O Trinity College Dublin em parceria com a Ryanair, a companhia aérea mais ecológica da UE, anunciou hoje (29 de abril) o lançamento do Ryanair Sustainable Aviation Research Centre. Esta iniciativa histórica - a primeira de seu tipo na Irlanda - foi possível graças a uma doação de € 1,5 milhão que a Trinity usará para criar uma equipe de pesquisa multidisciplinar para se engajar na pesquisa de ponta em torno de Combustíveis de Aviação Sustentáveis, Carbono Zero, Sistemas de propulsão de aeronaves e mapeamento de ruído.
(Divulgação) |
A Ryanair acredita que a aviação deve desempenhar um papel de liderança na abordagem das mudanças climáticas e está colocando uma ênfase maior na mitigação de como seus negócios impactam o meio ambiente. Até 2030, a meta da Ryanair é abastecer 12,5% de seus voos com combustíveis de aviação sustentáveis. Isso, juntamente com o investimento em novas aeronaves Boeing “Gamechanger”, reduzirá significativamente sua emissão de CO2 e ruído na próxima década.
Sustentabilidade e tecnologias de baixo carbono são um impulso fundamental para a geração de novos conhecimentos na Trinity. Essa parceria fará parte da E3 - iniciativa de Engenharia, Meio Ambiente e Tecnologias Emergentes do Trinity College Dublin, que está enfrentando problemas globais complexos, como os enfrentados pela indústria da aviação. Esta pesquisa Gold Standard buscará desenvolver soluções sustentáveis para uma indústria que busca um futuro lucrativo e neutro em carbono, com ofertas mais verdes para seus clientes e um planeta habitável para todos.
O Centro de Pesquisa de Aviação Sustentável da Ryanair irá acelerar três áreas principais de pesquisa:
- Combustíveis de aviação sustentáveis
- Sistemas de propulsão de aeronaves de carbono zero
- Mapeamento de ruído para frotas de aeronaves de baixo ruído
O Diretor de Sustentabilidade da Ryanair, Thomas Fowler, disse:
"Esta doação de € 1,5 milhões da Ryanair para ajudar a abrir o primeiro Centro de Pesquisa de Aviação Sustentável da Irlanda é um projeto extremamente empolgante e um pilar importante de nossas metas ambientais, apoiando nossa meta de abastecer 12,5% dos voos com combustíveis de aviação sustentável até 2030. Como o maior da Europa companhia aérea, temos a responsabilidade de minimizar o nosso impacto no ambiente, tornar o voo mais ecológico e liderar a nossa indústria no sentido de uma forma mais sustentável de voar, mantendo as nossas tarifas baixas e acessíveis para todas as famílias da UE. Esta parceria com o Trinity College Dublin visa informar e melhorar o investimento futuro da indústria da aviação para garantir um futuro neutro em carbono para a aviação e redução de ruído através do investimento em novas tecnologias. Estamos ansiosos para trabalhar com o Professor Associado Stephen Dooley, o Professor Stephen Spence e suas equipes, enquanto eles se envolvem em pesquisas muito procuradas em torno de Combustíveis de Aviação Sustentáveis, Sistemas de Propulsão de Aeronaves de Carbono Zero e Mapeamento de Ruído para frotas de aeronaves de baixo ruído na esperança de que a indústria terá o conhecimento para investir com confiança em combustíveis sustentáveis e tecnologia no futuro."
O Dr. Patrick Prendergast, Reitor do Trinity College Dublin, disse:
"A necessidade crítica da humanidade de enfrentar o grande desafio de nosso tempo - as mudanças climáticas - exige um novo pensamento em todas as frentes. A ciência e a pesquisa tecnológica têm um papel vital a desempenhar na busca de soluções equilibradas para um mundo melhor e o E3 é a resposta perspicaz da Trinity para esta demanda. Usando tecnologias emergentes, nossas equipes multidisciplinares de cientistas e engenheiros no novo Centro de Pesquisa de Aviação Sustentável da Trinity abordarão questões importantes, como como reduzir as emissões de aeronaves com combustíveis de aviação sustentáveis, propulsão elétrica e ruído reduzido. Bem-vindo a Ryanair, que se comprometeu a ser a companhia aérea mais limpa e ecológica da Europa, a bordo enquanto exploramos estes novos horizontes emocionantes."