Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos - A Etihad Airways, a companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, se comprometeu a comprar compensações de carbono para neutralizar completamente as emissões de CO2 de sua aeronave carro-chefe “Greenliner” 787-10 por um ano inteiro de operação, em 2021.
“Greenliner” 787-10, aeronave carro-chefe da Etihad Airways. (Divulgação) |
O programa de compensação de carbono Greenliner da Etihad foi obtido em parceria com a Respira, uma instituição financeira internacional de compensação de carbono especializada em esquemas de compensação personalizados, em vários setores. O plano da Etihad está centrado em um projeto florestal da Tanzânia, e irá inicialmente comprar 80.000 toneladas de compensações de CO2.
O projeto Makame Savannah REDD - desenvolvido pela Carbon Tanzania - emprega um modelo comunitário único para conter o desmatamento e promover uma melhor gestão dos recursos naturais locais, em mais de 100.000 hectares na extensão sul do ecossistema Tarangire-Manyara.
O esquema de compensação é verificado e certificado pela VERRA, um organismo independente de garantia de qualidade de compensação de carbono, de acordo com seu Padrão de Carbono Verificado - onde isso garante que as compensações de carbono sejam quantificáveis, adicionais e totalmente sustentáveis. Além disso, o projeto da Tanzânia está em conformidade com os padrões de Clima, Comunidade e Biodiversidade, que protegem as espécies ameaçadas, e as comunidades locais. As primeiras safras de compensação do esquema foram certificadas no início de novembro de 2020.
Tony Douglas, CEO do Etihad Aviation Group, disse: “É encorajador terminar um ano difícil com um movimento tão positivo para o futuro sustentável da aviação. Embora o ano tenha trazido muitos desafios, a sustentabilidade manteve-se no topo da nossa agenda e o trabalho não parou. Esperamos ver mais iniciativas inovadoras, em 2021, à medida que aprendemos as lições ambientais de iniciativas com nossa frota Greenliner, e outras iniciativas de sustentabilidade.”
O lançamento do programa de compensação de carbono Greenliner complementa o trabalho contínuo da Etihad para desenvolver e testar Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF´s), com o objetivo de torná-los comercialmente viáveis para ampla adoção pela indústria.
Ana Haurie, CEO da Respira, disse: “A Respira oferece uma nova abordagem para o mercado de carbono, alinhando os interesses dos desenvolvedores de projetos, compradores e provedores de capital. Desta forma, criamos resultados ganha-ganha para todas as partes interessadas. É um privilégio trabalhar com a Etihad, que demonstrou verdadeiro comprometimento com seus objetivos de sustentabilidade durante um período desafiador para a indústria aérea.”
Para apoiar os objetivos de sustentabilidade de longo prazo da Etihad e de Abu Dhabi, a Respira estabelecerá operações na capital dos Emirados Árabes Unidos no Abu Dhabi Global Market (ADGM), o centro financeiro internacional do Emirado, para trazer sua experiência em compensações para o Oriente Médio.
O Dr. Alejandro Rios-Galvan, presidente do Consórcio de Pesquisa em Bioenergia Sustentável da Universidade de Ciência e Tecnologia Khalifa, que assessora a Etihad em uma série de questões de sustentabilidade, disse: “Este é um ótimo começo para a jornada de carbono zero da Etihad usando um sistema respeitado padrão de compensação totalmente compatível com as melhores práticas de sustentabilidade existentes. Esperamos continuar apoiando a Etihad em sua estratégia de sustentabilidade de longo prazo.”
Para obter mais detalhes, visite: www.etihad.com/sustainability.