Manama, Reino do Bahrein - Pela primeira vez na transportadora nacional da história do Reino do Bahrein, a Gulf Air concluiu com sucesso um exercício de gestão de continuidade de negócios 100% virtual. O exercício foi planejado para as funções de negócios mais críticas para avaliar a prontidão da companhia aérea para continuar as operações em caso de situações imprevistas ou emergências.
(Divulgação) |
O principal objetivo deste exercício foi avaliar se o Objetivo de Tempo de Recuperação predeterminado (RTO - janela de tempo para retomar as operações) de cada função de negócios foi atendido e avaliar os procedimentos do plano de recuperação e a prontidão dos membros da equipe para incidentes graves.
Oito funções de negócios estiveram envolvidas neste exercício: Centro de Operações Integradas (IOC), manutenção de aeronaves, Controle de Tripulação, Centro de Contato, Despacho de Voo, Centro de Reserva Central, Serviços Terrestres (TSC) e Tecnologia da Informação. O exercício foi realizado com sucesso usando a mais recente solução de comunicação colaborativa remota de alta tecnologia para tomada de decisão instantânea.
Após a conclusão bem-sucedida do exercício, o Comitê de Gestão de Continuidade de Negócios, chefiado por seu presidente, Sr. Jamal Hashim, se reuniu com o CEO em exercício da companhia aérea, Capitão Waleed AlAlawi, e apresentou o relatório final da atividade. O CEO em exercício da companhia aérea agradeceu ao comitê de Gestão de Continuidade de Negócios por um trabalho bem executado e enfatizou a importância da tecnologia para os negócios da companhia aérea.
O Sistema de Gerenciamento de Continuidade de Negócios (BCMS) é definido como o planejamento e preparação avançados de uma organização para manter as funções de negócios ou retomar rapidamente o trabalho em/após a ocorrência de um grande desastre. Também envolve a definição de riscos potenciais, incluindo incêndio, inundação, ciberataques, pandemia, etc.