O aeroporto recebeu 1,4 milhão de passageiros com 15.658 movimentos de tráfego aéreo. O aeroporto BLR se reconectou de forma constante com 49 dos 58 pares de cidades domésticas, restaurando 84% da rede pré-Covid. O processamento sem contato garantiu que os passageiros continuem tendo uma experiência perfeita e segura no aeroporto.
Bengaluru, Índia - 01º de setembro de 2020 marca 100 dias desde a retomada das viagens aéreas domésticas programadas na Índia. As operações foram autorizadas pelo Diretor Geral de Aviação Civil (DGCA) a partir de 25 de maio de 2020, após um bloqueio induzido pela Covid de dois meses.
Aeroporto Internacional de Bangalore, Índia, Kempegowda (BRL/BIAL). (© Google Imagens) |
Em 100 dias, o aeroporto BLR recebeu 1,4 milhão de passageiros domésticos com 15.658 movimentos de tráfego aéreo. Em comparação com julho de 2020, houve um crescimento de 39% em ATM´s e mais de 47% no tráfego de passageiros em agosto de 2020, indicando uma tendência positiva com medidas sucessivas para desbloquear a economia da Índia. Com o relaxamento das regulamentações estaduais e aumento da capacidade das companhias aéreas, espera-se que os números aumentem nos próximos dias, e meses.
Desde a retomada das operações domésticas, o Aeroporto BLR reconectou-se com 49 dos 58 pares de cidades domésticas, alcançando 84% da rede pré-Covid. Calcutá emergiu como o principal destino com 13% dos passageiros domésticos de e para o aeroporto BLR, enquanto Delhi 11% e Patna 06% ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
O movimento de passageiros foi maior em direção às regiões Leste / Nordeste da Índia com 33,7%, seguido de perto pelo Sul da Índia com 30,9%.
Políticas favoráveis do MoCA, MoHFW, GoI e GoK que apoiaram a reintegração, o alinhamento entre as companhias aéreas, BIAL e outros stakeholders como o MoHFW e concessionárias, ajudaram a adaptar-se ao novo ambiente.
Iniciativas robustas, incluindo 'Balcões de Informação Virtual Touch-free' são o resultado das respostas dos passageiros ao inquérito Voice of Pax realizado pelo BIAL. Realizado para entender a percepção dos passageiros em relação às viagens aéreas, mais de 90% consideraram os aeroportos mais seguros do que qualquer outro local e as viagens aéreas mais seguras do que qualquer outro meio de transporte.
F&B E Varejo Sem Contato
As medidas de segurança para F&B e varejo no aeroporto BLR incluem pré-encomenda de alimentos para minimizar o tempo de espera, entrega no local ou para viagem perfeita, pagamentos sem contato e garantia de treinamento de padrões de higiene para todos os funcionários. Todos os pontos de venda F&B têm opções sem contato (FSTR by BLR, quiosques, código QR) para ajudar os viajantes a evitar o contato humano nos pontos de venda e eliminar filas fazendo pré-encomenda em seus smartphones. Durante os últimos 100 dias, os passageiros começaram a se acostumar com alimentos e bebidas sem contato e opções de varejo.
Todos os táxis do aeroporto e táxis baseados em aplicativos são higienizados antes de cada viagem do aeroporto para garantir a saúde dos passageiros. As opções de pagamento sem contato também estão disponíveis para serviços de táxi do aeroporto.
Alguns dos fatores que contribuíram para o sucesso das operações são:
- Processamento sem contato de passageiros através do aeroporto: toda a solução de processamento sem contato foi lançada em menos de duas semanas;
- Auto-embarque biométrico DigiYatra para tornar as viagens aéreas sem papel. DigiYatra está habilitado para vôos da Air Vistara e AirAsia India, com a SpiceJet prevista para entrar em operação em breve;
- Higienização rigorosa do Terminal, táxis e todos os pontos de contato importantes;
- Tratamento UV e higienização das bandejas após cada uso;
- Ventilação aprimorada para aumentar a entrada de ar fresco e aumentar a temperatura ambiente no Terminal de 23° C para 25° C para minimizar a transmissão do vírus;
- Lançamento de 'Balcões de Informação Virtual sem toque', permitindo que os viajantes tenham conversas em tempo real com a equipe do aeroporto por meio de vídeo sem toque;
- Uma campanha do BIAL para atualizar os passageiros e seus familiares sobre os conselhos de viagem do MoCA, MoFHW e GoK - através das redes sociais e comunicação em terra;
- Com os colaboradores expostos ao risco de infecção, BIAL criou um BCP robusto para garantir a continuidade das operações. Para cuidar do seu bem-estar, medidas de higiene rigorosas foram implementadas no local de trabalho, incluindo testes, apoio de aconselhamento e linha de apoio 24 horas por dia, 7 dias por semana para funcionários, por funcionários.