O voo de entrega da aeronave usou uma combinação de combustível de aviação sustentável e convencional
Dubai, Emirados Árabes Unidos - A Emirates recebeu a A6-EVL, sua 116ª aeronave A380 e a primeira das três aeronaves A380 que serão incorporadas à sua frota, em 2020. A aeronave chegou a Dubai no início da manhã do sábado passado, usando uma mistura de combustível de aviação convencional e combustível de aviação sustentável. A Emirates deve receber mais duas aeronaves A380 até o fim deste mês, uma das quais estará equipada com seu tão aguardado produto Premium Economy.
Chegada da icônica aeronave A-380 a Dubai. (© Emirates) |
A experiência no icônico A380 da Emirates continua muito procurada pelos passageiros, e muitos dizem viajar nesta aeronave para aproveitar seu espaço, tranquilidade e conforto em qualquer uma das cabines. A Emirates recentemente voltou a oferecer seus produtos icônicos aos passageiros, equilibrando a experiência de alto nível durante a pandemia com medidas que priorizam a saúde e o bem-estar dos passageiros.
Sir Tim Clark, presidente da Emirates Airline, disse: "O A380 é uma história de sucesso da Emirates, que se reflete no forte interesse dos clientes em qualquer rota que usamos a aeronave ao longo dos anos. O A380 nos ajudou a atender com eficiência à demanda dos clientes em aeroportos com restrição de slots, e também, em rotas principais, apoiando as nossas operações de longa distância. É importante ressaltar que, com o espaço e a tecnologia desta aeronave, pudemos introduzir novos conceitos a bordo que transformaram a experiência de voo para melhor. Estamos ansiosos para apresentar nossa experiência Premium Economy, que fará sua estreia em uma aeronave A380 nos próximos meses. Nós continuaremos investindo em produtos de classe mundial no A380. O A380 continua a nossa aeronave principal na próxima década, e vamos retomando sua operação em mais rotas conforme a demanda de viagens exigir."
Hoje, o A380 é usado em vôos para Cairo, Amã, Paris, Londres, Guangzhou, Manchester e Moscou, e recentemente, os serviços foram expandidos para quatro aeronaves A380 diárias para o aeroporto de Heathrow, em Londres, e vôos diários para Moscou. A aeronave de dois andares também demonstrou sua versatilidade ao ser usada como um "minicargueiro" em operações selecionadas de fretamento de carga para o transporte de cargas urgentes em toda a rede da Emirates.
O voo de entrega da mais nova aeronave da frota da Emirates usou uma mistura de combustível de aviação convencional e combustível de aviação sustentável (SAF - Sustainable Aviation Fuel). Esta é a primeira vez que a companhia aérea usa SAF em uma aeronave A380. O biocombustível usado no voo foi produzido na Finlândia a partir de óleo de cozinha usado.
Sir Tim comentou sobre o compromisso da companhia aérea com a redução de seu impacto ambiental: "A sustentabilidade é um assunto permanente na agenda da Emirates. Acompanhamos de perto o desenvolvimento do combustível de aviação sustentável e esperamos que possa ser produzido em grande escala em breve, de maneira competitiva em termos de custo. O voo de entrega da nossa aeronave A380 mais recente foi parcialmente mantido por combustível de aviação sustentável; este é um passo positivo para reduzir nossas emissões gerais."
A Emirates continua apoiando iniciativas que contribuem para o desenvolvimento da indústria de SAF e adoção mais ampla de biocombustíveis. A companhia aérea faz parte do Comitê Diretivo da Coalizão Clean Skies for Tomorrow, criada pelo Fórum Econômico Mundial para promover o desenvolvimento de SAF. A Emirates também apoiou uma série de webinars sobre o futuro do SAF nos Emirados Árabes Unidos, organizada pela Universidade Khalifa. Atualmente, um terço dos ônibus de transporte de tripulação da Emirates, em Dubai, são movidos a biocombustíveis. Além disso, uma de suas principais contratadas de serviços de ônibus de transporte de tripulação, a Al Wegdaniyah, adota biocombustível fornecido pela Neutral Fuels.
A Emirates continua dando passos significativos para a redução de emissões. Além de operar aeronaves modernas e econômicas com idade média de 6,5 anos, a Emirates também tem um programa abrangente de eficiência de combustível que implementou uma série de iniciativas, incluindo o trabalho com provedores de navegação aérea em "faixas flexíveis" ou rotas flexíveis que criam o plano de voo mais eficiente.
A Emirates também opera um sistema robusto de monitoramento de combustível. No solo, a companhia aérea adota, sempre que possível, práticas de eficiência de combustível, como o uso de unidades de potência que consomem menos energia e desligamento de um ou dois motores durante o taxiamento após o pouso. Outras iniciativas operacionais incluem empuxo reverso em marcha lenta no pouso, melhorias na eficiência de carga, gerenciamento de peso da aeronave e a introdução de EFB - Electronic Flight Bag, um dispositivo eletrônico que ajuda a tripulação no gerenciamento de voo, aumentando a eficiência.