A SAS selecionou os motores CFM International LEAP-1A para impulsionar sua nova frota de 35 aeronaves da família A320neo encomendadas em 2018. Este acordo também inclui oito motores sobressalentes. Além disso, a SAS assinou com o CFM um contrato de suporte Rate-Per-Flight-Hour (RPFH) para cobrir sua nova frota de motores LEAP-1A, incluindo sobressalentes, bem como 15 A320neo com motor LEAP-1A adicionais em locação.
Os motores LEAP serão mais eficiêntes e sustentáveis nas operações da SAS. (Divulgação) |
"Os novos motores LEAP e o contrato de serviços de longo prazo são parte integrante da atualização da frota estratégica da SAS e continuarão a melhorar muito a nossa eficiência em nossas operações. Nosso objetivo é sermos líderes da indústria na aviação sustentável e reduzir as emissões com 25% até 2025, em comparação com 2005. Isso será principalmente habilitado pelo uso de tecnologias de ponta, permitindo menor consumo de combustível e um aumento no uso de combustíveis de aviação sustentáveis", disse Magnus Örnberg, Vice-Presidente Executivo e CFO, SAS.
"Estamos muito satisfeitos em expandir nosso relacionamento de longo prazo com a SAS, uma companhia aérea com a qual compartilhamos os valores essenciais. Por mais de quatro décadas, CFM tem trabalhado no desenvolvimento de tecnologias de ponta que ajudam nossos clientes de companhias aéreas a tornar suas operações econômicas e sustentáveis. Consideramos a confiança da SAS como uma grande responsabilidade em continuar apoiando suas operações com os melhores padrões CFM em termos de confiabilidade", afirma Gaël Meheust, Presidente e CEO da CFM International.
A SAS foi um cliente lançador do motor LEAP-1A avançado da CFM, que selecionou em 2011 para impulsionar o primeiro lote de 30 A320neo. SAS atualmente opera 44 aeronaves A320neo e 1 A321neo LR movido pelo motor LEAP de baixo consumo de combustível e planeja introduzir dois A321neo LR adicionais. No total de pedidos de aeronaves compradas e arrendadas em 2011 e 2018, permitirá que a SAS aumente a frota de A320neo a 80.
O motor LEAP-1A avançado da CFM International continua a definir um novo padrão da indústria para eficiência de combustível e utilização de ativos, registrando mais de sete milhões de horas de voo do motor em operações comerciais. A frota está demonstrando um consumo de combustível 15% melhor e reduções de CO2, bem como uma melhoria significativa nas emissões de ruído em comparação com os melhores motores CFM56.