Em março, quase 341.000 passageiros voaram pelos aeroportos da Suécia, uma diminuição de 90% em comparação com os níveis de passageiros correspondentes antes da pandemia de março de 2019. Em comparação com março de 2020, que também foi fortemente afetado pela pandemia, a redução foi de 74%. No geral, as viagens aéreas permanecem em níveis historicamente baixos e as perspectivas do mercado permanecem incertas devido ao desenvolvimento da pandemia e às restrições às viagens.
Aeroporto de Estocolmo Arlanda. (Swedavia © Maria Moustakakis/MyNewsDesk). |
Todos os dez aeroportos da Suécia relataram grandes reduções no número de passageiros durante o mês e o desenvolvimento do tráfego caiu drasticamente em todas as áreas de tráfego. Os destinos dentro da região nórdica e fora da Europa careciam de tráfego quase completo. O tráfego doméstico e o tráfego para a Europa fora da região nórdica tiveram um desenvolvimento um pouco melhor durante o mês.
Em comparação com março de 2020, o desenvolvimento de passageiros é menos negativo em comparação com março de 2019, quando março do ano passado também foi fortemente afetado pela pandemia, enquanto 2019 foi um “ano normal”. Em termos de número de passageiros, a Suécia teve pouco mais de 1,3 milhões de passageiros em março de 2020 e quase 3,3 milhões em março de 2019.
No total, o número de passageiros nos aeroportos da Suécia diminuiu em quase 36 milhões de passageiros desde o início da pandemia.
Estatísticas detalhadas estão disponíveis em "Sobre a Swedavia / Estatísticas": https://www.swedavia.se/om-swedavia/statistik/.