Durante o mês de agosto, 650.000 passageiros voaram pelos dez aeroportos da Suécia, uma redução de 83% em comparação com 3.700.000 passageiros do ano passado. A recuperação do tráfego aéreo continuou em comparação com os meses anteriores, mas desacelerou ligeiramente no final de agosto devido à redução das viagens de lazer. No entanto, a situação do mercado ainda é fortemente afetada pela pandemia de cobiça global.
Aeroporto Arlanda, em Estocolmo, Suécia. (© Swedavia - Victoria Ström) |
"Ao somarmos os meses de verão, podemos afirmar que a recuperação cautelosa das viagens aéreas continuará durante o mês de agosto, em sintonia com as restrições de viagens dos países que permitem maior acessibilidade entre países. Embora as viagens aéreas continuem a aumentar em agosto, ainda representam volumes relativamente pequenos e um nível historicamente baixo como resultado dos efeitos da pandemia de corona", disse Jonas Abrahamsson, presidente e CEO da Swedavia.
"Antes do outono, a avaliação da indústria da aviação é que levará vários anos para o mercado da aviação se recuperar aos níveis anteriores à pandemia. Para o futuro próximo, um mercado de aviação continuado fortemente afetado e limitado com um número de viagens aéreas significativamente menor em comparação com antes da pandemia deve ser esperado para o resto do ano e também no próximo ano", diz Abrahamsson.
No Aeroporto Arlanda de Estocolmo, o maior aeroporto da Suécia, as viagens diminuíram 83% para 418.000, em agosto, em comparação com 2019. Também no Aeroporto Landvetter de Gotemburgo, o segundo maior aeroporto da Suécia, as viagens diminuíram 83% para 104.000 passageiros durante o mês. Nos aeroportos regionais da Suécia, o número de passageiros diminuiu entre 66% e 93% em comparação com o número de passageiros do ano passado. As estatísticas de tráfego para os aeroportos da Suécia estão disponíveis em https://www.swedavia.se/om-swedavia/statistik/.
Em www.swedavia.se pode encontrar mais informações sobre as medidas que a Swedavia tem tomado pelos viajantes. Veja, por exemplo: https://www.swedavia.se/arlanda/halsoatgarder-covid-19/.
A Swedavia tem conduzido um trabalho ambicioso de sustentabilidade por muitos anos. Todos os dez aeroportos da Suécia terão emissões zero de dióxido de carbono fóssil de suas próprias operações até o final de 2020. A Suécia também está trabalhando ativamente para promover a transição para o biocombustível de aviação sustentável e pretende ter 5% de todo o combustível reabastecido nos aeroportos suecos sem fósseis até 2025.
O biocombustível de aviação da Swedavia corresponde aos vôos de negócios da empresa, aproximadamente 450 toneladas de combustível, anualmente.