As notícias sobre o alívio das restrições à pandemia aumentam as esperanças dos viajantes para o verão de 2021; no entanto, as viagens ao exterior ainda não são a opção preferida para muitos
Coerência e transparência são cruciais para restaurar a confiança nas viagens pela Europa, já que a UE anuncia mudanças bem-vindas nas restrições de fronteira
Julho e agosto são os meses mais populares entre os viajantes que desejam visitar a região no verão de 2021
Bruxelas - Como a UE parece destinada a abrir suas fronteiras para mais países e turistas vacinados neste verão, regras coordenadas sobre viagens internacionais serão cruciais para inspirar confiança nos turistas que estão considerando uma visita à região. De acordo com o mais recente Long-Haul Travel Barometer 2/2021 (LHTB), mesmo depois de um ano de estritas restrições COVID-19, viajantes de mercados estrangeiros ainda têm esperança de viajar, mas também estão cautelosos em considerar a Europa como um destino devido ao contínuo falta de regras harmonizadas sobre viagens na região. Nos próximos meses, a unidade e a consistência das medidas de segurança serão de importância fundamental se os destinos europeus quiserem capitalizar os recentes desenvolvimentos positivos.
(Divulgação) |
O índice de sentimento para viagens ao exterior nos EUA e na Rússia permanece positivo, embora preocupante, apenas 2 em cada 5 entrevistados desses mercados estão otimistas sobre visitar a Europa no verão de 2021. Este é um sinal de alerta para a Europa e pode levar a região a perder para destinos domésticos e de curta distância devido à sua proximidade geográfica e abertura para viajantes dos EUA ou da Rússia.
Falando na sequência da publicação da LHTB, o Diretor Executivo da ETC, Eduardo Santander afirmou: “Com a prevista abertura das fronteiras europeias nos próximos meses, é imperativo que sejam comunicadas mensagens claras e coerentes aos viajantes internacionais que pretendam visitar a Europa. O reinício do turismo europeu no verão de 2021 é agora uma possibilidade realista. Mesmo assim, nossa pesquisa mostra que a falta de clareza, associada a uma abordagem desarticulada e descoordenada, significa que os viajantes hesitam em considerar a Europa como um destino agora. No entanto, com o progresso das campanhas de vacinação em todo o mundo, temos grandes expectativas para o final do verão e o forte outono. O investimento certo na promoção de viagens e no aumento da confiança do turismo terá um papel significativo na recuperação deste verão e depois.”
EUA, Rússia E Brasil Estão Mais Otimistas Sobre As Viagens De Longa Distância No Verão De 2021
Para os entrevistados nos EUA, um valor de índice positivo de 110 pontos foi registrado para viagens de longa distância, uma diminuição de 17 pontos em relação ao início do ano. No entanto, quando questionados sobre viagens para a Europa, a pontuação do índice cai para um sentimento negativo em 97 pontos, sugerindo que os americanos ainda não estão confiantes de que será possível visitar e circular livremente na região neste verão.
Na Rússia, a situação é um tanto semelhante, com valores de índice mais altos para viagens ao exterior em geral (119 pontos) e pontuações de índice mais baixas para viagens ao exterior para a Europa (93 pontos). Curiosamente, os entrevistados russos parecem não estar especialmente preocupados com o COVID-19 ao viajar; no entanto, eles são mais cautelosos com os custos relacionados à viagem, sugerindo que a acessibilidade será uma prioridade para viagens futuras.
Os entrevistados brasileiros demonstraram otimismo em viajar para o exterior (126 pontos) entre maio-agosto de 2021; no entanto, o sentimento de viajar para a Europa é muito menor, com 100 pontos no índice. É improvável que haja uma melhora imediata nesse sentimento, visto que um número cada vez maior de países europeus está introduzindo proibições de entrada para os brasileiros devido a uma variante mais transmissível do vírus COVID-19.
Viajantes Chineses E Japoneses Mais Relutantes Em Viajar Para O Exterior
Os resultados do mercado chinês revelam o desejo de retomar as viagens ao exterior, com 53% dos entrevistados entusiasmados em viajar para o exterior. Seu entendimento das atuais restrições a viagens na Europa, no entanto, revela que apenas 26% estavam confiantes de que viajarão para a região, se permitido. A evolução da demanda de viagens da China é difícil de prever no momento e dependerá do reconhecimento mútuo das vacinas COVID-19, da retomada da atividade aérea entre as regiões e das recomendações de viagens do governo chinês.
Em todos os mercados analisados, a pontuação do índice de sentimento para viagens de longa distância é a mais fraca no Japão (75 pontos), onde menos de 1 em cada 5 entrevistados estão considerando viajar para um destino fora da Ásia Oriental entre maio e agosto. Quando questionados sobre o motivo dessa decisão, 44% dos japoneses responderam que simplesmente não têm planos de visitar destinos no exterior nos próximos meses, sinalizando que viajar não é uma prioridade para eles no momento, enquanto outros 43% reconheceram ter preocupações relacionadas com o COVID -19.
Agosto Percebido Como A Opção Mais Segura Para Viagens À Europa
Enquanto os entrevistados que desejam visitar a Europa no verão de 2021 permanecem incertos sobre o momento exato de sua viagem devido a proibições de viagens e processos fragmentados entre destinos, os resultados revelam que julho e agosto são os meses mais desejados para férias na Europa, com 31% dos brasileiros, 26% dos EUA, 25% dos chineses e 22% dos russos esperam visitar a Europa em agosto.
O relatório resumido pode ser baixado do site corporativo da ETC no seguinte link: https://etc-corporate.org/reports/long-haul-travel-barometer-2-2021/.