Pular para o conteúdo principal


OMT Lança Convocação Para A Mitigação E Recuperação De Covid-19 Do Turismo

A Organização Mundial de Turismo (OMT) lançou um conjunto de recomendações pedindo apoio forte e urgente para ajudar o setor de turismo global não apenas a se recuperar do desafio sem precedentes do COVID-19, mas a "voltar a crescer". As recomendações são a primeira saída do Comitê Global de Crise do Turismo, estabelecido pela OMT com representantes de alto nível de todo o setor de turismo e de dentro do sistema mais amplo das Nações Unidas.

Zurab Pololikashbili, secretário-geral da OMT.

Reconhecendo que o turismo e o transporte estão entre os mais atingidos de todos os setores, as Recomendações foram elaboradas para apoiar governos, setor privado e comunidade internacional na navegação pela emergência social e econômica inigualável que é o COVID-19.

“Essas recomendações específicas fornecem aos países uma lista de possíveis medidas para ajudar nosso setor a sustentar os empregos, e apoiar as empresas em risco neste exato momento. Atenuar o impacto no emprego e na liquidez, proteger os mais vulneráveis ​​e se preparar para a recuperação, deve ser nossas principais prioridades ”, disse o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.


Preparando Para A Recuperação Agora

“Ainda não sabemos qual será o impacto total do COVID-19 no turismo global. No entanto, precisamos apoiar o setor agora, enquanto nos preparamos para que ele volte mais forte e sustentável. Planos e programas de recuperação para o turismo se traduzirão em empregos e crescimento econômico. ” acrescentou o secretário-geral.

As Recomendações para Ação são o primeiro conjunto abrangente de ações que governos e atores do setor privado podem realizar agora e nos meses desafiantes à frente. O Sr. Pololikashvili enfatizou que “para que o turismo realize seu potencial para ajudar sociedades e países inteiros a se recuperarem dessa crise, nossa resposta precisa ser rápida, consistente, unida e ambiciosa”.


Respondendo Hoje E Se Preparando Para Amanhã

Ao todo, este novo guia fornece 23 recomendações acionáveis, divididas em três áreas principais:

Gerenciamento da crise e mitigação do impacto: As principais recomendações estão relacionadas à retenção de empregos, apoio a trabalhadores autônomos, garantia de liquidez, promoção do desenvolvimento de habilidades e revisão de impostos, taxas e regulamentos relacionados a viagens e turismo. As recomendações são feitas quando parece provável uma recessão econômica global. Dada a sua natureza intensiva em mão-de-obra, o turismo será duramente atingido, com milhões de empregos em risco, especialmente os mantidos por mulheres e jovens, bem como grupos marginalizados.

Fornecendo estímulo e acelerando a recuperação: Este conjunto de recomendações enfatiza a importância de fornecer estímulo financeiro, incluindo políticas fiscais favoráveis, levantando restrições de viagem assim que a emergência de saúde permitir, promovendo a facilitação de vistos, aumentando a confiança do consumidor, e do marketing, a fim de acelerar recuperação. As recomendações também pedem que o turismo seja colocado no centro das políticas e planos de ação nacionais de recuperação.

Preparando-se para o amanhã: Enfatizando a capacidade única do turismo de liderar o crescimento local e nacional, as Recomendações exigem maior ênfase na contribuição do setor à Agenda de Desenvolvimento Sustentável e na construção de um aprendizado de resiliência a partir das lições da atual crise. As Recomendações pedem aos governos e atores do setor privado que se transformem em planos de preparação e usem essa oportunidade para fazer a transição para a economia circular.


Sobre O Comitê Global De Crise Do Turismo

A OMT formou o Comitê Global de Crise do Turismo para orientar o setor em resposta à crise do COVID-19 e construir as bases para a resiliência futura e o crescimento sustentável. O Comitê é composto por representantes dos Estados Membros da OMC e dos Afiliados, juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) e a Organização Marítima Internacional (IMO). O setor privado é representado pelo Airports Council International (ACI), pela Cruise Line International Association (CLIA), pela International Air Transport Association (IATA) e pelo World Travel and Tourism Council (WTTC) para garantir uma resposta coordenada, e eficaz.

Imagem: Google Imagens

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades