- 70% dos entrevistados têm planos de viagem nos próximos seis meses, com metade desejando visitar outro país europeu
- A maioria dos europeus pesquisados (72%) pretende viajar entre junho e setembro, enquanto outros 16% estão de olho em viagens de outono
- Os requisitos de quarentena e mudanças repentinas de regras continuam a ser grandes preocupações para os europeus
Bruxelas - Com a abertura da Europa após meses de bloqueios e restrições, o interesse em viagens aumentou nitidamente, com dois terços dos europeus pretendendo fazer uma viagem até o final de novembro de 2021. Apenas 15% permanecem incertos, e 15 % não estão dispostos a viajar. Isso está de acordo com a pesquisa mais recente sobre "Monitoramento de opinião para viagens domésticas e intra-europeias - Onda 7" pela Comissão Europeia de Viagens (ETC), que fornece percepções oportunas sobre as intenções e preferências de viagens de curto prazo dos europeus durante a pandemia de COVID-19.
(© European Travel Commission) |
A rápida progressão das vacinações COVID-19 na Europa, juntamente com a recente introdução do Certificado Digital COVID da UE e a próxima temporada de verão estão impulsionando o espírito de viagem dos europeus. 70% dos entrevistados já estão fazendo planos de viagem para os próximos seis meses, ante 56% em fevereiro de 2021 e também no ponto mais alto desde agosto de 2020.
Mais da metade (57%) dos europeus se sentem muito mais otimistas sobre o planejamento de viagens nos próximos meses graças ao lançamento de vacinação, enquanto 25% são neutros e 18% permanecem não convencidos. Notavelmente, em muitos casos, a inoculação tem um impacto direto nos preparativos da viagem, com 54% pretendendo reservar uma viagem depois de serem vacinados contra o COVID-19.
Da mesma forma, as recentes ações da UE para coordenar as regras e revitalizar as viagens no bloco já estão mostrando resultados positivos. A introdução do Certificado Digital COVID da UE teve uma grande aceitação entre os europeus: 57% dos inquiridos consideram que o certificado irá facilitar o planeamento da sua próxima viagem, enquanto apenas 18% expressam a opinião contrária.
Viagem Pela Europa Na Vanguarda
Os europeus que desejam viajar em breve estão mais entusiasmados com as viagens de verão: 31% planejam viajar durante junho e julho e 41% durante agosto e setembro, enquanto os outros 16% pretendem fazer uma viagem no outono. A pesquisa também mostra um aumento significativo no interesse por viagens internacionais; metade dos entrevistados deseja visitar outro país europeu (51%), enquanto 36% preferem viagens domésticas para desfrutar das atrações de seus próprios países. Os europeus que viajam para o exterior neste verão preferem destinos no sul, como Espanha, Itália, França, Grécia e Portugal para sua próxima viagem.
Quanto ao status de planejamento dessas viagens, 42% dos viajantes "madrugadores" fizeram algumas ou todas as suas reservas para a próxima escapadela, 40% escolheram um destino, mas ainda não fizeram nenhuma reserva, e 19% ainda estão decidindo para onde ir.
Europeus Ansiosos Para Viajar, Mas Ainda Preocupados Com Voos E Medidas De Quarentena
Enquanto o sentimento de viagem continua a melhorar, 19% dos viajantes “madrugadores” pesquisados expressam grande preocupação sobre medidas de quarentena inesperadas durante suas viagens. Isso prova mais uma vez que regras de viagem claras e coerentes são essenciais para aumentar a confiança em viagens em toda a Europa.
As viagens aéreas continuam a ser a parte mais preocupante da viagem para 18% de todos os entrevistados por razões de saúde e segurança. Embora ainda seja a opção preferida entre os europeus com planos de viagens de curto prazo, o apelo das viagens aéreas (47%) diminuiu 11% desde fevereiro de 2021, enquanto a preferência por viagens de carro (39%) aumentou 23% no mesmo período.
O infográfico resumindo os principais resultados do Wave 7 está disponível em https://etc-corporate.org/reports/europeans-travel-sentiment-skyrockets-in-view-of-vaccine-rollouts-and-the-introduction-of-the-eu-digital-covid-certificate/
Espera-se que o relatório de resumo completo seja publicado no início de julho de 2021.