Pular para o conteúdo principal


JetSMART Assina Acordo De Sustentabilidade Com A ELeather Para Sua Frota De A320neo

• São 70 aeronaves da família A320 NEO, que serão gradativamente incorporadas à frota da companhia aérea até 2026. A entrega dessas aeronaves com assentos em material ecológico começa em 2021

Com o objetivo de fortalecer o compromisso da companhia aérea com o meio ambiente, a JetSMART assinou um acordo com a ELeather para estofar 13.020 poltronas de sua nova frota com couro composto sustentável. São 70 aeronaves da família A320neo - com 186 assentos cada - que serão gradativamente incorporadas à companhia até 2026.

Esta é mais uma iniciativa que se soma a outras da empresa relacionadas à sustentabilidade, como a aquisição das aeronaves eficientes Airbus e assentos de última geração da fabricante alemã Recaro.
(© Google Imagens)

A primeira entrega de 11 aviões com assentos sustentáveis ​​será concluída, em 2021. O uso desse material - feito com couro não utilizado da indústria têxtil - traz inúmeros benefícios, como a redução de custos no consumo de combustível em até US$ 10.000 por aeronave ao ano, já que é 48% mais leve que o couro tradicional.

Além disso, este material demonstrou ter grande durabilidade em longo prazo, o que significa que as capas dos assentos duram mais e mantêm sua aparência de qualidade.

"Estamos muito felizes com o fechamento deste novo acordo com a ELeather, que nos permitirá ter mais de 13.000 lugares de material sustentável e que se soma a uma série de iniciativas que promovemos desde o início, que visam reduzir a emissão de carbono. Na JetSMART contamos com a mais avançada tecnologia em termos de eficiência de combustível, o que mitiga e reduz o impacto da indústria aeronáutica no meio ambiente, o que nos posiciona como líderes do setor, em sustentabilidade. Queremos que a nossa frota seja um reflexo da nossa essência ULCC (Ultra Low Cost), que visa reduzir custos e assim poder oferecer aos nossos passageiros as tarifas mais baixas do mercado ", afirmou o CEO da JetSMART, Estuardo Ortiz.

O couro ELeather utilizado para estofar os assentos é fabricado por meio de um processo exclusivo e patenteado que recicla os resíduos de couro, reduzindo as emissões de carbono e diminuindo o uso de recursos naturais da terra, como água e solo.

"Na ELeather, temos orgulho de ter essa parceria estratégica com a JetSMART, que reforça o crescente compromisso da indústria com a sustentabilidade. Para dar um exemplo de como a escolha de ELeather pode apoiar os objetivos ambientais de uma companhia aérea, o CO2 economizado dentro do avião é o equivalente a 70 viagens de ida e volta entre Santiago e Buenos Aires", explicou o CCO da ELeather , Nico Den Ouden.

No ano passado, a JetSMART anunciou a aquisição das aeronaves eficientes Airbus (A320neo), que incorporam as tecnologias mais recentes, motores de nova geração e sharklets, que juntos propiciam 20% de economia de combustível e CO2, além de 50% na redução de ruído.

E em setembro deste ano, a JetSMART anunciou a assinatura de um acordo com a Recaro para a compra de mais de 11 mil assentos para a classe econômica, que serão instalados em 61 aeronaves Airbus a partir de 2021. Essas poltronas pesam apenas 8 kg, impactando diretamente na redução dos custos de combustível, e manutenção. O acordo foi assinado para todo o portfólio das companhias aéreas pertencentes ao grupo Indigo Partners, que também inclui Wizz Air (Hungria), Frontier (Estados Unidos), Volaris (México) e Enerjet (Canadá).

Atualmente, a JetSMART está operando 15 destinos chilenos nas cidades de Santiago, Arica, Iquique, Antofagasta, Calama, Copiapó, La Serena, Concepción, Temuco, Valdivia, Puerto Montt, Chiloé, Balmaceda, Punta Arenas e Puerto Natales, 19 rotas interregionais e mais de 30 rotas domésticas. Além disso, retomou suas rotas internacionais de Santiago a Bogotá e Cali, na Colômbia; Lima, Arequipa e Trujillo, no Peru; juntamente com o lançamento de suas novas rotas a partir da base operacional de Antofagasta para Bogotá e Cali.


Selo IRAM

Graças ao rigoroso protocolo de higiene e biossegurança denominado "Compromisso SMART", a JetSMART Airlines se tornou a primeira companhia aérea chilena a obter a certificação de seus protocolos sanitários contra a Covid-19 de uma entidade independente. Este selo foi concedido em outubro pela subsidiária chilena do IRAM, que tem mais de 85 anos de experiência e é internacionalmente membro de várias organizações de padronização e certificação, como a Organização Internacional de Normalização (ISO, sigla em inglês).

Algumas das ações desse protocolo são: aferir a temperatura corporal no aeroporto para evitar a entrada de passageiros com febre, embarque sem contato, parceria com a Cruz Vermelha para realização de palestras preventivas a bordo, venda de alimentos a bordo por meio de menu eletrônico para download em dispositivos móveis através de um código QR e um novo padrão dos procedimentos de embarque e desembarque, garantindo a máxima distância social entre os passageiros. Além disso, foi implementada a higienização da aeronave - que é realizada após cada voo - e a limpeza profunda diária feita com pistolas eletrostáticas, que permitem melhor aderência dos produtos de limpeza.

Atualmente, a JetSMART opera uma das mais modernas frotas de Airbus A320 do mundo, equipadas com filtros de ar de alto desempenho (HEPA, High Efficiency Particulate Air Filter) que eliminam 99,97% dos vírus e bactérias no ambiente. Além disso, contam com sistemas de ventilação que renovam todo o ar da cabine de passageiros a cada 3 minutos, com parte do ar filtrado e parte do ar externo extraído diretamente da atmosfera a uma altitude de 10 quilômetros.

Os protocolos de biossegurança são eficazes, como mostram os números divulgados pela IATA (International Air Transport Association). Desde o início da pandemia, apenas 44 casos potenciais entre 1,2 bilhão de passageiros foram notificados em todo o mundo. Assim, a probabilidade de ser infectado pelo Covid-19 é de 1 em 27 milhões de passageiros, o que equivale a ser atingido por um raio 7 vezes.

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades