• São 70 aeronaves da família A320 NEO, que serão gradativamente incorporadas à frota da companhia aérea até 2026. A entrega dessas aeronaves com assentos em material ecológico começa em 2021
Com o objetivo de fortalecer o compromisso da companhia aérea com o meio ambiente, a JetSMART assinou um acordo com a ELeather para estofar 13.020 poltronas de sua nova frota com couro composto sustentável. São 70 aeronaves da família A320neo - com 186 assentos cada - que serão gradativamente incorporadas à companhia até 2026.
Além disso, este material demonstrou ter grande durabilidade em longo prazo, o que significa que as capas dos assentos duram mais e mantêm sua aparência de qualidade.
"Estamos muito felizes com o fechamento deste novo acordo com a ELeather, que nos permitirá ter mais de 13.000 lugares de material sustentável e que se soma a uma série de iniciativas que promovemos desde o início, que visam reduzir a emissão de carbono. Na JetSMART contamos com a mais avançada tecnologia em termos de eficiência de combustível, o que mitiga e reduz o impacto da indústria aeronáutica no meio ambiente, o que nos posiciona como líderes do setor, em sustentabilidade. Queremos que a nossa frota seja um reflexo da nossa essência ULCC (Ultra Low Cost), que visa reduzir custos e assim poder oferecer aos nossos passageiros as tarifas mais baixas do mercado ", afirmou o CEO da JetSMART, Estuardo Ortiz.
O couro ELeather utilizado para estofar os assentos é fabricado por meio de um processo exclusivo e patenteado que recicla os resíduos de couro, reduzindo as emissões de carbono e diminuindo o uso de recursos naturais da terra, como água e solo.
"Na ELeather, temos orgulho de ter essa parceria estratégica com a JetSMART, que reforça o crescente compromisso da indústria com a sustentabilidade. Para dar um exemplo de como a escolha de ELeather pode apoiar os objetivos ambientais de uma companhia aérea, o CO2 economizado dentro do avião é o equivalente a 70 viagens de ida e volta entre Santiago e Buenos Aires", explicou o CCO da ELeather , Nico Den Ouden.
No ano passado, a JetSMART anunciou a aquisição das aeronaves eficientes Airbus (A320neo), que incorporam as tecnologias mais recentes, motores de nova geração e sharklets, que juntos propiciam 20% de economia de combustível e CO2, além de 50% na redução de ruído.
E em setembro deste ano, a JetSMART anunciou a assinatura de um acordo com a Recaro para a compra de mais de 11 mil assentos para a classe econômica, que serão instalados em 61 aeronaves Airbus a partir de 2021. Essas poltronas pesam apenas 8 kg, impactando diretamente na redução dos custos de combustível, e manutenção. O acordo foi assinado para todo o portfólio das companhias aéreas pertencentes ao grupo Indigo Partners, que também inclui Wizz Air (Hungria), Frontier (Estados Unidos), Volaris (México) e Enerjet (Canadá).
Atualmente, a JetSMART está operando 15 destinos chilenos nas cidades de Santiago, Arica, Iquique, Antofagasta, Calama, Copiapó, La Serena, Concepción, Temuco, Valdivia, Puerto Montt, Chiloé, Balmaceda, Punta Arenas e Puerto Natales, 19 rotas interregionais e mais de 30 rotas domésticas. Além disso, retomou suas rotas internacionais de Santiago a Bogotá e Cali, na Colômbia; Lima, Arequipa e Trujillo, no Peru; juntamente com o lançamento de suas novas rotas a partir da base operacional de Antofagasta para Bogotá e Cali.
Selo IRAM
Graças ao rigoroso protocolo de higiene e biossegurança denominado "Compromisso SMART", a JetSMART Airlines se tornou a primeira companhia aérea chilena a obter a certificação de seus protocolos sanitários contra a Covid-19 de uma entidade independente. Este selo foi concedido em outubro pela subsidiária chilena do IRAM, que tem mais de 85 anos de experiência e é internacionalmente membro de várias organizações de padronização e certificação, como a Organização Internacional de Normalização (ISO, sigla em inglês).
Algumas das ações desse protocolo são: aferir a temperatura corporal no aeroporto para evitar a entrada de passageiros com febre, embarque sem contato, parceria com a Cruz Vermelha para realização de palestras preventivas a bordo, venda de alimentos a bordo por meio de menu eletrônico para download em dispositivos móveis através de um código QR e um novo padrão dos procedimentos de embarque e desembarque, garantindo a máxima distância social entre os passageiros. Além disso, foi implementada a higienização da aeronave - que é realizada após cada voo - e a limpeza profunda diária feita com pistolas eletrostáticas, que permitem melhor aderência dos produtos de limpeza.
Atualmente, a JetSMART opera uma das mais modernas frotas de Airbus A320 do mundo, equipadas com filtros de ar de alto desempenho (HEPA, High Efficiency Particulate Air Filter) que eliminam 99,97% dos vírus e bactérias no ambiente. Além disso, contam com sistemas de ventilação que renovam todo o ar da cabine de passageiros a cada 3 minutos, com parte do ar filtrado e parte do ar externo extraído diretamente da atmosfera a uma altitude de 10 quilômetros.
Os protocolos de biossegurança são eficazes, como mostram os números divulgados pela IATA (International Air Transport Association). Desde o início da pandemia, apenas 44 casos potenciais entre 1,2 bilhão de passageiros foram notificados em todo o mundo. Assim, a probabilidade de ser infectado pelo Covid-19 é de 1 em 27 milhões de passageiros, o que equivale a ser atingido por um raio 7 vezes.