Pouco antes da virada do ano e como um dos primeiros operadores aeroportuários do mundo, as operações realizadas sob as operações da Swedavia nos dez aeroportos da empresa tornaram-se livres de fósseis. É o que afirma a empresa no seu relatório anual e de sustentabilidade para 2020. A Swedavia continua agora a trabalhar para apoiar a mudança de outros operadores aeroportuários, com especial enfoque nas alterações climáticas da aviação.
(Swedavia © Svante Örnberg) |
"A Swedavia quer ser uma força motriz nas mudanças climáticas. É por isso que estou extremamente orgulhoso de que nossas próprias operações aeroportuárias, como uma das primeiras do mundo, agora estão livres de emissões de dióxido de carbono fóssil. É o resultado de um trabalho árduo que exigiu determinação, investimentos, inovação e colaborações de parceiros para atingir uma meta que muitos não acreditavam ser possível", afirma Jonas Abrahamsson, Presidente e CEO da Swedavia.
Ao longo dos anos, a Swedavias tem trabalhado sistematicamente para reduzir o impacto climático das operações aeroportuárias e, em particular, para minimizar as emissões de dióxido de carbono fóssil em suas próprias operações. Em 2006, a Swedavia tornou-se neutra para o clima e em 2011 a meta foi definida para que as emissões de dióxido de carbono fóssil de suas próprias operações fossem reduzidas a zero até o final de 2020. Os primeiros aeroportos a atingir a meta foram o Aeroporto de Ronneby em janeiro de 2017 e Aeroporto de Visby e Aeroporto de Luleå em 2018.
Mudar para aquecimento renovável de edifícios e tornar a frota de veículos e máquinas livres de fósseis teve o maior impacto. A Swedavia possui atualmente cerca de 800 veículos, dos quais quase 300 no Aeroporto Arlanda de Estocolmo. Quase metade da frota de veículos agora é movida a eletricidade e outros veículos são movidos a combustíveis renováveis, como o biogás. Somente nos anos de 2015 a 2020, a Swedavia investiu quase SEK 650 milhões em uma frota de veículos renovada e livre de fósseis.
Para alguns equipamentos, não existem alternativas livres de fósseis, o que exige tanto soluções criativas dos colaboradores, mas também inovação e desenvolvimento no diálogo com os fornecedores. As áreas de desenvolvimento incluem tudo, desde pequenos equipamentos de máquinas, como máquinas de pintura elétrica a veículos de remoção de neve que funcionam com biogás. O foco também tem sido o desenvolvimento de máquinas mais eficientes para reduzir o consumo de combustível, mas também o número de máquinas.
"Os aeroportos da Swedavia fazem parte de um sistema de transporte maior e o fato de agora estarmos livres de fósseis em nossas próprias operações é, obviamente, apenas um objetivo intermediário. Estamos agora intensificando o trabalho de apoio a outros atores do aeroporto para a mudança e, sobretudo, as mudanças climáticas da aviação, por meio de investimentos em biocombustíveis e para equipar nossos aeroportos para a aviação elétrica. A aviação é absolutamente crucial para o funcionamento de nossa sociedade moderna, mas o transporte do futuro deve ser livre de fósseis e, então, é necessário um trabalho árduo contínuo", diz Jonas Abrahamsson .
A meta estratégica da Swedavia é que pelo menos 5% do biocombustível para aviação seja reabastecido nos aeroportos suecos até 2025, e a Swedavia está promovendo ativamente o aumento do uso de biocombustível para aviação, o que reduzirá as emissões de dióxido de carbono fóssil em até 85%. Entre outras coisas, a Swedavia compra biocombustível para aviação correspondente às suas próprias viagens de negócios e convida anualmente a aquisição coordenada para que outras empresas e organizações possam comprar biocombustível para aviação. A Swedavia também contribui para financiar o custo adicional para as companhias aéreas que optam por reabastecer o biocombustível para aviação nos aeroportos da Suécia.
O relatório anual e de sustentabilidade completo da Swedavia pode ser baixado em www.swedavia.se/om-swedavia/finansiell-information. O relatório descreve o trabalho de sustentabilidade e o desenvolvimento da Swedavia durante o ano, bem como a posição financeira no final do ano, e é fortemente influenciado pelo amplo impacto da pandemia covid-19 na Suécia e na indústria de aviação.
Para obter mais informações sobre o trabalho da Swedavia em matéria de mudança climática: https://www.swedavia.se/omstallningen/vad-vi-gor/#gref.