Hoje cedo, o Primeiro Ministro convocou uma reunião do Grupo de Resposta a Incidentes para discutir a nova variante do COVID-19 identificada no Reino Unido. A Ministra da Saúde Patty Hajdu, o Ministro da Segurança Pública e Preparação para Emergências Bill Blair, o Ministro dos Transportes Marc Garneau, o Presidente do Conselho Privado da Rainha para o Canadá e o Ministro dos Assuntos Intergovernamentais, Dominic LeBlanc, e o Ministro das Relações Exteriores François-Philippe Champagne participaram do encontro.
Justin Trudeau, primeiro ministro do Canadá, mantêm os avisos para evitar que os canadenses saiam do país. (eTurboNews) |
A variação genética de vírus como o que causa o COVID-19 é esperada e já foi observada em partes do mundo este ano. Embora os dados iniciais sugiram que a variante do Reino Unido pode ser mais transmissível, até o momento não há evidências de que as mutações tenham qualquer impacto na gravidade dos sintomas, na resposta dos anticorpos ou na eficácia da vacina.
As evidências são, entretanto, limitadas no momento e mais pesquisas são necessárias no Canadá e em todo o mundo. Dado o elevado número de casos de uma variante do vírus COVID-19 observado em algumas áreas do Reino Unido, foi tomada a decisão de suspender a entrada no Canadá de todos os voos comerciais e privados de passageiros do Reino Unido por 72 horas, a partir da meia-noite desta noite.
“Nosso governo continuará a fazer o que for necessário para proteger a saúde dos canadenses. Essas medidas adicionais darão aos funcionários de saúde pública tempo para coletar mais evidências e ajudar a reduzir a disseminação do vírus que causa COVID-19”, disse a Honorável Patty Hajdu, Ministra da Saúde
O Canadá tem fortes restrições a viagens e medidas de fronteira em vigor desde março de 2020, incluindo medidas de quarentena obrigatórias, que exigem que os viajantes façam quarentena ou isolamento por 14 dias imediatamente após a entrada no Canadá. Essas medidas permanecem em vigor.
“É essencial para a saúde e segurança de todos os canadenses que continuemos a adaptar rapidamente nossas medidas de fronteira para responder à evolução da situação do COVID-19. Os oficiais da Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá permanecem vigilantes e estão prontos para implementar essas medidas de fronteira aprimoradas para proteger os canadenses”, disse o Honorável Bill Blair, Ministro da Segurança Pública e Preparação para Emergências
Além disso, os passageiros que chegaram hoje do Reino Unido ao Canadá estão agora sujeitos a uma triagem secundária e medidas aprimoradas, incluindo um maior escrutínio dos planos de quarentena. Os passageiros que chegaram recentemente do Reino Unido também receberão orientações adicionais do Governo do Canadá.
“Nosso governo está comprometido em manter os canadenses e o sistema de transporte seguros e protegidos. O aviso que emitimos hoje, proibindo temporariamente voos do Reino Unido para o Canadá, reduzirá os riscos de saúde pública para os canadenses”, disse o Ilustre Marc Garneau, Ministro dos Transportes
Os canadenses são aconselhados a evitar viagens não essenciais para fora do Canadá e a evitar todas as viagens em navios de cruzeiro até novo aviso. O aviso oficial global do Canadá, o aviso de navio de cruzeiro e o aviso de saúde para viagens de pandemia COVID-19 ainda estão em vigor.