Pular para o conteúdo principal


Etihad Airways Lança Primeiro Programa De Carbono Zero De Aeronaves No Oriente Médio

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos - A Etihad Airways, a companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, se comprometeu a comprar compensações de carbono para neutralizar completamente as emissões de CO2 de sua aeronave carro-chefe “Greenliner” 787-10 por um ano inteiro de operação, em 2021.

“Greenliner” 787-10, aeronave carro-chefe da Etihad Airways. (Divulgação)

A iniciativa é o início da jornada da companhia aérea para reduzir as emissões de CO2 em 50% dos níveis de 2019 até 2035, e para atingir emissões zero líquidas totais até 2050 - uma primeira vez para qualquer companhia aérea no Golfo e uma das primeiras a estabelecer uma meta de esta escala na indústria. Separadamente, a companhia aérea implementará um programa adicional de compensação voluntária para passageiros por meio de seu site (etihad.com), em 2021.

O programa de compensação de carbono Greenliner da Etihad foi obtido em parceria com a Respira, uma instituição financeira internacional de compensação de carbono especializada em esquemas de compensação personalizados, em vários setores. O plano da Etihad está centrado em um projeto florestal da Tanzânia, e irá inicialmente comprar 80.000 toneladas de compensações de CO2.

O projeto Makame Savannah REDD - desenvolvido pela Carbon Tanzania - emprega um modelo comunitário único para conter o desmatamento e promover uma melhor gestão dos recursos naturais locais, em mais de 100.000 hectares na extensão sul do ecossistema Tarangire-Manyara.

O esquema de compensação é verificado e certificado pela VERRA, um organismo independente de garantia de qualidade de compensação de carbono, de acordo com seu Padrão de Carbono Verificado - onde isso garante que as compensações de carbono sejam quantificáveis, adicionais e totalmente sustentáveis. Além disso, o projeto da Tanzânia está em conformidade com os padrões de Clima, Comunidade e Biodiversidade, que protegem as espécies ameaçadas, e as comunidades locais. As primeiras safras de compensação do esquema foram certificadas no início de novembro de 2020.

Tony Douglas, CEO do Etihad Aviation Group, disse: “É encorajador terminar um ano difícil com um movimento tão positivo para o futuro sustentável da aviação. Embora o ano tenha trazido muitos desafios, a sustentabilidade manteve-se no topo da nossa agenda e o trabalho não parou. Esperamos ver mais iniciativas inovadoras, em 2021, à medida que aprendemos as lições ambientais de iniciativas com nossa frota Greenliner, e outras iniciativas de sustentabilidade.”

O lançamento do programa de compensação de carbono Greenliner complementa o trabalho contínuo da Etihad para desenvolver e testar Combustíveis de Aviação Sustentáveis ​​(SAF´s), com o objetivo de torná-los comercialmente viáveis ​​para ampla adoção pela indústria.

Ana Haurie, CEO da Respira, disse: “A Respira oferece uma nova abordagem para o mercado de carbono, alinhando os interesses dos desenvolvedores de projetos, compradores e provedores de capital. Desta forma, criamos resultados ganha-ganha para todas as partes interessadas. É um privilégio trabalhar com a Etihad, que demonstrou verdadeiro comprometimento com seus objetivos de sustentabilidade durante um período desafiador para a indústria aérea.”

Para apoiar os objetivos de sustentabilidade de longo prazo da Etihad e de Abu Dhabi, a Respira estabelecerá operações na capital dos Emirados Árabes Unidos no Abu Dhabi Global Market (ADGM), o centro financeiro internacional do Emirado, para trazer sua experiência em compensações para o Oriente Médio.

O Dr. Alejandro Rios-Galvan, presidente do Consórcio de Pesquisa em Bioenergia Sustentável da Universidade de Ciência e Tecnologia Khalifa, que assessora a Etihad em uma série de questões de sustentabilidade, disse: “Este é um ótimo começo para a jornada de carbono zero da Etihad usando um sistema respeitado padrão de compensação totalmente compatível com as melhores práticas de sustentabilidade existentes. Esperamos continuar apoiando a Etihad em sua estratégia de sustentabilidade de longo prazo.”

Para obter mais detalhes, visite: www.etihad.com/sustainability.

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades