O ano passado trouxe muitos desafios e mudanças para a maior empresa de ônibus expresso da Europa, FlixBus. Fronteiras fechadas e restrições locais resultaram em uma redução no número de passageiros globalmente em quase 50% em 2020. Um resultado que levou a empresa-mãe FlixMobility a fechar temporariamente grande parte de seu tráfego de ônibus e trens. A rede também foi bastante reduzida na Suécia, mas apesar da pandemia Covid-19 prevalecente, a FlixBus Suécia conseguiu manter o tráfego durante todo o ano.
"Planejar o tráfego programado durante a pandemia tem sido um desafio. Em condições normais, sabemos quando nossos viajantes querem viajar, mas em 2020 tudo o resto está normal. O fato de nós, junto com nossos parceiros de ônibus, termos sido capazes de reagir rapidamente e redesenhar o tráfego foi a chave para o sucesso e resultou em sermos capazes de manter o trânsito. Estamos extremamente gratos pelo compromisso de nossos parceiros de ônibus, pois a pandemia os atingiu com força", disse Peter Ahlgren, CEO da FlixBus Norden.
Apesar da redução do tráfego e das mudanças nos padrões de viagem, a FlixBus vê um futuro brilhante.
"Sabemos que existe um desejo e uma necessidade de poder viajar como antes e, por isso, esperamos poder oferecer aos nossos clientes a mesma gama e serviço de antes da pandemia. Continuaremos a ser uma alternativa de transporte ecológica e econômica também no futuro", continua Peter Ahlgren.
FlixBus Irá Expandir Em 2021
O ano passado não foi apenas repleto de desafios. No outono, a FlixBus assinou um contrato com a Hector Rail, o que significa que os planos atrasados de expandir o tráfego de trens para a Suécia sob o nome de FlixTrain agora se tornarão uma realidade em 2021. A Suécia será, portanto, a primeira expansão da FlixTrain fora de seu país natal, a Alemanha. A primeira linha de trem funcionará entre Gotemburgo e Estocolmo. Nenhuma data oficial de lançamento foi anunciada.
"O tráfego de trem é uma parte importante de uma viagem inteligente em termos de clima. Quando finalmente voltarmos ao novo normal após a pandemia, acreditamos que o número de passageiros de trem aumentará, pois a aviação provavelmente não teve tempo de se recuperar. O FlixTrain será então capaz de oferecer aos viajantes uma alternativa acessível em relação aos seus concorrentes", conclui Peter Ahlgren.
Sustentabilidade Global
Apesar de um ano desafiador, a FlixMobility continua a aderir aos seus objetivos de sustentabilidade de se tornar totalmente neutra em termos de clima até 2030. Entre outras coisas, a FlixMobility oferece a seus passageiros a oportunidade de compensar o clima em sua viagem. Globalmente, 6,5% dos passageiros optaram por compensar voluntariamente o CO2 em 2020, o que correspondeu a mais de 7 toneladas de dióxido de carbono. Isso mostra que, mesmo durante uma pandemia em andamento, o meio ambiente é uma questão importante para os viajantes do FlixMobility. Nas ferrovias, o FlixMobility já é neutro em carbono, pois todos os trens FlixTrain funcionam com eletricidade 100% verde. Desde 2018, a FlixBus também executa um projeto piloto para se tornar a primeira empresa de ônibus elétricos do mundo. O projeto piloto foi testado na França, Alemanha e EUA.
FlixMobility é uma empresa global que se concentra em soluções de mobilidade inteligente. A empresa oferece viagens confortáveis, econômicas e ecologicamente corretas sob as marcas FlixBus, FlixTrain e FlixBus Charter.
Graças ao modelo de negócios inteligente, planejamento de rede e plataforma digital, a FlixMobility conseguiu se estabelecer como o maior player da Europa no tráfego de ônibus para viagens de longa distância.
Desde 2013, a FlixBus cresceu na indústria da mobilidade e, portanto, criou milhares de empregos - onde a FlixBus continua a explorar continuamente o mercado de mobilidade e em 2018 o FlixTrain foi lançado na Alemanha ao mesmo tempo em que lançou projetos-piloto com os primeiros ônibus elétricos de longa distância do mundo na França. No mesmo ano, a FlixBus iniciou o tráfego de ônibus nos EUA com o objetivo de poder oferecer uma nova alternativa de viagem atrativa no mercado americano.