O declínio relacionado ao COVID foi menos acentuado do que para outros aeroportos europeus
Moscou - O Aeroporto Internacional de Sheremetyevo foi o quinto aeroporto mais movimentado da Europa em termos de tráfego de passageiros em 2020, após o novo aeroporto de Istambul, Roissy - Charles de Gaulle em Paris, London Heathrow e Amsterdam's Schiphol, de acordo com Bloomberg.
Vista externa do Sheremetyevo em Moscou, Rússia. O aeroporto foi junto com o aeroporto de Istambul os menos atingidos com as restrições de viagem no tráfego de passageiros. (Arquivo/BTS.news) |
Heathrow havia sido o primeiro entre os aeroportos europeus, mas sofreu uma redução de 73% no tráfego de passageiros devido a bloqueios e fechamentos de fronteiras decorrentes da pandemia do coronavírus, que afetou todos os aeroportos.
A maioria dos aeroportos da Europa Ocidental experimentou um declínio no tráfego de passageiros de 70% ou mais em 2020, mas as reduções de Sheremetyevo e Istambul foram menores, resultando em sua ascensão no ranking.
Sheremetyevo atendeu 19.784.000 passageiros em 2020, em comparação com 49,9 milhões em 2019, e realizou 186.383 operações de decolagem e pouso. O novo aeroporto de Istambul, inaugurado em abril de 2019, atendeu 23,4 milhões de passageiros.
Os analistas do setor de aviação não esperam que o tráfego de passageiros aumente significativamente este ano, enquanto as restrições de viagens continuarem.
Completando a lista da Bloomberg dos dez aeroportos mais movimentados da Europa em 2020 estão Frankfurt, Madrid, Istanbul Sabiha Gökçen (SAW), Barcelona e Munique.