Portugal tem 11 destinos nos Top100 Destinos Sustentáveis do mundo publicados anualmente pela Green Destinations com o objetivo de distinguir boas práticas sustentáveis. Alto Minho, Águeda, Arouca, Açores, Cascais, Dark Sky Alqueva, Lagos, Serras do Socorro e Archeira, Sintra, Torres Vedras e Região Oeste são as regiões portuguesas incluídas na lista deste ano.
São Jorge, Açores. (© PressTur) |
A Green Destinations apresenta-se como “uma fundação sem fins lucrativos para o desenvolvimento e reconhecimento de destinos sustentáveis, liderando uma parceria global de representantes, organizações especializadas e instituições académicas”.
A organização salienta que trabalha “em benefício da Comunidade de Destinos Verdes: representantes de destinos e partes interessadas” e segue o lema “Juntos, tornamos seus locais melhores e mais sustentáveis”.
O seu website diz que são “valores fundamentais” da Green Destinations:
Genuine: apoiar a celebração autêntica da cultura e tradição local;
Responsável e respeitoso: evitando a exploração das pessoas no turismo e prevenindo o turismo de massa perturbador (overtourism);
Economicamente sustentável: envolvendo a comunidade empresarial local e aumentando o emprego na comunidade local;
Ambiente & Clima favorável: combater a crise climática, degradação ambiental e poluição, assegurando ao mesmo tempo a saúde pública;
Nature & cenário amigável: proteger vistas panorâmicas, paisagens, habitats naturais e vida selvagem”.
Fonte: PressTur