FlixBus dá o próximo passo em direção a um futuro mais verde e apresenta seu primeiro ônibus de biogás. O ônibus vai, a partir de 1º de julho, circular entre Estocolmo e Oslo. A linha de biogás é uma colaboração entre a FlixBus, a fabricante de ônibus Scania e a parceira da FlixBus Molkom Buss, que fará o ônibus circular entre as duas capitais. A FlixBus será, portanto, a primeira na Suécia a operar o tráfego de ônibus expresso transfronteiriço movido a biogás.
(© Flixbus) |
"Nosso objetivo é nos tornarmos a empresa mais sustentável da Europa para viagens de longa distância. Os ônibus a biogás são mais um passo em nosso desenvolvimento e esperamos que mais pessoas, tanto viajantes quanto turistas, escolham alternativas mais ecológicas no futuro", disse Peter Ahlgren, CEO da FlixBus Norden.
Quando a FlixMobility, da qual a FlixBus faz parte, escolheu países para ônibus a biogás, eles olharam para mercados com uma rede de biogás desenvolvida. A Holanda e a Suécia, portanto, se tornaram os países-teste para o tráfego de ônibus a biogás na Europa. Além disso, os fabricantes de ônibus Iveco e Scania puderam oferecer modelos de ônibus a biogás existentes e tornaram-se parceiros em cada país. Na linha sueca, rodará o modelo de ônibus Scania Interlink. O ônibus é movido a biogás a partir de resíduos locais produzidos pela Gasum.
"Os benefícios do biogás líquido são muitos. Não contém fósseis, é renovável, é produzido localmente e reduz as emissões. Ao mudar para o biogás líquido produzido localmente como combustível, reduzimos muito o impacto climático. A qualidade do ar em geral também é afetada positivamente pela redução das emissões de partículas e óxidos de nitrogênio. Os veículos mais silenciosos beneficiam tanto os motoristas quanto os passageiros e a sociedade em geral", afirma Jonas Strömberg, Gerente de Sustentabilidade da Scania.
Para garantir que os ônibus operem com biogás aprovado, a FlixMobility envolveu a Atmosfair, uma organização ambiental não governamental, que verificará a origem do biogás e garantirá que o FlixBus receba o biogás mais ecologicamente correto. De acordo com os cálculos da Atmosfair, a rota Estocolmo-Oslo terá uma redução de dióxido de carbono de aproximadamente 83% em comparação com o tráfego de diesel.
FlixMobility Está Construindo Um Futuro Com Combustíveis Alternativos E Uma Frota De Trens E Ônibus Ecologicamente Correta
Os ônibus a biogás são mais uma etapa dos investimentos em sustentabilidade da empresa. Anteriormente, os ônibus elétricos de longa distância foram testados na Alemanha, França e EUA. Em 2019, a FlixMobility iniciou uma colaboração com a empresa de tecnologia alemã Freudenberg e seus planos para construir o primeiro ônibus a hidrogênio, e este ano a empresa lançou sua primeira linha de trem fora da Alemanha em conexão com a entrada do FlixTrain na Suécia.
"Nossa visão é oferecer mobilidade ecologicamente correta para todos. Continuaremos na vanguarda e testaremos novas tecnologias sustentáveis e estamos constantemente procurando maneiras de melhorar nossa pegada de carbono. Para acelerar o processo, contamos com atenção política, investimento e incentivos políticos certos para desenvolver ainda mais combustíveis alternativos e infraestrutura", diz André Schwämmlein, Fundador e CEO da FlixMobility.