Expectativa da concessionária para o período é de um fluxo de mais de 7 mil pousos e decolagens
Brasília - A Inframerica, concessionária do Aeroporto de Brasília, estima um movimento de aproximadamente 950 mil passageiros para julho deste ano, alta temporada de inverno. Para todo o mês, calcula-se 7.242 mil pousos e decolagens e, devido a demanda, as companhias aéreas incluíram 13 voos extras na malha aérea da capital federal.
O movimento previsto representa 63% do fluxo do mesmo período em 2019, mas, se comparar com ano passado, a projeção é que a circulação de pessoas no mês seja 270% maior. Um dos motivos para este crescimento é o aumento da imunização da população. É importante lembrar também que mais de cinco mil trabalhadores do Aeroporto de Brasília já receberam a 1ª dose da vacina.
As regiões mais procuradas são Nordeste e Sudeste do país. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Recife e Salvador são as que mais possuem ofertas de voo. O Aeroporto de Brasília é um dos maiores centros de conexão do Brasil, atualmente mais de 47% dos passageiros utilizam o terminal para se deslocar para outras regiões do país.
O Aeroporto de Brasília está com voos diretos para 37 cidades brasileiras e duas no exterior. A novidade para o mês são os voos operados pela mais nova companhia aérea brasileira, a Itapemirim Linhas Aéreas. A companhia aérea iniciou no dia 1º de julho seus voos regulares comerciais. No Aeroporto de Brasília serão frequências diárias. Neste primeiro momento todos os voos partem da capital federal para Guarulhos (SP), mas há voos chegando de outros aeroportos, como Galeão (Rio de Janeiro) e Confins (Belo Horizonte).
O tráfego internacional também deve crescer no período. A estimativa é de um movimento entre 5 e 6 mil passageiros e um fluxo aéreo de 54 pousos e decolagens. Por conta da pandemia, apenas a TAP e a Copa Airlines estão operando voos para Lisboa e Cidade do Panamá, respectivamente. A companhia aérea portuguesa está com duas frequências semanais, pousando todas as quintas e domingos às 15:30, e decolando no mesmo dia às 17:20. Já o voo da Copa Airlines está operando todas as terças, quintas, sextas e sábados. Chegando na capital federal no fim da noite às 23:40 e partindo logo em seguida às 02:05.
Para Você Voar Tranquilo
A Inframerica, administradora do terminal, vem trabalhando para que o passageiro possa voar tranquilo. A concessionária demarcou com adesivos o distanciamento em filas de embarque, portões, pontes de embarque e no raio-x e pede a colaboração de todos os passageiros no respeito ao distanciamento físico entre pessoas. Há mais de 120 dispensers de álcool gel distribuídos em todo o Aeroporto para higienização das mãos. Todos os passageiros que embarcarem e desembarcarem terão a temperatura aferida por câmeras termográficas. Caso algum passageiro apresente febre, a equipe de vigilância do terminal acionará o posto médico.
A administradora lembra aos passageiros que forem viajar que a utilização da máscara facial é obrigatória durante todo o tempo. Só serão permitidos embarques utilizando o acessório. A Anvisa estipulou regras quanto ao uso de máscara e o passageiro deve estar utilizando o produto autorizado pela agência.
Para quem for viajar, a Inframerica recomenda que os passageiros cheguem com pelo menos 2h de antecedência para voos nacionais e internacionais.
Além disso, para agilizar o andamento dos processos na fila de raio x, o passageiro deve retirar todos os objetos metálicos que estiver carregando - cintos, relógios, chaves, moedas e celulares. Tablets e laptops também devem ser retirados de malas e mochilas e depositados nas caixas plásticas.
Alguns itens são proibidos na bagagem de mão como objetos cortantes ou perfurantes, líquidos e inflamáveis. Para evitar o descarte dos objetos no canal de inspeção, ele deve ser transportado em sua bagagem despachada.
Outra dica importante é sobre a quantidade, volume e peso de bagagens de mão. Confirme com a sua companhia aérea as regras para não precisar despachar a bagagem quando estiver embarcando. Este processo pode atrasar o voo.