4% do PIB global, é diretamente responsável por gerar um em cada 10 dos empregos no mundo e, por oito anos consecutivos, superou o crescimento da economia global.

No início desta semana, o WTTC anunciou um plano de três pontos para os governos adotarem para combater o efeito devastador do Covid-19. Isso incluía:
  • Proteger os salários, rendimentos e empregos de milhões de pessoas em risco;
  • Estender empréstimos vitais e ilimitados, sem juros, para fornecer liquidez a grandes e pequenas empresas de Viagens e Turismo, a fim de evitar o colapso;
  • Renunciar ou remover todas as taxas, impostos ou encargos fiscais por 12 meses que afetam o fluxo de caixa, o que pode ser crítico para a sobrevivência das empresas.
Para mais informações, visite wttc.org.

Imagem: Google Imagens

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades