Hendersonville, Tennessee, EUA - A indústria hoteleira do Canadá relatou um desempenho ligeiramente superior em comparação com os meses recentes, de acordo com os dados de fevereiro de 2021 da STR. O nível de ocupação do país foi o mais alto desde novembro de 2020, enquanto ADR e RevPAR foram os mais altos desde outubro de 2020. Os declínios ano a ano permaneceram significativos, mas irão melhorar nos próximos meses devido às comparações com os meses afetados pela pandemia do ano passado.
Vista aérea de Vancouver, Colúmbia Britânica, Canadá. (© Google Imagens) |
Taxa média diária (ADR): CAD 112,90 (-25,2%)
Receita por quarto disponível (RevPAR): CAD 30,86 (-64,8%)
“O desempenho dos hotéis no Canadá permaneceu fraco durante os primeiros dois meses deste ano, já que a demanda do grupo era quase inexistente, enquanto algumas viagens corporativas e de lazer essenciais continuaram a gerar uma demanda transitória mínima de hotéis”, disse Laura Baxter, Diretora de Análise de Hospitalidade do CoStar Group para o Canadá. O Grupo CoStar é a empresa-mãe da STR.
“Mais recentemente, o impacto total das restrições às viagens aéreas de entrada ainda está para ser visto, mas os dados semanais de desempenho dos hotéis mostram que a ocupação aumentou significativamente nos submercados dos aeroportos em Vancouver, Toronto e Montreal. O submercado do aeroporto de Vancouver teve uma ocupação acima de 55% nas últimas duas semanas - marcando a primeira vez que a métrica excedeu 50% no submercado desde o final de março de 2020”, enfatizou Baxter.
“Olhando para o futuro, esperamos que as comparações do RevPAR saiam do vermelho em abril, encerrando o ano com um crescimento de cerca de 20%. O crescimento previsto é impulsionado exclusivamente por melhorias na ocupação, enquanto ADR deve experimentar uma ligeira contração em comparação com o ano passado. A previsão atual é baseada na suposição de que um progresso gradual será feito em direção à contenção do vírus no terceiro trimestre. A previsão para o terceiro trimestre inclui o retorno da demanda reprimida de lazer durante os meses de verão e algumas viagens corporativas e internacionais no quarto trimestre. Espera-se que as viagens em grupo retornem gradualmente, embora severamente deprimidas pelo resto do ano", concluiu a diretora.
Entre as províncias e territórios, Terra Nova e Labrador registraram o menor nível de ocupação em fevereiro (14,3%), que caiu 64,4% na comparação anual. A província também experimentou o nível mais baixo de RevPAR (-72,0% para CAD 13,29).
Entre os principais mercados, Montreal (16,1%) teve o nível de ocupação mais baixo, 74,1% ano após ano.
A maior ocupação entre as províncias foi relatada na Colúmbia Britânica (-45,7% a 34,7%). Em nível de mercado, a maior ocupação foi registrada em Vancouver (-54,4% a 33,3%).