O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, venceu as eleições para a presidência da European Travel Comission (ETC), e anunciou que é seu objetivo promover uma “melhor coordenação entre as posições dos diferentes estados-membros a favor do turismo em todo o espaço europeu”.
Luís Araújo. (© PressTur) |
“Luís Araújo vai liderar os esforços conjuntos dos destinos europeus para reconstruir o setor do turismo na Europa no rescaldo da crise da covid-19”, sublinha a ETC num comunicado também divulgado ontem. O novo presidente deverá posicionar a organização “como a voz mais influente na transformação do setor em direção ao turismo responsável, sustentável, digital e resiliente de amanhã.”
Citado no documento, Luís Araújo declarou-se “extremamente orgulhoso por poder liderar uma organização europeia em nome do Turismo de Portugal, sobretudo numa altura em que o turismo europeu enfrenta um dos maiores, senão o maior desafio de sempre”.
Um dos seus objetivos é “fazer com que o turismo tenha uma voz mais ativa dentro da União Europeia, através de uma melhor coordenação entre as posições dos diferentes estados-membros a favor do turismo em todo o espaço europeu que permitam uma recuperação rápida e sustentável do setor.”
O comunicado da ETC indica que Luís Araújo foi eleito para “um mandato de três anos” sucedendo a Peter De Wilde, CEO da VisitFlanders, que ocupou o cargo por seis anos e liderou a organização em várias reformas, ampliando as áreas atuação e atraindo vários associados do setor privado.
Luís Araújo terá como vice-presidentes Robert Andrzejczyk, do Turismo da Polónia, Magda Antonioli, do Conselho de Turismo do Governo Italiano (ENIT) e o recém-eleito Kristjan Staničić, do Conselho Nacional de Turismo da Croácia (CNTB).
Luís Araújo é apresentado pela ETC como um membro do setor do turismo com mais de 20 anos de experiência, estando à frente do Turismo de Portugal desde Fevereiro de 2016, onde lidera uma equipe de 650 pessoas e 350 formadores externos, e coordena 20 delegações turísticas que abrangem 26 mercados estrangeiros.
Antes de liderar o Turismo de Portugal, Luís Araújo foi administrador do Grupo Pestana, o maior grupo hoteleiro português, responsável pelas operações na América Latina e pelo departamento de sustentabilidade do grupo. Luís Araújo também foi chefe de Gabinete do Secretário de Estado do Turismo de Portugal entre 2005 e 2007.
Os objetivos da ETC passam por promover a Europa como destino turístico, partilhar conhecimento, estudos e dados sobre mercados, bem como ser uma voz única do setor em questões como a política de vistos, sustentabilidade, conectividade e trabalho.
O comunicado sublinha ainda que a ETC e a Comissão Europeia (CE) estabeleceram uma parceria estratégica de longo prazo para a promoção da Europa como principal destino turístico mundial, apoiando o desenvolvimento competitivo sustentável do setor através do intercâmbio de conhecimento, investigação turística e da promoção de modelos social e ambientalmente viáveis para a atividade.