Pular para o conteúdo principal


ETC Apela Aos Governos Da UE Para Suspender Ou Reinstalar As Restrições De Viagens

Alta intenção entre os europeus de viajar novamente; no entanto, a falta de uma resposta coordenada atrasa a recuperação do setor

Bruxelas, agosto de 2020: A Comissão Europeia de Viagens (ETC) pede aos governos da UE que coordenem melhor seus esforços de recuperação do COVID-19, adotando uma abordagem harmonizada para suspender ou reinstalar as restrições, e medidas de segurança, à medida que a confiança do turismo despenca para um recorde de baixa no continente. Levando em consideração os últimos desenvolvimentos epidemiológicos em toda a Europa, a ETC também insiste que quaisquer novas medidas potenciais devem ser locais e baseadas na ciência, evitando a imposição de proibições ou quarentenas gerais, e devem ser comunicadas aos viajantes bem antes de suas datas de viagem.

Eduardo Santander, diretor executivo da European Travel Comission. (© Google Imagens)

Embora muitos europeus desejem viajar novamente e aproveitar o verão de 2020, eles não têm confiança para reservar uma viagem devido à falta de clareza em torno das barreiras de fronteira, disponibilidade de transporte e protocolos de saúde, e segurança no destino escolhido. Novos dados de Sojern, que coleta e analisa dados de intenção de viagem de milhares de companhias aéreas e hotéis parceiros de todo o mundo, destaca que, apesar da maioria das restrições na Europa terem sido suspensas em meados de junho, o turismo europeu está mostrando uma recuperação muito lenta. Sojern, trabalhando com a ETC, analisou dados de pesquisa e reserva em três aspectos do mercado de turismo europeu - viagens domésticas, viagens entre países europeus e viagens internacionais para a Europa.

Viagem doméstica: o interesse europeu por viagens domésticas, conforme expresso em pesquisas e reservas de vôos, permaneceu muito baixo, em julho de 2020, com quedas ano a ano de -37% e enormes -67%, respectivamente. Embora a situação atual não pareça encorajadora com as reservas de vôos reais sendo muito baixas, uma tendência de aumento nas pesquisas de voos domésticos foi registrada na segunda quinzena de julho, o que é indicativo do entusiasmo das pessoas em viajar dentro de seus países, o que significa que agora é mais crítica do que nunca para uma resposta coerente e coordenada da UE.

Viagem intra-europeia: As primeiras duas semanas de julho viram um ligeiro aumento nas reservas aéreas (+ 6%) para viagens intra-europeias em comparação com junho. No entanto, à medida que o mês avançava, essa tendência positiva se desvaneceu, com as reservas de vôos caindo novamente. Da mesma forma, as pesquisas aumentaram apenas ligeiramente. Essas flutuações demonstram a ansiedade e hesitação simultâneas das pessoas em viajar nestes tempos incertos. Quanto mais essa incerteza em torno das regras e restrições de viagens entre os países continuar, mais difícil será para os consumidores reconquistar a confiança em viagens e para a indústria ver uma recuperação estável.

Viagens internacionais na Europa: pesquisas globais e reservas aéreas para a Europa também estão bem abaixo dos níveis do ano passado para julho em -67% e -72%, respectivamente, com os dados da Sojern mostrando claramente que esta tendência de queda está quase estagnada desde maio. As pesquisas de consumidores estrangeiros para viagens à Europa diminuíram 4% entre a primeira e a última semana de julho, o que pode ser interpretado, em parte, como um sinal de enfraquecimento do interesse. Essa tendência é mais uma ilustração de que a recuperação das viagens de longa distância levará um tempo considerável, bem como o esforço conjunto da indústria e dos reguladores.

Respondendo a esses números alarmantes, o Diretor Executivo da ETC, Eduardo Santander, disse: “Como temos avisado há vários meses, coordenar e alinhar efetivamente as respostas à evolução da situação epidemiológica tanto a nível da UE como nacional é a única solução para salvar o setor de viagens, em Europa. No entanto, em vez disso, tem havido um quadro muito fragmentado com abordagens nacionais inconsistentes e em constante mudança. Esses dados mostram claramente que um trabalho significativo ainda precisa ser feito quando se trata de harmonizar a abordagem que os Estados membros estão adotando, antes que qualquer recuperação seja viável.”

Provando a importância da recuperação do turismo como um catalisador para o renascimento da economia europeia, a última pesquisa do WTTC mostra que cada aumento de 2,7% nos fluxos de viagens geraria ou traria de volta um milhão de empregos no setor. Harmonizar a colcha de retalhos inconsistente das regras do COVID-19 e dos conselhos de viagem na Europa poderia levar a um aumento de viajantes, em 27%, recriando 10 milhões de empregos em viagens na UE.

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades