Pular para o conteúdo principal


Swedavia Airports Relata Uma Diminuição De 74% No Tráfego De Passageiros Em 2020

O relatório de fim de ano da Swedavia Airports para 2020 é caracterizado pelo impacto histórico da pandemia covid-19 nas viagens aéreas e nas próprias operações da Suécia. A Suécia entrou na crise com uma boa posição financeira e tomou medidas drásticas em um estágio inicial, mas, apesar disso, relata um prejuízo antes de impostos de quase SEK 1,7 bilhão. O início de 2021 também é fortemente marcado pela pandemia, com níveis de viagens muito baixos.

(Divulgação)

"As condições para a realização de operações aeroportuárias comerciais foram totalmente suspensas devido à pandemia. Nossos viajantes desapareceram quase completamente durante a noite em meados de março e perdemos um total de 30 milhões de viajantes durante o ano. Desde o início da década de 1980, as viagens aéreas na Suécia não atingiam níveis tão baixos como em 2020. Quase um ano depois, podemos afirmar que ainda estamos no meio da pandemia e que as viagens, portanto, permanecem em níveis historicamente baixos no inicio do ano. Aqui e agora, no entanto, ainda é uma questão de todos nós assumirmos a responsabilidade pelo combate à pandemia", diz Jonas Abrahamsson, Presidente e CEO da Swedavia.

No ano inteiro, as viagens nos aeroportos da Suécia diminuíram 74% para 10.255.000 passageiros, em comparação com 40.157.000 passageiros do ano passado. As vendas líquidas da Swedavia Airports totalizaram SEK 2.494 M (6.235) durante 2020, uma diminuição de SEK 3.710 M em comparação com 2019. O lucro operacional atingiu SEK -1.593 M (709).

"A Suécia entrou na crise com uma situação financeira muito boa. No entanto, a pandemia afetou nossos negócios de forma excepcional. Temos principalmente renda variável e custos fixos. Apesar de nossas medidas drásticas para neutralizar os efeitos da pandemia e do fato de termos conseguido reduzir nossos custos em SEK 1 bilhão por ano, relatamos um prejuízo para 2020 e pela primeira vez na história da Suécia", disse o Presidente e CEO da Swedavia Airports.

De acordo com as atribuições de acessibilidade da Suécia, todos os aeroportos da Suécia foram abertos durante a crise para viagens privadas e de negócios que foram possíveis, voos de carga e outros transportes aéreos socialmente importantes. Paralelamente, a empresa deu continuidade ao importante trabalho de mudança climática que, apesar da crise e dos desafios financeiros, tem sido uma prioridade.

"Desde a sua formação em 2010, a Swedavia tem trabalhado duro para minimizar as emissões de dióxido de carbono fóssil de suas próprias operações e hoje é considerada líder mundial no desenvolvimento de aeroportos climáticos inteligentes. Como a primeira operadora de aeroporto do mundo, em dezembro alcançamos a meta de zero emissões de dióxido de carbono fóssil em nossas próprias operações aeroportuárias. Em um aeroporto, várias empresas trabalham juntas para tornar um voo possível e o próximo passo é que todos os participantes dos aeroportos da Suécia se tornem livres de fósseis", comenta Abrahamsson.

Entre os esforços que foram feitos estão que todos os veículos e equipamentos movidos por máquinas da Suécia sejam agora movidos a combustíveis renováveis ​​e todos os edifícios da empresa, incluindo terminais, sejam aquecidos e resfriados com eletricidade verde e combustíveis renováveis.

O início de 2021 ainda é fortemente marcado pela pandemia e em janeiro o número de passageiros nos aeroportos da Suécia permanece em níveis historicamente baixos. Existem as condições para uma recuperação antes do importante verão para a aviação. Mas atualmente existe uma grande incerteza sobre o desenvolvimento, onde a implantação de vacinas, pandemias e restrições de viagens serão cruciais. No geral, a Suécia espera que 2021 também seja fortemente marcado pela pandemia.

"As consequências econômicas, sociais e culturais da mobilidade reduzida e da acessibilidade a que assistimos no último ano mostraram a importância das viagens e das reuniões para o nosso modo de vida e, portanto, também da importância que terão para a recuperação das sociedades e das economias. A aviação conecta o mundo e, para poder fazer isso no futuro, a transição para a liberdade fóssil precisa continuar mesmo em tempos de crise", conclui o executivo.

O relatório completo de fim de ano está disponível no site da Swedavia Airports: www.swedavia.se em "Sobre a Swedavia - Informações financeiras": www.swedavia.se/om-swedavia/finansiell-information/.

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades