Pular para o conteúdo principal


WTTC: Mais De 100 Milhões De Empregos Globais Podem Ser Recuperados Em 2021

- Órgão global prevê um forte verão de viagens pela frente

- Nova pesquisa dá esperança para o setor que luta pela sobrevivência pela COVID-19

- 'Best - cenário' podia ver 111 milhões de empregos recuperados

- Prevê-se que pelo menos 84 milhões de empregos globais em viagens e turismo retornem este ano

Londres, Reino Unido - Mais de 100 milhões de empregos podem retornar ao setor global de viagens e turismo durante 2021, conforme o mundo se recupera da pandemia COVID-19, afirma o World Travel & Tourism Council (WTTC).


Espera-se um forte verão de viagens, já que o setor começa seu caminho de recuperação a partir do final de março, com muitas das principais empresas de viagens relatando um aumento significativo nas reservas futuras.

O renascimento do setor é apoiado pela última previsão econômica do WTTC, que dá mais esperança para o próximo ano às empresas e milhões de pessoas empregadas no setor em todo o mundo.

No ano passado, durante o auge da pandemia, o WTTC alertou que 174 milhões de empregos em viagens e turismo em todo o mundo estavam em risco. No entanto, em sua última análise, o cenário mais otimista do WTTC prevê que até 111 milhões de empregos podem ser revividos - mas isso ainda seria 17% abaixo dos números de 2019, respondendo por 54 milhões de empregos a menos.

Este cenário de melhor caso, com recuperação de viagens começando no final de março, leva em consideração programas de vacinação generalizados e uma rápida adoção de regimes abrangentes de teste e rastreamento, juntamente com uma coordenação internacional forte e contínua dos setores público e privado.

No entanto, o resultado mais conservador da previsão ainda veria um retorno de 84 milhões de empregos, mas isso seria 25% abaixo dos níveis de 2019, com 82 milhões de empregos a menos recuperados.

Nesse cenário, a recuperação das viagens internacionais é empurrada para o segundo semestre de 2021. As vacinas seriam lançadas de forma mais gradual, desacelerando a remoção das barreiras e restrições de viagens em todo o mundo atualmente em vigor, ao mesmo tempo reduzindo a demanda por viagens e reduzindo a confiança do consumidor.

Gloria Guevara, Presidente e CEO do WTTC, disse: “Estamos ansiosos por um verão forte de viagens, graças a uma combinação de uso de máscara, o lançamento da vacinação global e os testes na partida, abrindo as portas para as viagens internacionais mais uma vez. Nossas pesquisas mais recentes confirmam isso e mostram que definitivamente há esperança no horizonte para o setor global de viagens e turismo no próximo ano, com a possível recuperação de até 111 milhões de empregos. Este resultado projetado será um grande alívio e será bem-vindo como o início da recuperação há muito esperada, para um setor que por tanto tempo sofreu o impacto de restrições de viagem extremamente prejudiciais.”

“O WTTC primeiro previu o retorno do setor por meio de seu Plano de Recuperação de 100 Milhões de Empregos, apresentado na histórica reunião de Ministros do Turismo do G20 em outubro passado, que contou com a presença, pela primeira vez, de 45 CEOs membros do WTTC.”

“Agora acreditamos que o retorno do setor se tornará uma realidade, em parte graças ao compromisso e determinação do WTTC em salvar e apoiar o setor, durante alguns dos dias mais sombrios da pandemia.”

“Mas devemos nos prevenir contra a complacência, pois a recuperação não é uma conclusão precipitada. Ainda há um longo caminho a percorrer e encontraremos muitos outros obstáculos pela frente. A vacinação nos principais mercados de origem, como o Reino Unido e os Estados Unidos, nos ajudará a sair da pandemia em um mundo onde as viagens podem prosperar novamente.”

“Não podemos depender apenas de uma solução e do lançamento de vacinas para reiniciar as viagens internacionais; o teste na partida ainda será fundamental para restaurar a viagem, respeitando os protocolos de segurança e recuperando o máximo de empregos possível em Viagens e Turismo e em toda a economia em geral.”

A nova pesquisa revelou que, na melhor das hipóteses, a contribuição de Viagens & Turismo para o PIB global cairá 17% em relação aos números de 2019, para US$ 7,4 trilhões. O WTTC acredita que isso é possível com testes na partida, uso obrigatório de máscara e a implementação mundial de programas de vacinação.

E no resultado mais conservador, com recuperação mais lenta, a contribuição do setor cairá mais de um quarto (27%), para US $ 6,5 trilhões.

O WTTC acredita que essas últimas previsões descrevem os desafios significativos enfrentados pelo setor global enquanto se prepara para sua recuperação nos próximos meses, uma vez que o impacto do lançamento mundial de programas de vacinação seja sentido e as restrições de viagens sejam atenuadas.

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades