O Aeroporto Internacional Sheremetyevo de Moscou inaugurou sua pista recém-reconstruída (Pista-1) em 24 de dezembro em uma cerimônia que contou com um desfile de equipamentos do campo de aviação. Com o comissionamento da pista-1, que apresenta duas novas pistas de taxiamento de alta velocidade, a capacidade das três pistas do aeródromo de Sheremetyevo aumentará para 110 milhões de passageiros por ano.
(© eTurboNews) |
“Conseguimos fazer a reconstrução da Pista-1, que é uma etapa importante no desenvolvimento do complexo do aeródromo graças ao atual contrato de concessão entre o governo, representado pela Rosaviatsia, e o aeroporto de Sheremetyevo”, disse Alexander Ponomarenko. “Com isso, hoje contamos com três pistas que, juntamente com o desenvolvimento da capacidade do terminal e no contexto da normalização do volume de tráfego de passageiros, oferecem a oportunidade de atingir nosso objetivo estratégico: atender 110 milhões de passageiros por ano.”
Os participantes e convidados do evento testemunharam um desfile único em grande escala de equipamentos de aeródromo no qual um comboio de 38 itens de equipamentos especiais usados para a manutenção do campo de verão e várias aeronaves percorreram a nova Pista-1. Graças ao seu poderoso armamento técnico e centenas de equipamentos e veículos de aeródromo eficazes, o aeroporto oferece um alto grau de pontualidade, confiabilidade e segurança de vôo, mesmo em condições climáticas extremas.
A reconstrução da RWY-1 tem sido um projeto prioritário para 2020 como parte da implementação do Programa de Desenvolvimento de Longo Prazo do Aeroporto de Sheremetyevo. O investimento total de capital ultrapassou US$ 114 milhões. O projeto foi financiado diretamente e os investimentos realizados nos termos do contrato de concessão serão recuperados com a componente de investimento das taxas de pouso e decolagem da aeronave.
As obras foram concluídas em tempo recorde, no prazo de 10 meses, durante um período de declínio significativo nas atividades e receitas do aeroporto e na necessidade de cumprir rigorosas medidas anti-epidemiológicas. Os trabalhos de construção e instalação decorreram sem interrupção durante o funcionamento do aeroporto. As operações de decolagem e aterrissagem no campo de aviação foram realizadas nas pistas existentes 2 e 3, enquanto a pista 1 foi fechada para reconstrução. Este tem sido um projeto único para a indústria da aviação internacional em termos de sua complexidade tecnológica e curto prazo de entrega.
A pista-1 tem 3.552,5 metros de comprimento, com seção de suporte de 60 metros de largura. A pista pode acomodar todos os tipos e modificações de aeronaves russas e estrangeiras para decolagem e aterrissagem, incluindo o Airbus A380, bem como futuros tipos de aeronaves previstas.
O comissionamento de uma nova estrutura do espaço aéreo e a operação de três pistas no aeroporto de Sheremetyevo irá melhorar a eficiência do combustível das companhias aéreas e a segurança e pontualidade dos voos, e também irá reduzir a carga de trabalho no controle de tráfego e pessoal de voo através do uso de padrões de chegada e partida gratuitos.
O aeródromo moderno e a infraestrutura de terminal de Sheremetyevo abrem amplas oportunidades de crescimento e desenvolvimento de longo prazo para transportadoras aéreas de base e novas companhias aéreas.
No longo prazo, levando em consideração o desenvolvimento de infraestrutura e trazendo terminais de passageiros e carga à sua capacidade projetada, o Aeroporto Internacional de Sheremetyevo planeja se juntar à liga dos maiores centros de aviação do mundo e fortalecer seu status como o principal centro de trânsito aéreo entre a Europa e a Ásia.