Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos - A Etihad Airways, a companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, fez parceria com designers locais para transformar interiores de cabines de aeronaves obsoletas em obras de arte, como uma alternativa ambientalmente correta para lidar com o lixo. Tapetes e rolos de tecido, equipamentos de emergência, paredes laterais e janelas, e assentos de classe econômica e executiva são apenas algumas das peças antigas de aeronaves que Azza Al Qubaisi e Christine Wilson usaram para projetar as instalações de arte para a Etihad Airways.
(© Etihad Airways) |
Nascido em Abu Dhabi, a primeira obra de arte do escultor emirati Azza Al Qubaisi usou trilhos de montagem no piso do assento como motivo de construção para criar formações geométricas simétricas que podem ser exibidas em pé ou suspensas no teto.
“Visitar o depósito de peças de aeronaves da Etihad durante a pandemia COVID-19 trouxe de volta memórias de viagens ao redor do mundo e de descoberta de diferentes culturas. Fiquei emocionado por ter acesso ilimitado a materiais incríveis que eu poderia reciclar ou fundir em arte para minha série de esculturas 'Procurando Identidade'. Depois de desconstruir alguns assentos, aprecio muito a ergonomia e a tecnologia que os compõe - são centenas de peças. Já estou trabalhando em uma segunda obra de arte derretendo e fundindo os materiais de sucata que não usei na minha primeira instalação e mal posso esperar para compartilhar com o mundo”, disse Azza.
Usando cortinas de aeronaves, painéis de parede, coletes salva-vidas e interiores de cabines, Christine Wilson, uma artista emergente da Irlanda com sede em Dubai, projetou uma peça de arte upcycled multidimensional para encapsular um zeitgeist textural de Etihad.
“Após reflexão e consideração, queremos lembrar aos viajantes que 2020 deve ser lembrado por mais do que a dificuldade do COVID-19 vezes. 'Aintiqal / انتقال 'é um reflexo visual do horizonte de Abu Dhabi e retrata as incríveis conquistas do programa espacial dos Emirados Árabes Unidos. Representa o orgulho nacional e nos lembra de novos começos e uma nova jornada ”, disse Christine.
Inspirada pela natureza com uma paixão pelo meio ambiente, Christine fundou seu negócio de 'covid-couture' no início da pandemia global para desempenhar seu papel na reconstrução do mundo e viver uma vida sustentável.
A Etihad está exibindo as peças de arte na sede da Etihad e espera encomendar um trabalho semelhante no futuro.