Pular para o conteúdo principal


British Airways Diz Adeus À Rainha Dos Céus

Ontem, sexta-feira, 17 de julho de 2020, a British Airways anunciou, com grande tristeza, que sua frota de aeronaves Boeing 747, carinhosamente conhecida como 'A Rainha dos Céus', provavelmente voou em seu último serviço comercial programado.

O sol se põe no Boeing 747. (Divulgação)

Após quase cinco décadas de serviço e milhões de quilômetros percorridos em todo o mundo, propõe-se que a frota restante da companhia aérea de 31 747-400 aeronaves seja retirada com efeito imediato como resultado do impacto devastador que a pandemia do Covid-19 teve sobre a companhia aérea, e o setor de aviação, que não devem se recuperar para os níveis de 2019 até 2023/24.

Há apenas um ano, a British Airways pintou com amor quatro de seus jatos jumbo em cores tradicionais para marcar o centenário da companhia aérea. O jato da BA fez uma aparição com o Red Arrows para o deleite dos espectadores na Royal International Air Tattoo, e infelizmente a aeronave estará, em breve, indo para o seu local de descanso final ao lado de outras 30 aeronaves.

A aeronave que consumia combustível estava sendo gradualmente eliminada pela British Airways ao chegar ao fim de sua vida útil, a fim de ajudar a cumprir o compromisso da companhia aérea de zerar até 2050. A companhia aérea investiu pesadamente em novas, e modernas, aeronaves de longo curso, incluindo seis A350 e 32 787 que são cerca de 25% mais econômicos que o 747. Como parte da injeção de £ 6,5 bilhões da companhia aérea na experiência do cliente nos últimos anos, as aeronaves existentes foram reformadas, e os recém-chegados chegaram aos britânicos A frota da BA é composta com um luxuoso Club Suite de classe executiva.

Alex Cruz, presidente e CEO da British Airways, disse: “Não é assim que queríamos ou esperávamos que nos despedíssemos de nossa incrível frota de aeronaves 747. É uma decisão de partir o coração. Tantas pessoas, incluindo milhares de nossos colegas do passado e do presente, passaram inúmeras horas dentro e com esses maravilhosos aviões - eles estiveram no centro de tantas lembranças, incluindo o meu primeiro voo de longo curso. Eles sempre terão um lugar especial em nossos corações na British Airways."

“Temos o compromisso de tornar nossa frota mais ecológica, à medida que procuramos reduzir o tamanho de nossos negócios para refletir o impacto da pandemia de Covid-19 na aviação. Por mais doloroso que seja, é a coisa mais lógica a ser proposta. A aposentadoria do jumbo será sentida por muitas pessoas na Grã-Bretanha, bem como por todos nós na British Airways. Infelizmente, é outro passo difícil, mas necessário, enquanto nos preparamos para um futuro muito diferente.”

A BA operou seu primeiro serviço de 747 de Londres para Nova York, em 14 de abril de 1971 e, em julho de 1989, o primeiro British Airways 747-400, o tipo de aeronave que a companhia aérea ainda hoje voa, subiu ao céu. Observadores de aviões que ladeavam as cercas do perímetro de Heathrow observariam o magnífico 747-400 decolar a 180 km/h, e atingir velocidades de cruzeiro no céu de até 565 km/h.

Durante a década seguinte, a companhia aérea recebeu mais 56 aeronaves, com seu último avião entregue, em abril de 1989. Na época, era a maior aeronave comercial do mundo, e permaneceu assim até o Airbus A380 chegar ao céus em 2007.

Em um ponto, a British Airways operou 57 aeronaves 747-400. A aeronave original apresentava 27 assentos da Primeira Classe e 292 assentos da Economy. Inicialmente, o andar superior, amplamente descrito como a bolha, continha uma sala de estar, com cadeiras. Era conhecido como o 'clube no céu', e a aeronave também hospedou o primeiro assento de cama plana do mundo, que a British Airways foi pioneira em 1999.

As aeronaves de hoje podem acomodar até 345 passageiros, em quatro classes - Primeira, Club World (Negócios), World Traveler Plus (Premium Economy) e World Traveler (Economy). A British Airways atualizou recentemente o interior de algumas de suas aeronaves 747, que deverão permanecer em serviço por vários anos.

Os jatos jumbo da companhia aérea estão atualmente aterrados, em vários locais no Reino Unido, e agora só devem atingir alturas de 35.000 pés enquanto fazem suas jornadas finais.

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades