Pular para o conteúdo principal


Itália, Rússia E França Lideram Retomada De Gastos Com Viagens E Entretenimento

Novo relatório aponta o aumento de hotéis de Boutique, o retorno de viagens na estrada e outras tendências emergentes

São Paulo, setembro de 2020 - Apesar dos desafios trazidos pela Covid-19, há sinais promissores no consumo em geral - incluindo setores que foram muito atingidos pela pandemia, como viagens, de acordo com o Mastercard Recovery Insights. Ontem, a Mastercard divulgou seu segundo relatório da série Recovery Insights, chamado Travel Check-In. A série foca nos impactos da pandemia, incluindo tendências que estão surgindo nos gastos com viagens.

(Divulgação)

A análise das atividades de venda agregadas por toda rede Mastercard, mantendo a anonimidade e incluindo vendas Online e Offline, revela que dentro do G20, Itália, Rússia e França estão no topo em relação a recuperação de seus gastos com viagens e entretenimento, com níveis muito parecidos com 2019. Isso inclui sub setores da categoria como passagens aéreas e hospedagem, assim como comer fora. Embora a Itália tenha sido o foco da pandemia no início do ano, a forte cultura gastronômica e indústria do turismo doméstico consolidada no país ajudou na recuperação mais rápida quando comparada a outros mercados como os E.U.A, Brasil e Índia.

Embora a Europa esteja liderando a recuperação regional por meio de viagens intrarregionais, alguns países individuais maiores estão se recuperando com relativa rapidez por meio de viagens aéreas domésticas. Isso é perceptível nos países do BRICS, Brasil, Rússia, Índia e China. China e Rússia se destacam globalmente, enquanto Brasil e Índia estão se recuperando rapidamente em relação aos níveis regionais gerais.

À medida que a economia global começa a mostrar sinais de melhora, um número de novas tendências tem surgido para espelhar hábitos gerais de consumo - em particular a diminuição do raio de consumo no varejo, visto que os consumidores estão de deslocando para locais mais perto de casa.

"Não há dúvida de que as pessoas amam viajar. No entanto, o que observamos é que o modo como gastam tem se adaptado ao novo momento. Gastos como gasolina, restaurantes e aluguel de bicicletas tem melhorado, mostrando que o reaquecimento está acontecendo, mas focado no âmbito local", diz Steve Sadove, conselheiro sênior da Mastercard e ex-presidente da Saks.

As principais tendências observadas no Mastercard Recovery Insights: Travel Check-In, de acordo com a análise de dados anônimos e números de vendas agregadas em toda rede Mastercard, incluem:

Regionalismo: No segundo trimestre de 2020, a fatia de aluguel de carros dentro dos gastos gerais com transportes quase dobrou de 9%, em 2019, para 17%, visto que o consumidor tem priorizado meios locais de transporte. Na Suíça e Alemanha por exemplo, o volume de gastos com viagens não aéreas totalizou quase três quartos do orçamento total no setor até a semana do dia 7 de agosto. Essa tendência também impulsionou o mercado de aluguel para soluções de deslocamento em curta distância, como patinetes e bicicletas em países como os EUA, com números que ultrapassaram o equivalente, em 2019, até o fim de julho. O retorno dos gastos com gasolina - mesmo com a baixa nos preços - também mostra que os consumidores estão saindo mais de casa e gastando, apesar de fazê-lo ainda de forma limitada.

Hotéis Boutique: Nossa análise mostra que viajantes estão optando cada vez mais por lugares menores, com um aumento na procura por pequenos hotéis de boutique. Atualmente, o índice de recuperação para pequenos hotéis independentes tem ultrapassado o retorno de grandes cadeias de hotéis, em mais de 50%.

Turismo lidera retomada: Uma análise comparativa de cartões individuais e cartões empresariais mostra que o gasto com viagens aéreas e aluguel de carros está voltando para o consumidor comum antes do que para viagens com fins comerciais.

A Mastercard tem se comprometido em ajudar os varejistas, restaurantes, empresas de bens de consumo embalados, e muitas outras a lidar com os desafios da pandemia - e, agora, da recuperação.

 Isso inclui a disponibilização gratuita de ferramentas que propõem soluções para governos e pequenos negócios, para que estes tenham acesso a informações atualizadas da economia nesse momento.

A habilidade de poder tomar decisões com esse embasamento é vital para o sucesso a longo prazo de empresas, comunidades e indivíduos ao redor do mundo.

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades