Duas tecnologias - radiação UV-C e revestimento antimicrobiano da superfície - oferecem a maior proteção possível
Neu-Isenburg, Alemanha - Um pioneiro na proteção da saúde, o Kempinski Hotel Frankfurt é o primeiro hotel na Europa a usar duas tecnologias projetadas para oferecer aos funcionários e hóspedes a maior proteção possível contra o coronavírus. O primeiro é a radiação UV-C para desinfecção de superfície e o segundo é um revestimento antimicrobiano para manter as áreas desinfetadas livres de bactérias e vírus.
Karina Ansos, Gerente Geral do Kempinski Hotel Frankfurt. (Divulgação) |
Na luta contra a SARS-CoV-2 e a doença COVID-19 por ela causada, o Kempinski Hotel Frankfurt está trabalhando em conjunto com a empresa francesa BIO-UV Group e a empresa britânica Vitec Microgenix Ltd. para garantir que os hóspedes e funcionários do hotel desfrutem da melhor proteção possível contra o coronavírus no futuro em seus quartos e suítes, bem como em todas as áreas públicas, o proprietário do hotel tem investido em tecnologias de higiene e proteção, além de cabeamento de fibra óptica em todas as áreas para eventos híbridos. Dezenas de milhares de euros foram investidos nessas melhorias.
“Tínhamos falado com vários fabricantes desde o início da pandemia em meados de março de 2020; no final, decidimos trabalhar com o Grupo BIO-UV e Vitec Microgenix Ltd”, relata Karina Ansos. O principal motivo foi a fase de teste do produto na sala. Ansos: “Começamos testando seis salas no outono. Elas estavam disponíveis para reservas de hóspedes e exames semanais eram levados para entrega em um laboratório independente na Inglaterra. Os resultados finalmente nos convenceram a trabalhar com essas duas empresas.”
O Kempinski Hotel Frankfurt está usando um dispositivo chamado BIO Scan 3D para desinfetar uma variedade de áreas. Foi lançado há poucos meses pelo Grupo BIO-UV. Segundo o fabricante, ele elimina 99,99% de todas as bactérias e vírus, incluindo o SARS-CoV-2. O dispositivo transmite luz ultravioleta de ondas curtas através de oito tubos longos, radiação UV-C que tem sido usada com sucesso por décadas para matar germes. Os tubos de luz UV-C usados no BIO Scan 3D são fabricados pelo Heraeus Group, em Hanau, Alemanha. Todos os quartos, corredores, salas de conferências e escritórios, salões de festas, restaurantes, a área de bem-estar e o estúdio de fitness do Kempinski Hotel Frankfurt são desinfectados com a tecnologia UV-C.
Eficiente E Ecológico
“A desinfecção com raios UV-C é completamente livre de produtos químicos e totalmente inofensiva para a saúde e o meio ambiente, e laboratórios independentes na França confirmaram que é eficiente”, explica Patrick Lurat, Diretor de Vendas de Tratamento de Superfície do Grupo BIO-UV. “Esse processo é usado até mesmo em hospitais.”
As áreas onde a luz de ondas curtas não pode alcançar facilmente devido a ângulos de radiação desfavoráveis também são tratadas usando uma unidade móvel BIO Scan. O dispositivo portátil é adequado para pequenas áreas e objetos, como o controle remoto da TV, o telefone, o frigobar e o cofre. A desinfecção completa de um quarto padrão de 35 m² leva cerca de 15 minutos; 136 dos 225 quartos e suítes já foram desinfetados.
Revestimento Antimicrobiano Para Melhor Segurança
“No entanto, a desinfecção meticulosa com radiação UV-C é apenas um aspecto de nossas novas medidas de higiene”, explica Karina Ansos. “Estamos dando um passo além para garantir que todas as áreas desinfetadas permaneçam livres de bactérias, germes e vírus. Para isso, estamos aplicando um nanorrevestimento antimicrobiano em todas as superfícies.” Este revestimento é produzido pela empresa britânica Vitec Microgenix Ltd, que se concentra no desenvolvimento desta tecnologia patenteada há 15 anos, e também é usado nas indústrias de cama e vestuário - por exemplo, para roupa de cama de hotéis, roupas de proteção, uniformes e militares e indústrias de produção.
“Ele protege contra a infecção por SARS-CoV-2 ou outros vírus ou bactérias. Se vírus ou bactérias pousarem na superfície desinfetada, eles serão eliminados imediatamente ”, explica Scott Perkins, CEO da Vitec Microgenix. Este tratamento antimicrobiano deve ser renovado pelo menos uma vez por ano para garantir que permaneça contínuo e eficiente. Karina Ansos pretende reaplicá-lo a cada três a seis meses, no entanto.
Karina Ansos enfatiza que essas medidas especiais de higiene permanecerão em vigor mesmo após a pandemia. “Todo hóspede espera um quarto de hotel limpo ao fazer o Check-In, mas nesta era de pandemia e além, a maioria das pessoas espera mais do que o processo normal de limpeza. Definir um padrão mais alto e investir em higiene de primeira classe e medidas de proteção é nossa principal prioridade.”
O vídeo a seguir mostra como as duas tecnologias de proteção são usadas no Kempinski Hotel Frankfurt: kempinski.com/en/frankfurt/hotel-gravenbruch/white-glove-service/our-measures/.