Pular para o conteúdo principal


Costa Cruzeiros Recebe O Navio Costa Firenze Inspirado Na Beleza Do Renascimento

Simbolizando um passo adiante no reinício da indústria de cruzeiros, o navio está programado para navegar pelo Mediterrâneo até outubro de 2021, quando segue para roteiros pela Ásia

São Paulo, dezembro de 2020 - A Costa Cruzeiros, companhia de cruzeiros líder na Europa e integrante da Carnival Corporation, recebeu nesta terça-feira, 22 de dezembro, seu novo navio Costa Firenze. Projetado e construído pelo estaleiro Fincantieri, em Marghera, Itália, o navio é inspirado no Renascimento florentino. A cerimônia de entrega ocorreu em formato totalmente digital.

O Costa Firenze navegará pela primeira vez em 2021, e terá dois itinerários diferentes pelo Mediterrâneo Ocidental, com duração de uma semana cada. (© Costa Cruzeiros)

Com 135.500 toneladas e capacidade para mais de 5.200 hóspedes, o Costa Firenze é o quarto navio a ser entregue no plano de expansão do Grupo Costa, que prevê investimento de mais de 6 bilhões de euros em sete novos navios até 2023. Três navios ainda serão lançados pelo Grupo, formado pelas marcas Costa Cruzeiros, AIDA Cruises e Costa Ásia.

Dos 14 navios que atualmente operam na frota da Costa Cruzeiros, 11 foram construídos pelo estaleiro Fincantieri. A sólida relação entre as duas empresas representa uma significativa contribuição para a economia italiana, além da garantia de emprego para milhares de funcionários, tanto nos estaleiros quanto nas empresas fundamentais para a construção do interior de um navio.

“A entrega do novo Costa Firenze é um sinal de esperança e recomeço para todo o ecossistema de cruzeiros e do turismo. Este navio representa a prova mais tangível da vontade do nosso Grupo de reiniciar. Esperamos que, em breve, as pessoas possam viajar novamente e que mais navios possam realizar viagens e contribuir para a revitalização do turismo na Itália, na Europa, e no mundo", afirmou Michael Thamm, CEO do Grupo Costa & Carnival Ásia. “Olhando para além da pandemia, o objetivo da Costa é projetar um futuro sustentável e com zero emissão para a indústria de cruzeiros. Nossa parceria de longa duração com a Fincantieri leva ambas as empresas para um roteiro em busca deste objetivo ambicioso, mas essencial”, completa.

Giuseppe Bono, CEO da Fincantieri, afirma que o “Costa Firenze é o terceiro navio de cruzeiro que entregamos desde setembro, e estamos satisfeitos que o nome desta unidade lembra uma das mais famosas cidades de arte na Itália e no mundo. A entrega é um momento importante e demonstra, de maneira concreta, o retorno da Costa Cruzeiros à normalização de sua atividade de produção. Gostaria, ainda, de destacar que a situação financeira e econômica da Fincantieri não mudou significativamente em comparação com o que comunicamos nos trimestres anteriores. A empresa tem se mostrado muito resiliente, evitando o cancelamento de encomendas, e estreitando o relacionamento com os clientes do setor de cruzeiros. Somos uma empresa em crescimento, ganhamos reputação internacional e confiabilidade, o que mostra aos clientes que podem contar conosco para desenvolver seus projetos, com garantia de visibilidade em pedidos de longo prazo, com oportunidades para aumentar a eficiência, a produtividade e a lucratividade.”

“O navio Costa Firenze é um excelente embaixador do estilo italiano de navegar. Inspirado em uma cidade icônica, que representa a arte, o gosto e o requinte do Renascimento no imaginário coletivo mundial, mostra a beleza florentina para hóspedes de todo o mundo, em mares da Europa à Ásia. Projetamos o Costa Firenze para oferecer aos nossos hóspedes uma experiência única, que vai agradar à família toda com a variedade de entretenimento e serviços a bordo”, contou Mario Zanetti, CCO do Grupo Costa e Presidente do Grupo Costa Ásia. Com novidades específicas para o entretenimento, o Costa Firenze é um verdadeiro parque de aventuras.

O design interno do Costa Firenze é uma celebração à cidade toscana de Florença, berço da arte e cultura renascentista. Os espaços comuns refletem a harmonia de um passeio por uma rua ou praça florentina, até na escolha das cores. A oferta gastronômica se baseia na excelente culinária mediterrânea, com uma vasta oferta de opções de pratos, garantida por 13 bares e sete restaurantes.

O projeto Costa Firenze promove atenção especial aos aspectos de sustentabilidade. Seu excelente desempenho ambiental foi reconhecido pelo RINA, empresa com mais de 150 anos, responsável por testes, inspeção, certificação e classificação de navios, na categoria Green Star 3, uma notação voluntária que cobre todos os principais aspectos do impacto ambiental de um navio e requer proteção e prevenção máximas em áreas como resíduos, águas cinzas e negras, óleo de máquinas, CO2, ozônio, gases de efeito estufa, material particulado, óxidos de enxofre, nitrogênio e água de lastro, entre outros. Além de respeitar o cumprimento de uma série de normas de sustentabilidade ambiental, a certificação reconhece também as soluções de design e procedimentos operacionais que a Costa implementou voluntariamente, tanto na construção como na navegação, com o objetivo de superar os requisitos de proteção ambiental das normas internacionais.

O Costa Firenze navegará pela primeira vez em 2021, e terá dois itinerários diferentes pelo Mediterrâneo Ocidental, com duração de uma semana cada. O primeiro itinerário, disponível a partir de 28 de fevereiro de 2021, inclui os destinos italianos de Gênova, La Spezia - com excursões também partindo para Florença - e Nápoles, além de Valência, Barcelona e Marselha. O segundo roteiro, disponível de maio a outubro de 2021, inclui Gênova e Civitavecchia, com excursões a Roma, além de Nápoles, Ibiza, Barcelona e Marselha.

A partir de outubro de 2021, o navio segue para a Ásia, onde se junta ao navio irmão, Costa Venezia.

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades